A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Industrial Slide já disponível em

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Industrial Slide já disponível em"— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Industrial Slide já disponível em www.clubedahistoria.com.br
Prof. Delzymar Dias

2 INÍCIO  INGLATERRA CARACTERÍSTICAS: Produção industrial em larga escala voltada para o mercado mundial. Especialização das tarefas. Uso intensivo de máquinas - mecanização da indústria. Relação Social – Burguesia X Proletariado Sistema Econômico – capitalismo Industrial. Construção de estradas de ferro, locomotivas, vagões, navios e máquinas industriais.

3 INÍCIO  INGLATERRA CARACTERÍSTICAS: Produção industrial em larga escala voltada para o mercado mundial. Especialização das tarefas. Uso intensivo de máquinas - mecanização da indústria. Relação Social – Burguesia X Proletariado Sistema Econômico – capitalismo Industrial. Construção de estradas de ferro, locomotivas, vagões, navios e máquinas industriais.

4 Etapas da Industrialização
ARTESANAL  quando o artesão tinha o domínio de toda a produção (matéria-prima até o produto final). MANUFATUREIRA  os artesãos se reunião em oficinas, havia uma divisão de trabalho, porém os instrumentos de trabalho eram manuais e o ritmo de trabalho era imposta pela força humana. Mecanizada  uso de máquinas a vapor, impondo o ritmo de trabalho ao operário, especialização da produção

5 Newcomen inventa uma máquina para drenar a água acumulada nas minas de carvão. Patenteada em 1705 por James Watt foi a primeira máquina movida a vapor.

6 PIONEIRISMO INGLÊS Acúmulo de capitais, Cercamento,
Disponibilidade de mão-de-obra, Jazidas de minérios, Supremacia naval Desenvolvimento tecnológica,

7 Impactos do Avanço Industrial
Trabalho infantil Trabalho Feminino Altas jornadas de trabalho

8 Lutas de classe Ludismo Formação dos Union Trade – Movimento Cartista

9 NOVAS CONCEPÇÕES

10 Uma das teorias que, de modo geral justificava a sociedade capitalista

11 Correntes políticas que criticavam a exploração dos trabalhadores e as injustiças sociais

12 Socialismo Científico
Karl Marx e Friedrich Engels Dialética: a natureza e a sociedade passam por processo permanente de transformação. Modo de Produção: toda sociedade possui uma base material representada pelas forças econômicas e pelas relações sociais de produção. Lutas de classe: em termos sociais “o motor da história”

13 Anarquismo é a ausência de governo, de autoridade
Anarquismo é a ausência de governo, de autoridade. Representante: Proudhon e Bakunin Social-Cristão  criticava a exploração capitalista, mais não aceitava as idéias socialistas. Documento elaborado pela Igreja Católica – Encíclica Rerun Novarun

14 FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1ª 1760 a  limitada basicamente a Inglaterra  Indústria têxtil, aperfeiçoamento da máquina a vapor, utilização do carvão e do ferro. 2ª1860 a 1900 espalhou-se pela Europa, América e Ásia inovações tecnológicas (aço, eletricidade, petróleo)  desenvolvimento na telecomunicação. 3ª meados do século XX  se traduz pelo impacto tecnologias: microcomputador,microeletrônica robótica, engenharia genética.


Carregar ppt "Revolução Industrial Slide já disponível em"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google