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Educação a Distância em Oncologia

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Apresentação em tema: "Educação a Distância em Oncologia"— Transcrição da apresentação:

1 Educação a Distância em Oncologia
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Presidente, Instituto Edumed

2 Instituto Edumed www.edumed.net
Associação de pesquisa, desenvolvimento e ensino sem fins lucrativos, fundada em 2000, em Campinas Formada por professores e pesquisadores da UNICAMP da área de informática médica e educacional Coordena um consórcio de 27 universidades e associações científicas e 14 empresas, para desenvolver uma rede de educação a distância 13 anos de experiência em educação a distância e publicações eletrônicas Centro corporativo em Campinas

3 Consórcio Edumed Universidade Federal do Amazonas
Escola de Saúde da Família de Sobral Escola de Saúde Pública do Ceará Universidade Federal de Pernambuco Universidade Federal de Goiás Pontifícia Universidade Católica do Paraná Universidade Federal de Santa Catarina Universidade de São Paulo Universidade Estadual de Campinas ...

4 Realizações Rede Edumed de Educação a Distância em Medicina e Saúde
Biblioteca Digital Multimídia (Embratel/Cultura) Núcleo de TV Digital Interativa (projeto SBTVD) Desenvolvimento, padronização e implementação das tecnologias-chave Desenvolvimento de cursos on-line (mais de alunos desde 2002) na área médica, educacional e outras Consultoria de EaD para entidades educacionais e empresas (Microlins, UNIBAN, UNIANHANGUERA, METROCAMP, entre outras)

5 Educação a Distância (EAD)
Ocorre quando existe independência do aprendiz quanto à localização física e tempo Mediada por uma ou mais tecnologias de entrega Variáveis graus de presencialidade

6 Avanço Mundial da EAD Nos EUA, mais de 65% das universidades já oferecem EAD Taxa anual de crescimento de alunos EAD é de 18,2% Na área médica, mais de 80% dos profissionais usam regularmente EAD para atualização Custos estão caindo, maior expansão em todas as áreas e segmentos Empresas, ONGs e governo estão promovendo cada vez mais iniciativas de EAD (aumento do mercado) Objetivo: cursos cada vez mais rápidos, baratos e excelentes

7 Alunos da EAD no Brasil Universidades corporativas a distância: 1,5 milhão Telecurso 2000 (Supletivo e Cursos Técnicos): 500 mil Cursos superiores a distância: mil Sistema S (SENAI, SENAC, SESI, e SEBRAE): 800 mil Cursos por correspondência e outros: mil TOTAL: ,2 milhões Faturamento anual: R$ 700 milhões Crescimento previsto 2006/ % . Fonte: ABED, 2006

8 Conexão Médica

9 Tecnologias de EAD Papel e correio comum Internet
Ensino telepresencial Via rede terrestre Via satélite Unidirecional (broadcasting) Bidirecional (VSAT IP) Híbridos

10 Modelos de Organização do Ensino
Coletivo (class) x Individual (desktop) Presencial x a distância Misto (blended) Semi-individual Semi-presencial

11 Os Elementos Básicos da Educação
Instrução Textos de leitura, aulas expositivas, slides e transparências, imagens, exercícios propostos, estudos de caso, sites recomendados, etc. Interação e participação Grupo de discussão, interação em classe virtual, participação do aluno, etc. Avaliação Exames e provas on-line, trabalhos de casa, etc. Certificação Gestão

12 Legislação de EAD no Brasil
A EAD é considerada uma nova modalidade de ensino, e portanto requer uma regulamentação separada É prevista pela nova LDBE, e considerada equivalente à educação presencial Regulamentada por diversas decretos e portarias Deve fazer parte do PDI das IES que quiserem oferecer Universidades e centros universitários têm autonomia

13 Autorização e Credenciamento
Curso superiores: graduação, pós-graduação (especialização, lato sensu, mestrado e doutorado): IES precisa ser autorizada na modalidade e os cursos precisam ser autorizados e reconhecidos pelo MEC Cursos técnicos, supletivos e de nível médio: IE precisa ser autorizada na modalidade pela Secretaria Estadual de Educação Cursos livres, extensão universitária, profissionalizantes, preparatórios, educação continuada, etc.: não são regulamentados e não precisam de autorização

14 Ambiente Virtual de Aprendizagem
O que é: servidor com software especializado com todas as ferramentas e recursos necessários para ministrar um curso totalmente pela Web Inscrição on-line do aluno, envio automático de senha Controle acadêmico (presença, provas, participação, etc.) E-learning: Disponibilização de aulas, apostilas, slides, recursos na Internet Interatividade (batepapo, fórum, ) Aprendizado independente e colaborativo

15 Plataformas de EAD Comerciais Software livre Lotus Learning Space
Docent WebCT Blackboard WebAula Software livre Moodle Teleduc Dot Learning

16 Ferramentas e Recursos
Livros eletrônicos Wikis Lições interativas Páginas em HTML Arquivos PDF, PPT, etc. Páginas de links Áudios e vídeos Tarefas, trabalhos com correção Calendário Fóruns de discussão Enquetes Chats Mensageiro instantâneo Mural de avisos Diário e Portfólio Blogs Perfil do aluno Questionários de avaliação, provas

17 Classe Virtual em Tempo Real
Video stream Chat audio texto

18 Vídeo-aula sob demanda
Tela pequena (340 x 250) para visualização no desktop Velocidade de transmissão de 125 Kbps em streaming Professor e slides alternados Windows Media Player 9

19 Subprojeto EAD em Oncologia
Parceria LSI Tech e Instituto Edumed Financiamento FINEP Onconet I: Parceria com SOBOPE, St. Jude’s e Centro Boldrini em Oncologia Pediátrica Cursos via Web baseados na plataforma TelEduc (Unicamp) Objetivos: Preparação para título de especialista e reciclagem profissional

20 Cursos Desenvolvidos: Onconet I
NOME DO CURSO INSCRITOS Atualização em Oncologia Pediátrica I e II 110 Atualização Científica em Neuro-Oncologia 40 Seminários em Oncopediatria (IV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica) Quando Suspeitar de Câncer na Criança e no Adolescente aberto 134

21 Subprojeto EAD em Oncologia
Onconet II: Parceria com INCA em Oncologia Geral, ABRALE e Boldrini Cursos via Web baseados na plataforma Moodle Objetivos: Atualização científica com novos formatos de educação a distância

22 Cursos Desenvolvidos: Onconet II
NOME DO CURSO INSCRITOS Aprendizado Baseado em Casos em Oncologia 31 Atualização Científica em Neuro-Oncologia 43 Câncer e Grandes Personalidades Históricas 07 Internet Avançada em Oncologia 234 Leucemia e Linfoma: Diagnósticos e Tratamentos. 35 Quando Suspeitar de Câncer na Criança e no Adolescente 46

23 Atualização Científica em Neuro-Oncologia

24 Leucemias e Linfomas: Diagnósticos e Tratamentos

25 Quando Suspeitar de Câncer na Criança e no Adolescente

26 Internet Avançada e Pesquisa Bibliográfica em Oncologia

27 Câncer e Grandes Personalidades Históricas

28 Fatores de evasão Interatividade e envolvimento do aluno:
Sem tutoria (e-learning): 90% de evasão Tutoria passiva: 60 a 80% Tutoria ativa: 20 a 30% Tutoria ativa + aprendizado colaborativo: 10% Telepresencial + tutoria ativa + aprendizado colaborativo: 5% Cursos que dão diploma e empregabilidade Porcentagem de presencialidade (ex. 20 a 40%) Qualidade dos professores Qualidade do material de apoio Cursos pagos vs. gratuitos

29 Tecnologias de Conexão
Rede terrestre ISDN Rede terrestre IP Rede satelital IP

30 Videoconferência terrestre

31 Próximas Iniciativas Cursos de atualização científica e discussão de casos clínicos através da Rede de Videoconferência da RNP abrangendo hospitais especializados em câncer Cursos da ABRALE e outras entidades, voltados para profissionais da área de saúde Instituto Virtual de Oncologia Transmissão de cursos em tempo real via satélite e TV digital (Rede Edumed Sat)

32 Projeto Piloto Onconet III
Fevereiro de 2007: Transmissão de palestra para leigos através da rede satelital digital interativa (sistema EPCIS desenvolvido pelo Instituto Edumed) da empresa ProfSat (grupo Microlins) Prof. Dr. Vicente Odone Filho: “Jovem Também Tem Câncer” Totalmente interativa por videoconferência via satélite bidirecional (tecnologia VSAT), para 18 pontos no Brasil

33 Modelo Pedagógico Telepresencial
Aulas expositivas por vídeo digital em tempo real Classe sintetizada: um professor pode transmitir interativamente para várias salas ao mesmo tempo Alunos podem interagir em tempo real com o professor, através de áudio, vídeo e texto Alunos recebem os materiais suplementares, apostilas, exercícios, trabalhos e provas em forma impressa ou eletrônica Tutor local especialmente treinado trabalha diretamente com os alunos, auxiliando o professor

34 Modelo Pedagógico Telepresencial
Ensino em classe, paradigma tradicional e bem aceito pelos treinandos Reforça criação de hábito e disciplina Tutor local acelera e reforça aspectos presenciais (demonstrações práticas, treinamento hands-on, exercícios, provas, interação, visitas, etc.) Baixos índices de evasão, excelente aderência do aluno Único método capaz de trabalhar com treinandos com baixo nível educacional (inclusive analfabetos e semi-analfabetos)

35 Estúdio de Transmissão
Centro de Controle Estúdio de Aulas

36 Satélite Bidirecional
Salas de aula switch Streaming Vídeo MPEG-4 IRD Geração de Conteúdo IP Modem TV VCR IRD HUB switch Streaming Vídeo MPEG-4 IRD IP Internet Modem TV VCR Downlink: satélite Uplink: satélite IRD

37 Área atingida pelo satélite

38 Teleporto em Campinas Hub Antenas

39 Plataforma Integrada EPCIS
Plataforma de vídeo digital interativo via satélite Em tempo real (ao vivo, gravado, misto) Sob demanda Integração total com a plataforma on-line (AVA) Metodologia pedagógica especialmente desenvolvida para implementação dos vários usos da EAD na instituição

40 Aulas via Satélite - EPCIS

41 Estúdio de geração de aulas por TV
Teleprompter Câmara de documentos TV Computador para slides Computador Para perguntas

42 Recursos audiovisuais
Slides Vídeos e áudios digitais Animações interativas Cenários virtuais Questionários em tempo real Navegação em softwares Lousa eletrônica Câmara de documentos

43 Unidade de Recepção TV Internet Sala multiuso Sala de computadores
Videoconferência Sala multiuso Sala de computadores

44 Elementos do EPCIS Instrutor Assistente do Instrutor Tutor Local
Tutor on-line

45 Fundamentos do EPCIS Baseado em quatro pilares:
Atividades presenciais (vivenciais, laboratoriais, de campo, de avaliação, etc.) Atividades telepresenciais interativas (geração centralizada, inserção curricular) Atividades autônomas (a distância, através de um ambiente on-line pela Internet) Tutoria a distância

46 Pontos Fortes e Vantagens
O satélite chega a qualquer ponto do pais, mesmo os mais isolados, com o mesmo custo e a mesma qualidade. Ideal para pontos de recepção em pequenas cidades e zona rural Instalação rápida, não necessita aguardar chegada da infraestrutura terreste ao ponto remoto Instalação barata e fácil, utiliza instaladores comerciais Excelente escalabilidade: expansão sem limites Operação muito mais fácil do que rede terrestre e equipamentos dedicados, não necessita pessoal local especializado Modelo de serviço: comodato do equipamento, custo mensal fixo inclui conectividade, suporte, manutenção, garantia e seguro

47 Pontos Fortes e Vantagens
Excelente qualidade de áudio e vídeo: imbatível em relação à Internet e videoconferência terrestre Tecnologia moderna e de grande longevidade: MPEG4 padrão H.264, com o dobro de qualidade para a mesma largura de banda Canal de uplink de baixo custo, pois usa banda menor Baixíssimo retardo de codificação e transmissão: videoconferência com menos de 2 seg de retardo Permite gravação analógica (videocassete) e digital (CD ou DVD) sem restrições Sinal criptografado e com acesso condicional (rede fechada) Controle e gestão da rede totalmente à distância

48 Outras Aplicações para a Rede
Reuniões administrativas e de planejamento Seminários de desenvolvimento administrativo, docente, etc. Transmissão de congressos, convenções virtuais Orientação a distância, entrevistas, defesas de tese Lançamento de novos projetos e serviços

49 Economias e ganhos de escala com a rede de videoconferência
Redução de gastos com transporte, estadia e alimentação Utilização produtiva das horas que seriam perdidas com viagens Redução dos desgastes humanos Possibilidade de reuniões mais freqüentes e mais rápidas, com melhor feedback Possibilidade de falar com todos os pólos ao mesmo tempo

50 TV Digital na Educação em Saúde
Projeto para o SBDTV (Edital 6: Aplicações em Saúde) Cooperação UFSC/Edumed Piloto de EAD: Curso para Agentes Comunitários de Saúde Tema: Gravidez Precoce Interatividade pelo controle remoto

51 Aplicações na Educação
Programas educacionais interativos na TV (“edutainment”) Cursos a distância em modelos de classe e individual Biblioteca, audioteca e videoteca sob demanda Possibilitará modelo econômico auto-sustentável Entrada maciça de programas de governo e instituições educacionais privadas Modificará dramaticamente o paradigma atual de ensino e aprendizado

52 O futuro da TV digital Set-top box com DVR e HD

53 O futuro da TV digital Set-top box com videoconferência WiFi TV
TV com teclado Set-top box com videoconferência Videofone

54 Instituto Edumed Palestra Gratuita em São Paulo
Oportunidades e Vantagens do Uso de Tecnologias e EAD nas Instituições de Ensino Superior Dr. Renato M.E. Sabbatini Dia 29 de junho, 8:30 – 11:30 h Hotel Novotel R. Sena Madureira Inscrições: Tel. (19)

55 Contato Renato M.E. Sabbatini, PhD renato@sabbatini.com
Instituto Edumed Tel. (019) Cel. (019) Site da palestra: moodle.edumed.com.br


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