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LNCC Petrópolis/RJ 11 a 13 de maio de 2005 Curso de Atualização sobre Avaliação do Trabalho Científico A importância da redação na qualidade do trabalho.

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1 LNCC Petrópolis/RJ 11 a 13 de maio de 2005 Curso de Atualização sobre Avaliação do Trabalho Científico A importância da redação na qualidade do trabalho científico Maria Mércia Barradas Pesquisadora científica aposentada – Instituto Biológico de São Paulo Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC)

2 Qualidade do trabalho científico Pesquisa Texto (redação) Publicação (revista, periódico)

3

4 REDAÇÃO: é a arte de bem expressar, na escrita, o pensamento. ESTILO: é a maneira pessoal de expressão dos pensamentos.

5 A linguagem literária é conotativa cada leitor interpreta de um jeito diferente.

6 A linguagem científica é denotativa. clara, concisa, precisa nada nas entrelinhas

7 Qualidades essenciais da redação científica correção concisão clareza harmonia originalidade vigor precisão elevação da linguagem

8 Mais do que qualquer outro profissional, sem dúvida, o cientista tem a obrigação de escrever não apenas de maneira a fazer-se entendido, como de modo a não ser mal compreendido. (E.H. McClelland, 1943; apud Barrass, Os cientistas precisam escrever)

9 Para uma comunicação eficiente: Pense Planeje Escreva Reveja (Barrass, Os cientistas precisam escrever )

10 Estrutura do trabalho Título Autor (es) Resumo Palavras-chave Abstract Key-words Introdução Material e Métodos Resultados/Discussão/Conclusão Referências Bibliográficas

11 RESPOSTAS PARA : 1. O que? (título) 2. Por que? (objetivos) 3. Para quem? (leitor) 4. Onde? (material e métodos) 5. Quando? (material e métodos) 6. Como? (material e métodos) 7. Quanto? (resultados) 8. O que significa? (discussão) 9. E então? (conclusões)

12 Redação do trabalho científico Escolha do periódico (ver Instruções aos autores)

13 Estratégias para tornar o texto mais conciso Modificar a redação. Eliminar termos desnecessários. Empregar termos menores. Evitar repetição de palavras.

14 Modificar a redação Analisando os dados contidos na tabela 1, verifica-se que não houve diferença quanto à produção... Não houve diferença na produção (tabela 1)...

15 Termos desnecessários (eliminar ) Os dados estão na tabela a seguir... Como já foi mostrado anteriormente... Peso médio ao redor de 5 kg Fruto de formato oval Polpa de cor alaranjada

16 Termos menores (preferir) Primeiramente = primeiro Aplicação = uso Posteriormente = depois Utilizar = usar Conseqüentemente = assim Constitui-se = é Representa = é Consonância = acordo

17 Repetição de palavras (evitar) O experimento 1 foi executado assim: o terreno foi preparado mecanicamente, o plantio foi realizado manualmente e a adubação foi de acordo com Soares (1985) palavras O experimento 1 foi executado assim: terreno preparado mecanicamente, plantio manual e adubação de acordo com Soares (1985) palavras

18 REDAÇÃO CIENTÍFICA Evitar tautologia (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes) circunlóquio (várias palavras que podem ser substituídas, sem perder o significado, por uma única palavra) adjetivos desnecessários advérbios desnecessários linguagem pessoal

19 TAUTOLOGIA (dizer o mesmo duas vezes, com palavras diferentes) Em minha própria opinião pessoal Cada indivíduo, isoladamente Agrupados conjuntamente Superpostos uns sobre os outros Um após outro, em sucessão O fruto foi dividido em duas metades iguais

20 CIRCUNLÓQUIO (conjunto de palavras que pode ser substituído, com vantagem, por uma só palavra) Em vista do fato de (porque) com a exceção de (exceto) que se conhece pelo nome de (chamado, denominado) neste preciso momento (agora) durante o tempo em que (enquanto)

21 Outras regras práticas Utilizar sinônimos, para evitar repetição de palavras. Não construir parágrafos muito longos. Padronizar, quando houver diferentes opções. Evitar o uso de termo estrangeiro, quando houver o correspondente em português. Evitar cacofonia. Evitar rimas. Evitar o uso de termos desconhecidos (pouco empregados). Evitar voz passiva.

22 REDAÇÃO CIENTÍFICA Atenção: grafia significado (sentido) pontuação acentuação crase concordância regência colocação dos termos na oração emprego de maiúsculas abreviaturas

23 Simplificar, para não complicar: 31. Não procrastines o que for de feitura hodierna. Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje. 2. A bucéfalo de oferenda não perquiras a conformação odôntica. De cavalo dado não se olham os dentes.

24 Redação científica A importância da pontuação Testamento mal redigido: Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres. Para quem iria a herança?

25 Possibilidades: 1. Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres. 2. Deixo os meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres. 3. Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres! 4. Deixo os meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres!

26 Redação científica A importância da pontuação Um fazendeiro tinha um bezerro e a mãe do mesmo fazendeiro era o pai do bezerro. Carregar uma pedra de São Paulo ao Rio de Janeiro uma andorinha só não faz verão.

27 Redação científica Versatilidade e pluralidade das palavras no contexto do nosso idioma Alice vive do amor. Eduardo Prado também. Ali se vive do amor. E do ar do prado também. Propaganda em um salão de beleza em região limítrofe de Brasília/DF: Corto cabelo e pinto.

28 Recomendações para um estilo mais eficiente Dê passagem às frases curtas. Prefira palavras curtas e simples. Ponha as sentenças na forma positiva. Opte pela voz ativa. Escolha termos específicos. Fique com as palavras concretas. Restrinja a entrada de adjetivos. Prefira frases enxutas. Seja conciso. Corra atrás da frase harmoniosa. Busque a clareza. Teste a legibilidade do texto. Squarisi, Dad & Salvador, Arlete. A arte de escrever bem – um guia para jornalistas e profissionais do texto. 2.ed. São Paulo:Contexto, p.

29 Uma frase longa nada mais é que duas curtas. (Vinicius de Moraes) Mãe é mãe. Genitora é a tua. Progenitora é a vó. (Carlos Lacerda) Ser simples é complicado. (Amália Rodrigues) Precisa fazer algo resolverá mais problemas que algo precisa ser feito. (Glennvan Ekeren) Dê nomes aos bois. (Voz do povo) Minha terra tem palmeiras / onde canta o sabiá. (Gonçalves Dias)

30 Corto adjetivos, advérbios e todo tipo de palavra que está lá para fazer efeito. (Georges Simenon) A era das belas frases acabou. (Theodor Fontane) Escrever é cortar. (Marques Rebelo) Uma bela palavra posta fora do lugar estraga o pensamento mais bonito. (Voltaire) O estilo deve ter três virtudes: clareza, clareza, clareza. (Montaigne) Se lemos algo com dificuldade, o autor fracassou. (Jorge Luis Borges)


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