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CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

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Apresentação em tema: "CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
UNIFIPA

2 SINAES A Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, instituiu o
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

3 Procedimentos da Avaliação
Avaliação da Instituição Avaliação do Cursos de Graduação Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE

4 I - Avaliação das Instituições de Educação Superior:
Auto-Avaliação – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA), a partir de setembro de 2004; Avaliação Externa – realizada por comissões designadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa)

5 II - Avaliação dos Cursos de Graduação
Realizada por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visita in loco de comissões externas

6 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE
Aplicado aos estudantes no final do primeiro e no último ano, previsto por procedimentos amostrais.

7 Comissão Própria de Avaliação
A CPA responsabilizar-se-á pela condução do processo de avaliação interna da instituição, pela sistematização e pela prestação das informações solicitadas pelo INEP

8 Dimensões Avaliadas A missão e o plano de desenvolvimento institucional (PDI) A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão os procedimentos para o estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

9 Dimensões Avaliadas A responsabilidade social da instituição,
sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da produção artística e do patrimônio cultural. A comunicação com a sociedade.

10 Dimensões Avaliadas As políticas de pessoal, aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho. Organização da instituição, sua autonomia na relação com a mantenedora e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios.

11 Dimensões Avaliadas Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação. Planejamento e avaliação, os processos resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.

12 Dimensões Avaliadas Política de atendimento aos estudantes
Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior

13 A CPA é constituída por ato do dirigente máximo
É representada pelos membros dos seguintes segmentos: 3 (três) representantes docentes que não exerçam atividade de coordenação; Maria Rita, Alexandre, Simone, 2 (dois) representantes discentes que não sejam ingressantes ou concluintes Renata, Celso

14 Membros CPA 3 (três) representantes técnico-administrativos
Mariane, Fábio, Ana Letícia 1 (um) representante da sociedade civil organizada, que não tenha envolvimento direto com a FEC. Enfermeira Setuka Tereza

15 As informações obtidas pelo SINAES serão utilizadas:
Pela FEC - para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social Pelos órgãos governamentais - para orientar políticas públicas Pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral - para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições

16 Alguns resultados da Avaliação 2005

17 Clima Institucional – Relações Inter-Pessoais
Pessoal técnico administrativo 96% dos professores consideram ótima a integração e citaram que existe um clima de respeito entre os colegas.

18

19 Acervo da Biblioteca 12000 volumes na área da saúde Bases de dados: 15
Principais = LILACS, MEDLINE, BDENF, COCHRANE, SCIELO. Periódicos: 119 Livros: títulos ( 9328 ), exemplares ( 12189) CD Roms: 25 Fitas de Vídeo: 156

20 Periódicos - Enfermagem
Total: 10 Cuidado Clínico - (Nursing) – RI. Revista Intensiva, Cuidado Intensivo - (Nursing), Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Nursing 2005, Nursing (Brasileira), Nursing Research, (Padrão Internacional B) Revista Brasileira de Enfermagem, Revista Latino Americana de Enfermagem, Revista de Saúde Pública, (Padrão nacional A) Saúde Coletiva.

21 A FEC funciona como uma unidade da Fundação Padre Albino.
A direção e coordenação da FEC têm total poder de decisão em relação às atividades pedagógicas, com o apoio do coordenador pedagógico. O funcionamento, composição e atribuição dos órgãos colegiados da FEC estão descritos no Regimento Interno

22 Avaliação do atendimento da FEC pelos alunos
Os alunos consideram adequada a acessibilidade e atuação da direção. Já o item relacionado a solução de problemas, obteve uma soma de 69% entre bom e ótimo. O coordenador foi bem avaliado no item acessibilidade e obteve uma soma entre os conceitos bom e ótimo de 66% no item solução de problemas e 76% no item atuação. O atendimento da biblioteca e laboratórios foram considerados adequados por 91% e 92% dos estudantes, respectivamente, e a secretaria também foi avaliada como sendo adequada por 95% dos acadêmicos.

23 Meios de comunicação utilizados pela FEC
Comunicação externa: site da faculdade, além de se comunicar por correio eletrônico, jornais, revistas, rádio, panfletos, faixas e cartazes. Comunicação interna : correio eletrônico, telefone, ofícios, memorandos, cartazes e recados.

24 Avaliação da comunicação da FEC pelos alunos
Comunicação Externa: 82% avaliaram como ótimo e/ou bom os meios de comunicação utilizados pela IES; 81% avaliaram como ótimo e/ou bom a eficiência da informação. Comunicação Interna: 79% avaliaram como ótimo e/ou bom os meios de comunicação utilizados.

25 LIMPEZA Rotina de serviço: realizada 2 vezes ao dia
Discente: 88% conceitos ótimo e/ou bom.

26 BIBLIOTECA - Apresenta a maioria de seus conceitos entre ótimo e/ou bom tendo apenas 15% de conceito regular no item informatização.

27 LABORATÓRIOS CONSIDERADOS ADEQUADOS QUANTO OS ITENS RELACIONADOS
- Laboratório de Histo-Patologia - Laboratório de Biofísica e Bioquímica - laboratório de Fisio-Farmacologia - Laboratório de Enfermagem - Laboratório de Informática II

28 LABORATÓRIO DE ANATOMIA
recebeu 31% a 54% de conceitos regulares nos itens: - Ventilação, - Adequação de equipamentos e Normas de funcionamento

29 LABORATÓRIO DE MICRO – IMUNO E PARASITOLOGIA
receberam entre 27% a 43% de conceitos regulares nos itens: - Ventilação, - Iluminação e Adequação de equipamentos

30 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA I
recebeu entre 25% - 28% de conceitos regulares nos itens: Adequação de equipamentos e Normas de funcionamento

31 Ações realizadas após avaliação

32 Algumas das ações realizadas pós avaliação:
Disponibilizado uma cópia do PDI na biblioteca para que todos a comunidade acadêmica conheça seu conteúdo. Realizado o II Encontro de Egressos da FEC, mantendo a interação dos mesmos com a Faculdade. Atualizado acervo bibliográfico

33 Algumas das ações realizadas pós avaliação:
Reforma do laboratório I Contratação de estagiária de informática Instalação som estéreo na sala 2. Instalação ar condicionado Lab. Enf. Coordenadoria da Extensão. Coordenadoria de Pesquisa. Divulgação do OPA, LIEU Detetização das salas de aula

34 Ações em andamento pós avaliação:
Revisão do currículo de graduação (curso integral diurno) Proposta de curso de graduação noturno (aguarda avaliação do MEC) Cursos de capacitação docente e funcionários Curso de Pós-Graduação Lato-sensu. (Proposta em 2005-Assistência ao paciente crítico). (Proposta em 2007-Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar)

35 Ações em andamento pós avaliação:
Realização dos projetos de extensão locais e regionais. Projeto NAPRA – Núcleo de assistência à população ribeirinha do Amazonas. Projeto Vamos ao Meio – Projeto do Vale do Jequitinhonha. Projetos de Pesquisa Convênios para estágios Extra-Curriculares Convênios com Escola de Língua Inglesa.

36 Ações em andamento pós avaliação:
Regulamentação do Centro Acadêmico Regulamentação das Ligas Estudantis Cotação de som para as salas de aula.

37 Horário de atendimento:
Divulgação: OPPA Orientação psico-pedagógica ao alunado. é realizada por psicólogo do OPPA Cláudio Antonio Christante Errerias por meio de encaminhamento do Coordenador, Diretor ou professor da FEC, daqueles alunos que procuram orientação para seus problemas emocionais, familiares ou sociais, além de dificuldades relacionadas ao seu desempenho escolar, professores e escolha profissional Horário de atendimento: Segunda 10 às 12h Terça 14 às 16h Quarta 10 às 12h

38 Divulgação O espaço cultural LIEU
Local de Integração e Expressão Universitária tem o objetivo de promover a integração entre os alunos, professores, funcionários e comunidade, com atividades artístico-culturais, atividades de lazer com fins terapêuticos, incluindo a promoção de melhor qualidade de vida.

39 Contamos com sua participação na próxima avaliação.
CPA FEC UNIFIPA


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