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Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –

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Apresentação em tema: "Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Secretaria Geral de Educação a Distância- uma visão geral do histórico, objetivos, estrutura, funcionamento e ações Profa. Dra. Aline M. de M. R. Reali O Futuro da EAD e da UAB na UFSCar Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET – Fevereiro , 2010

2 A EAD na UFSCar – alguns números (2009/2010)
5 cursos de graduação na modalidade a distância (2500 vagas/ ~ 170 docentes) 3 cursos de aperfeiçoamento – concluídos ( 1500) 1 de especialização – SRH em andamento 1 de especialização - previsto ~ 550 áreas no Moodle para uso em disciplinas presenciais (ano: 2009) acessos Portal dos Professores 3 cursos de extensão ( 110 professores certificados) ....

3 Histórico .... – 2007 iniciativas isoladas com o o uso de WebCT e Moodle em disciplinas de graduação e criação do Portal dos Professores da UFSCar (cursos de extensão e programas de formação continuada de professores), pesquisas (TIDIA, por ex) entre outras 2007 oferta de cursos de graduação no Sistema UAB 2008 oferta de cursos de aperfeiçoamento e extensão - financiamento MEC criação da Secretaria Geral de EAD (SEAD)– UFSCar (10/2008) 2009 instalação da SEAD realização dos I e II Seminários sobre EAD (discussão sobre modalidade educacional e institucionalização cursos de graduação a distância) 16 Vagas docentes e 8 TAs 2010 Verbas da UAB incluída na matriz financeira da UFSCar realização do III Seminário sobre EAD (conhecimento geral das contribuições a serem encaminhadas ao ConsUni)

4 Objetivos SEAD - Órgão de apoio acadêmico vinculado a Reitoria
Executar políticas aprovadas pelo Consuni Apoiar desenvolvimento de ações Garantir qualidade educacional e do material didático

5 Estrutura e Funcionamento (EM FASE DE REDEFINIÇÃO)
Coordenação de apoio pedagógico Planejamento de cursos a distância Formação de pessoal para atuar em EAD Coordenação de TICs Gestão do sistema Moodle, suporte aos usuários, material impresso, audiovisual, virtual, webconferência Coordenação administrativa Gestão de recursos financeiros e de pessoal (70 profissionais) Coordenação de avaliação e acompanhamento Gestão dos processos de ensino e aprendizagem na modalidade a distância Coordenação de polos Gestão dos processos de interação UFSCar-polos de apoio presencial ( 20 polos graduação + 22 polos – GDE – EE – SP(35))

6 Estrutura e Funcionamento (EM FASE DE REDEFINIÇÃO)
Laboratório de Formação de Profissionais para atuar em EAD Planejamento e desenvolvimento de ações formativas dirigidas a diferentes atores Professores UAB Tutores virtuais e presenciais UAB Equipe técnica (audiovisual, impressa, virtual, webconferência, DI) Comunidade acadêmica UFSCar Comunidade em geral

7 Estrutura e Funcionamento (EM FASE DE REDEFINIÇÃO)
Laboratório de desenvolvimento e produção de material didático para EAD Planejamento, desenvolvimento e avaliação de materiais impressos, audiovisuais, virtuais etc adotados em cursos e atividades realizadas por meio da EAD

8 Algumas Ações Formulação de referenciais para oferta e avaliação de cursos e de disciplinas na modalidade EaD na UFSCar (Ex. elaboração de material impresso UAB-Edufscar – 12 livros) Acompanhamento de avaliação do MEC dos cursos de graduação a distância e polos UAB-UFSCar Avaliação do Sistema UAB – a visão dos alunos Reuniões pedagógicas com Coordenações de Curso – UAB Acompanhamento do desenvolvimento de projetos pedagógicos dos cursos de graduação a distância

9 Obrigado !


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