A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antiguidade A VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO Os mitos representam a primeira e real aproximação da racionalidade, importante para a instalação do pensamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antiguidade A VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO Os mitos representam a primeira e real aproximação da racionalidade, importante para a instalação do pensamento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Antiguidade A VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO Os mitos representam a primeira e real aproximação da racionalidade, importante para a instalação do pensamento filosófico e científico. Explicaçõe para o funcionamento da natureza, passadas de geração a geração através dos mitos. Existe uma diversificada gama de explicações mitológicas para as questões filosóficas. Os filósofos gregos tentaram provar que tais explicações não eram confiáveis.

3 BERTOLDI, Odete Gasparello & VASCONCELLOS, Jacqueline Rauter, 2000, Ciência & Sociedade, Editora Scipione, Rio de Janeiro.

4 Algumas explicações mitológicas: Raios e trovões: Tor e seu martelo - acreditava-se que Tor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. E quando ele agitava seu martelo, produziam-se raios e trovões. O mito de Prometeu - enganou a Zeus e levou o fogo sagrado(no qual estava em poder dos divinos) aos mortais.

5 http://opontodemutacao.blog.com/2005/06/29/o-mito-de-prometeu/ http://www.community.eu.playstation.com/t5/Concursos-de-la-comunidad/Ganadores- Sorteamos-10-copias-de-God-of-War-III/m- p/10438722%3Bjsessionid=7076090551447E0198BB2FCAA3B6D527

6 O mito representa a primeira e real aproximação da racionalidade, e a sua forma se manifesta como uma etapa necessária para a instalação do pensamento filosófico e cientifico. Esta transição do mito para o logos não pode jamais ser entendida como uma destruição do primeiro pelo segundo. O logos superou o mito, sem comprometer a sua pureza. O mito continua a ser inesgotável fonte da sabedoria popular.

7 Em que momento a representação racional e o poder de dedução da mente humana substituíram a Mitologia?

8 Os Filósofos da Natureza Queriam entender os fenômenos naturais sem ter que recorrer aos mitos. Assim, a filosofia se libertou da religião. Deram os primeiros passos na direção de uma forma científica de pensar.

9 Os Principais Filósofos da Natureza Aristóteles: Pela primeira vez o movimento da Terra tem uma explicação. No sistema planetário, a Terra era concebida como esférica e estaria imóvel no centro do Universo (geocentrismo). Os corpos celestes descreveriam em torno da Terra movimentos circulares.

10 Cláudio Ptolomeu Aperfeiçoou o sistema de Aristóteles. Cada planeta descreveria uma órbita circular em torno de um ponto. (Geocentrismo)

11 A Ciência na Renascença O perfeccionismo com que os pintores retratavam a natureza constituiu um importante legado para a biologia, especialmente para a botânica. Leonardo da Vinci. A Química teve forte influência da alquimia. Astronomia – Acreditava-se que a Terra movia-se em torno do sol (Heliocentrismo).

12 Neste período podemos destacar: Nicolau Copérnico Johanes Kleper Galileu Galilei Giordano Bruno – Criador da ciências experimental.

13 Nicolau Copérnico Autor da Teoria Heliocêntrica - o sol é o verdadeiro centro do sistema solar, devendo-se a sucessão de dias e noites ao movimento da rotação da Terra sobre seu próprio eixo. Teve sua atenção despertada pelo planeta Marte, e de suas observações, veio-lhe as perguntas: Por que os planetas se tornavam cada vez maiores, mais brilhantes, ao longo de sua trajetória? Ou cresciam. Ou ficavam tão mais perto da Terra.

14 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1352/imagens/geo_heliocentrismo.jpg

15 Johanes Kepler Entusiasta da teoria Heliocêntrica de Copérnico e o descobridor das leis do movimento planetário, conhecidas hoje como Leis de Kepler. As órbitas dos planetas são elipses e o Sol está num dos focos da elipse.

16 http://nautilus.fis.uc.pt/astro/hu/movi/images/imagem6.jpg

17 Conhecimento Científico É produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através experimentações. http://1.bp.blogspot.com/_jftDefY2b28/SO6H0liaH8I/AAAAAAAAANM/VMZoRd6GfSc/s400/Supersti%C3%A7%C3%A3o.JPG

18 Conhecimento empírico Também chamado intuitivo ou de senso comum; Conhecimento dos fatos sem lhes inquirir as causas. É superficial, acontece por informação ou experiência casual. Conhecimento vivencial, porque a pessoa aprende com a experiência, não com métodos ou sistemas. http://3.bp.blogspot.com/_bHbVWAvMlSs/TLjFDmwXDyI/AAAAAAAAAAg/eD4eaR_tOC8/s1600/ciencia.gif

19 http://3.bp.blogspot.com/_4G7f2GAL_j0/SgnbDDXDKsI/AAAAAAAAA54/QFDTeXDZgyM/s320/X)+Fim+(parte+1).PNG


Carregar ppt "Antiguidade A VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO Os mitos representam a primeira e real aproximação da racionalidade, importante para a instalação do pensamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google