A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antiguidade A VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO Os mitos representam a primeira e real aproximação da racionalidade, importante para a instalação do pensamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antiguidade A VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO Os mitos representam a primeira e real aproximação da racionalidade, importante para a instalação do pensamento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Antiguidade A VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO Os mitos representam a primeira e real aproximação da racionalidade, importante para a instalação do pensamento filosófico e científico. Explicaçõe para o funcionamento da natureza, passadas de geração a geração através dos mitos. Existe uma diversificada gama de explicações mitológicas para as questões filosóficas. Os filósofos gregos tentaram provar que tais explicações não eram confiáveis.

3 BERTOLDI, Odete Gasparello & VASCONCELLOS, Jacqueline Rauter, 2000, Ciência & Sociedade, Editora Scipione, Rio de Janeiro.

4 Algumas explicações mitológicas: Raios e trovões: Tor e seu martelo - acreditava-se que Tor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. E quando ele agitava seu martelo, produziam-se raios e trovões. O mito de Prometeu - enganou a Zeus e levou o fogo sagrado(no qual estava em poder dos divinos) aos mortais.

5 Sorteamos-10-copias-de-God-of-War-III/m- p/ %3Bjsessionid= E0198BB2FCAA3B6D527

6 O mito representa a primeira e real aproximação da racionalidade, e a sua forma se manifesta como uma etapa necessária para a instalação do pensamento filosófico e cientifico. Esta transição do mito para o logos não pode jamais ser entendida como uma destruição do primeiro pelo segundo. O logos superou o mito, sem comprometer a sua pureza. O mito continua a ser inesgotável fonte da sabedoria popular.

7 Em que momento a representação racional e o poder de dedução da mente humana substituíram a Mitologia?

8 Os Filósofos da Natureza Queriam entender os fenômenos naturais sem ter que recorrer aos mitos. Assim, a filosofia se libertou da religião. Deram os primeiros passos na direção de uma forma científica de pensar.

9 Os Principais Filósofos da Natureza Aristóteles: Pela primeira vez o movimento da Terra tem uma explicação. No sistema planetário, a Terra era concebida como esférica e estaria imóvel no centro do Universo (geocentrismo). Os corpos celestes descreveriam em torno da Terra movimentos circulares.

10 Cláudio Ptolomeu Aperfeiçoou o sistema de Aristóteles. Cada planeta descreveria uma órbita circular em torno de um ponto. (Geocentrismo)

11 A Ciência na Renascença O perfeccionismo com que os pintores retratavam a natureza constituiu um importante legado para a biologia, especialmente para a botânica. Leonardo da Vinci. A Química teve forte influência da alquimia. Astronomia – Acreditava-se que a Terra movia-se em torno do sol (Heliocentrismo).

12 Neste período podemos destacar: Nicolau Copérnico Johanes Kleper Galileu Galilei Giordano Bruno – Criador da ciências experimental.

13 Nicolau Copérnico Autor da Teoria Heliocêntrica - o sol é o verdadeiro centro do sistema solar, devendo-se a sucessão de dias e noites ao movimento da rotação da Terra sobre seu próprio eixo. Teve sua atenção despertada pelo planeta Marte, e de suas observações, veio-lhe as perguntas: Por que os planetas se tornavam cada vez maiores, mais brilhantes, ao longo de sua trajetória? Ou cresciam. Ou ficavam tão mais perto da Terra.

14

15 Johanes Kepler Entusiasta da teoria Heliocêntrica de Copérnico e o descobridor das leis do movimento planetário, conhecidas hoje como Leis de Kepler. As órbitas dos planetas são elipses e o Sol está num dos focos da elipse.

16

17 Conhecimento Científico É produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através experimentações.

18 Conhecimento empírico Também chamado intuitivo ou de senso comum; Conhecimento dos fatos sem lhes inquirir as causas. É superficial, acontece por informação ou experiência casual. Conhecimento vivencial, porque a pessoa aprende com a experiência, não com métodos ou sistemas.

19


Carregar ppt "Antiguidade A VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO Os mitos representam a primeira e real aproximação da racionalidade, importante para a instalação do pensamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google