A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética e Responsabilidade Social

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética e Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Responsabilidade Social
Aula 5 Amir Abdala

2 Responsabilidade social
Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais que impulsionem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. (Disponível em:

3 Responsabilidade social
O conceito de responsabilidade social desenvolve-se ao longo do século, estimulado pelas crises socioeconômicas que afetaram profundamente o capitalismo.

4 Responsabilidade social
As crises socioeconômicas capitalistas, bem como a emergência dos problemas ambientais, promoveram a reflexão sobre a necessidade de as ações econômicas serem praticadas com responsabilidade social. © Iurii Vlasenko | Dreamstime.com

5 Os problemas ambientais
© Pertusinas | Dreamstime.com No século XX, evidenciam-se os problemas ambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento da civilização ocidental, assentado na dilapidação dos recursos planetários.

6 Os problemas ambientais
Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum.

7 Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações. (A Carta da Terra, 2004)

8 O Pacto Global O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável.

9 O Pacto Global 4 áreas: Direitos humanos Trabalho Meio ambiente Combate à corrupção

10 Referências TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa. São Paulo. Ed. Atlas 2009. VEIGA, José. Desenvolvimento sustentável o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamont, 2005.

11 Ética e Responsabilidade Social
Atividade 5 Amir Abdala

12 Atividade Articule responsabilidade social e desenvolvimento da cidadania.


Carregar ppt "Ética e Responsabilidade Social"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google