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PublicouCarolina Mauricio Alterado mais de 9 anos atrás
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CURRÍCULO REFERÊNCIA Prof. Araci Hack Catapan
Coordenadora do grupo de pesquisa PCEADIS/CNPq
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CURRÍCULO REFERÊNCIA Histórico
O grupo de pesquisa do Currículo Referência UFSC e professores da Rede e-Tec GTMC/PCEADIS/UFSC– Edital 01/SEED/SETEC/MEC 165 projetos 2.801 materiais didáticos 577 equivalentes em conteúdos Recomendação Currículo Referência
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CURRÍCULO REFERÊNCIA Histórico: Projeto de pesquisa: Currículo Referência para o sistema e-Tec: uma construção coletiva Objeto: os cursos em oferta na modalidade EaD pela rede Postulados 2009 – Projeto de pesquisa aprovado na Comissão Nacional do e-Tec; Catálogo Nacional dos cursos Técnicos Legislação pertinente Conferencias nacionais de EPT; Diretrizes Curriculares Nacionais para EPT nível técnico
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Metodologia para a concepção e desenvolvimento do Currículo Referência
2010 abr - Seminário Nacional do e-Tec – Fortaleza Organização do grupo de pesquisadores indicados pelos seus pares (Professores da Rede e-Tec) Definição e aprovação de metodologia Pesquisa ação. Construção de matrizes curriculares a partir do perfil, das competências e habilidades, das bases tecnológicas do Eixo, para a definição de ementas.
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CURRÍCULO REFERÊNCIA Desenvolvimento
Encontros presenciais com grupos de pesquisadores Encontros presenciais para socialização dos resultados ( todos da rede) Trabalhos contínuos em ambiente virtual 2009 a 2011 2010 out. Publicação da versão preliminar 500v – (aberto a consulta publica) 2011 ago. publicação da versão final 1.000v
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Impactos Institucionais, Pedagógicos e Financeiros
CURRÍCULO REFERÊNCIA Impactos Institucionais, Pedagógicos e Financeiros Institucionais: Constituição de uma identidade nacional para EPT Integração dos cursos nos eixos e dos eixos em um sistema de EPT;
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Impactos Institucionais, Pedagógicos e Financeiros
CURRÍCULO REFERÊNCIA Impactos Institucionais, Pedagógicos e Financeiros Pedagógicos Formação integrada: Catálogo Nacional: Eixos tecnológicos; Currículo Referência – matriz curricular (Perfil, Competências, habilidades, Bases Tecnológicas, Ementas) Equalização e qualidade na produção dos materiais didáticos na EaD
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CURRÍCULO REFERÊNCIA Contribuições
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Impactos Institucionais, Pedagógicos e Financeiros
CURRÍCULO REFERÊNCIA Impactos Institucionais, Pedagógicos e Financeiros Financeiros: Economia aproximadamente de 80% na produção de materiais. Para atender 165 cursos do edital = ementas Estes se reduzem a 47 tipos de cursos e precisam de ementas Com o processo de integração resultam em 648 ementas.
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CURRÍCULO REFERÊNCIA Contribuições Disciplinas que integram o sistema
Ementas elencadas pelas matrizes curriculares Materiais necessários para atender às ementas Redução no número de materiais a serem elaborados Em todos os eixos 93 02 98% Entre os eixos 214 20 87% Entre os cursos no eixo 152 49 68% Totalidade das disciplinas integradas 459 71 84,5% Disciplinas específicas a cursos 577 0% Total 1.036 648 44%
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A Produção de Material Didático
CURRÍCULO REFERÊNCIA A Produção de Material Didático Pelo Currículo Referência a produção 648 Materiais atenderá: 58 instituições 47 tipos de cursos 322 ofertas de cursos 7.406 ofertas de disciplinas As instituições DIs que acompanham a produção e validam os materiais são: IFPR, IFSulriograndense, CTISM, UFMT, UFRN, UFSC
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Autonomia: dimensões Catálogo Nacional de Cursos Perfis da Rede e-Tec
Currículo Referência Avaliação e Regulação de cursos PPC PDI MEC CNE SETEC Instituições
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Níveis de Autonomia São as políticas e os instrumentos organizativos que nos constitui como rede nacional (MEC, CNE, SETEC) O exercício da autonomia institucional se dá nos PDI e PPC (instituições)
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