Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A Ciência através dos tempos
2
Antiguidade A VISÃO MITOLÓGICA DO MUNDO
Os mitos representam a primeira e real aproximação da racionalidade , importante para a instalação do pensamento filosófico e científico. Explicaçõe para o funcionamento da natureza, passadas de geração a geração através dos mitos. Existe uma diversificada gama de explicações mitológicas para as questões filosóficas. Os filósofos gregos tentaram provar que tais explicações não eram confiáveis.
3
BERTOLDI, Odete Gasparello & VASCONCELLOS, Jacqueline Rauter, 2000, Ciência & Sociedade, Editora Scipione, Rio de Janeiro.
4
Algumas explicações mitológicas:
Raios e trovões: Tor e seu martelo - acreditava-se que Tor cruzava os céus numa carruagem puxada por dois bodes. E quando ele agitava seu martelo, produziam-se raios e trovões. O mito de Prometeu - enganou a Zeus e levou o fogo sagrado(no qual estava em poder dos divinos) aos mortais.
6
O mito representa a primeira e real aproximação da racionalidade, e a sua forma se manifesta como uma etapa necessária para a instalação do pensamento filosófico e cientifico. Esta transição do mito para o logos não pode jamais ser entendida como uma destruição do primeiro pelo segundo. O logos superou o mito, sem comprometer a sua pureza. O mito continua a ser inesgotável fonte da sabedoria popular.
7
Em que momento a representação racional e o poder de dedução da mente humana substituíram a Mitologia?
8
Os Filósofos da Natureza
Queriam entender os fenômenos naturais sem ter que recorrer aos mitos. Assim, a filosofia se libertou da religião. Deram os primeiros passos na direção de uma forma científica de pensar.
9
Os Principais Filósofos da Natureza
Aristóteles: Pela primeira vez o movimento da Terra tem uma explicação. No sistema planetário, a Terra era concebida como esférica e estaria imóvel no centro do Universo (geocentrismo). Os corpos celestes descreveriam em torno da Terra movimentos circulares .
10
Cláudio Ptolomeu Aperfeiçoou o sistema de Aristóteles.
Cada planeta descreveria uma órbita circular em torno de um ponto. (Geocentrismo)
11
A Ciência na Renascença
O perfeccionismo com que os pintores retratavam a natureza constituiu um importante legado para a biologia, especialmente para a botânica. Leonardo da Vinci. A Química teve forte influência da alquimia. Astronomia – Acreditava-se que a Terra movia-se em torno do sol (Heliocentrismo).
12
Neste período podemos destacar:
Nicolau Copérnico Johanes Kleper Galileu Galilei Giordano Bruno – Criador da ciências experimental.
13
Nicolau Copérnico Autor da Teoria Heliocêntrica - o sol é o verdadeiro centro do sistema solar, devendo-se a sucessão de dias e noites ao movimento da rotação da Terra sobre seu próprio eixo. Teve sua atenção despertada pelo planeta Marte, e de suas observações, veio-lhe as perguntas: Por que os planetas se tornavam cada vez maiores, mais brilhantes, ao longo de sua trajetória? Ou cresciam. Ou ficavam tão mais perto da Terra.
14
http://portaldoprofessor. mec. gov
15
Johanes Kepler Entusiasta da teoria Heliocêntrica de Copérnico e o descobridor das leis do movimento planetário, conhecidas hoje como Leis de Kepler. As órbitas dos planetas são elipses e o Sol está num dos focos da elipse.
17
Conhecimento Científico
É produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através experimentações.
18
Conhecimento empírico
Também chamado intuitivo ou de senso comum; Conhecimento dos fatos sem lhes inquirir as causas. É superficial, acontece por informação ou experiência casual. Conhecimento vivencial, porque a pessoa aprende com a experiência, não com métodos ou sistemas.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.