A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ta 1 www.redeecologicario.org 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ta 1 www.redeecologicario.org 1."— Transcrição da apresentação:

1 ta 1 1

2 Bem-vindas e bem-vindos ao curso de formação de novos grupos de compras agroecológicas

3 Objetivos do curso Repassa os 14 anos de experiência da Rede Ecológica com consumo responsável e compras agroecológicas Criar novos grupos de consumo responsável independentes da Rede Ecológica Intensificar a aproximação entre campo e cidade, fortalecendo a agroecologia, economia solidária e agricultura familiar

4 Datas das Oficinas 21.03 - Agronegócio x agroecologia
Publicidade Lixo e os 3 Rs 20.06 – Realidade dos agricultoras/es O papel do grupo A logistica 19.09 – Finanças Encomendas e o papel do registro Educação alimentar  

5 Estrutura e metodologia
9 oficinas 3 visitas/mutirões (datas e local a definir) Educação alimentar ao longo do curso: exercício no lanche coletivo Comunicação por virtual ( principalmente) Tarefas entre oficinas Articulação local para a criação de uma iniciativa em sua localidade Participação de 3 pessoas por cidade, com pequenos coletivos que possam repassar esta experiência para outras pessoas próximas, criando-se assim a base para um grupo de consumo responsável Certificado: 100% de presença da cidade e 70% individual (3 faltas)

6 Quadro da turma Localidades: Baixada Fluminentes (Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Duque de Caxias), Seropédica, Nova Friburgo, Região dos Lagos (Buzios e Rio das Ostras), Costa Verde (Angra dos Reis), Leopoldina/MG, Zona Norte (Ilha do Governador, Engenho da Rainha), Zona Oeste (Vila Valqueire), Vale do Paraíba (Três Rios e Paty de Alferes), Zona Norte (Rio Comprido), Penha, Campos e Caxias 42 pessoas – 32 mulheres e 10 homens Experiências - passado: AARJ, economia solidária, PT, acompanhamento de produtores, horta comunitária, ecovila, troca de sementes, viveiro de mudas, formar novos grupos de compras agroecológicas, levar o tema para sua cidade, UFRRJ, Embrapa, Coopaterra, Fiocruz, Associação de agricultores, empresa junior, TerraAmada, slow food, Leopoldina orgânica, 5 estudates, professores, farmaceutico, pesquisadores, enfermeira sanitarista, nutriconista, aposentadas, gestora ambiental, fisioterapeuta, guia de turismo, Verdejar, Rede Ecológica Expectativas – futuro: articular produtores e ampliar oferta, obter e difundir novos conhecimentos, auxiliar mulheres de baixa renda, contribuir para desenvolvimento social e SAN, formação profissional, acesso a alimentação mais saudável, experiência diferente de consumo, apoio na comercialização de grupo de agricultores, produzir o próprio alimento

7 O Contexto atual: Agronegócio x Agroecologia
NOVOS CAMINHOS DE EDUCAÇÃO, CONSUMO E SUSTENTABILIDADE O Contexto atual: Agronegócio x Agroecologia 1 7

8 O que é consumo? Qual seu efeito? Como interage numa cadeia produtiva?
Qual relação com os movimentos sociais e lutas como a reforma agrária, agroecologia, economia solidária, comércio justo? Filme: A história das coisas

9 Revela hábitos e processos culturais, dinâmicas de produção e comercialização
Interdependência da sociedade Hoje: pressupõe escolhas → Ato político Se insere também como um movimento social (e entre outros movimentos sociais) Resistência cotidiana Pratica valores Não é um ato individual, mas coletivo Politização do consumo e sua articulação com todos os elos da cadeia produtiva Não ao nicho de mercado → popularização

10 Consumo responsável é um conjunto de hábitos e práticas que fomentam um modelo de desenvolvimento comprometido com a redução da desigualdade social. O consumo responsável visa melhorar as relações de produção, distribuição e aquisição de produtos e serviços, de acordo com os princípios da economia solidária, soberania alimentar, agroecologia e o comércio justo e solidário. É a valorização e a vivência de atitudes éticas para a construção conjunta de um novo panorama social e ambiental. (INSTITUTO KAIRÓS, 2013, p.103)

11 Dois modelos de produção e de desenvolvimento estão em disputa:
Tempos Modernos Dois modelos de produção e de desenvolvimento estão em disputa: o da “modernização da agricultura” ou agronegócio e o da agricultura sustentável ou agroecologia

12 Lógica capitalista: busca exclusiva de lucro
Agronegócio Lógica capitalista: busca exclusiva de lucro desrespeito à vida e à natureza A natureza é uma mercadoria! O alimento é uma mercadoria!

13 Sementes – monopólio e transgênicos
Agronegócio Sementes – monopólio e transgênicos

14 Monocultura em grande escala
Agronegócio Monocultura em grande escala

15 Desertos verdes - destruição das matas
Agronegócio Desertos verdes - destruição das matas

16 Grandes fazendas – concentração da terra
Agronegócio Grandes fazendas – concentração da terra

17 Elevado uso de agrotóxicos Contaminação da água, ar e solo
Agronegócio Elevado uso de agrotóxicos Contaminação da água, ar e solo

18 Agronegócio Industrialização Animal resíduos, stress, uso de antibióticos

19 Transporte a distância e em grande escala
Agronegócio Transporte a distância e em grande escala

20 Publicidade – valores distorcidos
Agronegócio Publicidade – valores distorcidos

21 Publicidade – valores distorcidos
Agronegócio Publicidade – valores distorcidos

22 Valorização de produtos alimentícios
Agronegócio Valorização de produtos alimentícios danosos à saúde

23 Comercialização acontece nos supermercados e shoppings
Agronegócio Comercialização acontece nos supermercados e shoppings

24 Agronegócio Comercialização padronizada e monopolizada, tempos longos de prateleira

25 Especulação com os Alimentos
Agronegócio Especulação com os Alimentos

26 Agronegócio deterioração da vida

27 Favorecimento de enchentes e secas
Agronegócio Favorecimento de enchentes e secas

28 Muitas doenças: novos negócios
Agronegócio Muitas doenças: novos negócios

29 Para pensar um pouco... Você faz parte desta cadeia? Como faz parte?
O que você alimenta quando se alimenta desta cadeia?

30 Agroecologia Em oposição a esta lógica, ganham força novos caminhos...

31 Agroecologia Sementes crioulas: estímulo à biodiversidade, sementes nas mãos dos agricultores

32 Agroecologia Democratização do acesso à terra
Valorização da Agricultura Familiar Reforma Agrária

33 Agroecologia Valorização das mulheres e do conhecimento tradicional, troca de saberes

34 Agroecologia Pequenos sítios e produção diversificada: ambiente equilibrado, inimigo natural de pragas e doenças

35 Vida e microorganismos como aliados
Agroecologia Vida e microorganismos como aliados Adubação verde Compostagem

36 Agroecologia Pequenas agroindústrias sob controle dos agricultores – economia solidária

37 Valorização da produção artesanal de alimentos
Agroecologia Valorização da produção artesanal de alimentos

38 Transporte sem intermediários
Agroecologia Transporte sem intermediários

39 Agroecologia Alerta para o perigo dos produtos industrializados

40 Comercialização local direta em feiras
Agroecologia Comercialização local direta em feiras

41 Agroecologia Comercialização local direta em compras coletivas – organização em rede

42 Comercialização local direta produtora e consumidora
Agroecologia Comercialização local direta produtora e consumidora

43 Valorização da vida e do espírito comunitário
Agroecologia Valorização da vida e do espírito comunitário

44 Para pensar um pouco... Você faz parte desta cadeia? Como faz parte?
O que você alimenta quando se alimenta desta cadeia?

45

46 Nós, consumidores e cidadãos, o que podemos fazer?

47

48

49 Elaboração desta apresentação:
Andreas Junk – da Alemanha para o núcleo Urca Bibi Cintrão – núcleo Santa Teresa Brígida Ruchleimer – núcleo Vargem Grande David Santiago – núcleo Vila Isabel Emanuel Khodja – núcleo Santa Teresa Ernesto Sena – núcleo Urca Henrique Castro – núcleo Laranjeiras Isabela Pasini – núcleo Niterói Ligia Bensadon – núcleo Vila Isabel Manoel Belford – núcleo Urca Maria Accioly – núcleo Humaitá Maristela Mirapalheta – núcleo Urca Mauro Swensson – núcleo Humaitá Miriam Langenbach – núcleo Urca Mônica Chiffoleau – núcleo Vargem grande Paula Carmona – núcleo Urca Rosangela Laranja – núcleo Niterói (Ingá) FOTOS: Manoel Belford – Homens no Lixo Vanessa Moutinho – Produtores do Brejal Patrícia Castro – Produtores do Serorgânico


Carregar ppt "Ta 1 www.redeecologicario.org 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google