A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny

2 Possui 54 países

3 É o segundo continente mais populoso – 1 bilhão de pessoas.
A África é o terceiro continente mais extenso (atrás da Ásia e da América) com cerca de 30 milhões Km² É o segundo continente mais populoso – 1 bilhão de pessoas.

4 Posição Geográfica A África é atravessada por três grandes paralelos terrestres de Linha do Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, além do Meridiano de Greenwich.

5 Colonização A Conferência de Berlim
Realizada em 1884 teve como objetivo organizar, na forma de regras, a ocupação da África pelas potências europeias resultando numa divisão que não respeitou nem a história e nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos africanos, o que hoje gera ainda muitas guerras civis.

6 O congresso foi proposto por Portugal e organizado pelo Chanceler Otto von Bismarck da Alemanha assim como participaram ainda a Grã-Bretanha, França, Espanha, Itália, Bélgica,Holanda, Dinamarca, Estados Unidos, Suécia, Áustria-Hungria, Império Otomano.

7 Continente Agrário 63% da população habitam o meio rural
Continente Agrário 63% da população habitam o meio rural. As formas de agricultura mais comuns são Subsistência e Plantations.

8 Um continente subdesenvolvido

9 Fome

10 Aids

11 África Subsaariana Região do continente africano situada ao sul do Deserto do Saara – Maior do Mundo.  Maioria da população composta por negros, chamada também de África Negra. Presença de conflitos políticos, principalmente de caráter étnico. Problemas como, pobreza, elevados índices de analfabetismo, sistema de saúde público precário, proliferação de doenças, falta de água e sistema de saneamento básico inexistente ou ineficiente;

12 África Branca ou África do Norte A África do Norte ou África branca é marcada pelo predomínio da população árabe que chegou ao norte do continente durante o processo de expansão do islamismo, com o objetivo de difundir a fé muçulmana. Fazem parte da África branca: Egito, Sudão, Líbia, Marrocos, Argélia, Tunísia, Mauritânia e Saara Ocidental.

13

14 Países com nível de desenvolvimento um pouco melhor do que a média do continente. África do Sul Egito Marrocos Argélia Tunísia Líbia

15 Johanesburgo – África do Sul

16 Praias da Tunísia

17 Cairo - Egito

18 Religiões e Culturas As religiões mais presentes no continente são: muçulmana (cerca de 40%) e católica romana (15%). Existem também seguidores de diversos cultos africanos. Constata-se na atualidade pelo menos 800 grupos étnicos.

19 Línguas As línguas mais faladas no continente são: inglês, francês, árabe, português e as línguas africanas.

20 Principais Rios Nilo, Níger, Congo, Limpopo, Zambese e Orange.


Carregar ppt "GEOGRAFIA ÁFRICA Prof. Jhonny."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google