A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização estrutural dum Projecto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização estrutural dum Projecto"— Transcrição da apresentação:

1 Organização estrutural dum Projecto
Engo Omar Anlaue Engo Aristides Anselmo

2 COMO ESCOLHER O TEMA? O tema é o assunto que se pretende provar ou desenvolver, “é uma dificuldade, ainda sem solução, que é imperioso determinar com precisão, para intentar, em seguida, seu exame, avaliação crítica e solução” (Asti Vera, 1976:97) Factores internos para escolha do tema: Inclinações, aptidões e tendências do autor; Assunto compatível com qualificações, background da formação universitária do autor; O objecto da pesquisa pode ser formulado, delimitado, em função da pesquisa.

3 COMO ESCOLHER O TEMA? Factores externos para escolha do tema:
Tempo para realizar uma pesquisa completa e aprofundada em relação ao tema A existência de obras pertinentes ao assunto A possibilidade de consultar especialistas da área As fontes para a escolha do tema podem originar-se de: Experiência pessoal ou profissional; Estudos e leituras; Observação; Descoberta de discrepâncias entre trabalhos ou da analogia com temas de estudo de outras disciplinas ou áreas científicas

4 DELIMITAÇÃO DO TEMA Distinguir o sujeito (universo) e o objecto (conteúdo) do tema. Especificar os limites da extensão tanto do sujeito quanto do objecto (Pode ser através de adjectivos – Explicativos e restritivos) Exemplos de Tema (s) Tema: Organização do trabalho Tema: Organização do Trabalho do Electrotécnico Tema: Organização do trabalho contemporâneo do Electrotécnico Tema: Organização do trabalho contemporâneo do Electrotécnico na Empresa Caminhos de Ferro de Moçambique Tema: A organização do trabalho do Electrotécnico – O Caso da Empresa Electricidade de Moçambique, na Cidade de Maputo, no período entre 2008 a 2011

5 OBJETIVO GERAL Está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenómenos e eventos, quer das ideias estudadas. Vincula-se directamente à própria significação da tese proposta pelo projecto. Deve iniciar com um verbo de acção.

6 OBJETIVO GERAL Exemplo de objectivo geral:
Desenvolver um modelo científico de estúdio de produção em rádio, para ser utilizado como referencial básico para novas implantações e a readequação dos existentes em cursos de comunicação social, em instituições de ensino superior, visando a melhoria e optimização da organização do trabalho e usabilidade do sistema à aprendizagem.

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentam carácter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo de um lado, atingir o objectivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.

8 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Exemplos de objectivos específicos: formular, a partir de um estudo analítico, um referencial teórico-prático sobre as características estruturais, funcionais, morfológicas, diacrónicas e sincrónicas dos estúdios, principal e de gravações, utilizados por emissoras de radiodifusão profissionais; desenvolver uma metodologia aplicada à implantação de estúdios de produção em rádio em cursos de comunicação social;

9 JUSTIFICATIVA A justificativa deve enfatizar:
É o único item do projecto que apresenta respostas à questão por quê? De suma importância, geralmente é o elemento que contribui mais directamente na aceitação da pesquisa pela(s) pessoa(s) ou entidades que vai financiá-la. A justificativa deve enfatizar: O estágio em que se encontra a teoria respeitante ao tema; As contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer: confirmação geral, confirmação na sociedade particular em que se insere a pesquisa, especificação para casos particulares, clarificação da teoria, resolução de pontos obscuros;

10 JUSTIFICATIVA A importância do tema do ponto de vista geral;
A importância do tema para casos particulares em questão; Possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto; Descoberta de soluções para casos gerais e/ou particulares.

11 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
A formulação do problema prende-se ao tema proposto: ela esclarece a dificuldade específica com a qual se defronta e que se pretende resolver por intermédio da pesquisa. Para ser cientificamente válido, um problema deve passar pelo crivo das seguintes questões: Como? Onde?

12 METODOLOGIA A especificação da metodologia deve responder às questões Como? Com Quê? Onde? e Quando? Os estudantes durante a elaboração do projecto e do relatório de pesquisa devem apresentar a metodologia, ou seja, os métodos, procedimentos e técnicas utilizados.

13 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA
Delimitar um tema em um projecto de pesquisa, significa: seleccionar alguns aspectos ou problemas específicos do assunto em questão; informar como irá “circunscrever” o assunto, o objecto de estudo específico que irá pesquisar, a área do conhecimento que o tema está inserido; definir de forma clara a abrangência da pesquisa - demarcação do ponto de vista teórico/histórico/geográfico/temporal.

14 FUNDAMENTO TEORICO A finalidade da pesquisa científica não é apenas um relatório ou descrição de factos levantados empiricamente, mas o desenvolvimento de um carácter interpretativo, no que se refere aos dados obtidos Todo projecto de pesquisa deve conter as premissas ou pressupostos teóricos sobre os quais o pesquisador (o coordenador e os principais elementos de sua equipe) fundamentará sua interpretação.

15 CRONOGRAMA A elaboração do cronograma responde à pergunta quando? A pesquisa deve ser divida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. Não esquecer que, se determinadas partes podem ser executadas simultaneamente, pelos vários membros da equipe, existem outras que dependem das anteriores, como é o caso da análise e interpretação, cuja realização depende da codificação e tabulação, só possíveis depois de colhidos os dados.

16 CRONOGRAMA Estabeleça um cronograma e procure não sair dele!

17 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PROJECTO
. ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PROJECTO

18 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PESQUISA
Apresentação Capa Entidade/Instituição Tema/Titulo Autor Tutor Local e data Página de rosto

19 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PROJECTO
Dedicatória (Opcional) Agradecimentos (Opcional) Lista de Tabelas (Quadros) Lista de Figuras Lista de Gráficos Sumário Índice

20 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PROJECTO
INTRODUÇÃO Justificativa Delimitação do Tema Objectivo Geral Objectivos Específicos Objecto O problema (alinhado com o Objectivo Geral) (?) Metodologia de Pesquisa

21 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PROJECTO
II. FUNDAMENTO TEÓRICO Teoria de base Revisão bibliográfica (de literatura) Definição dos termos Conceitos operacionais Os capítulos do relatório (alinhados com objectivos)

22 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PROJECTO
ESTUDO DE CASO (quando for um trabalho de pesquisa) O Universo A Amostra REALIZAÇÃO DO PROJECTO Diagramas de bloco Hardware Esquemas Funcionais Esquema do Circuito Eléctrico do sistema Software (código fonte)

23 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PROJECTO
APRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS (Trabalho de Pesquisa) (Dividido em capítulos que estejam alinhados com os objectivos e as hipóteses) FORMAS DE REALIZAÇÃO Material Necessário Realização

24 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PROJECTO
CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES (Alinhados com os Objectivos e as hipóteses de pesquisa - estas conforme o tipo de pesquisa) BIBLIOGRAFIA Gil, António Carlos; Como Elaborar Projetos de Pesquisa; 3ª Edição; Editora Atlas S.A.; São Paulo (SP); 1996 Bulding bricks – Global Research report, Jonathan Adams, David Pendlebury, Bob Stembridge; 2013 (Ordem alfabética, de A a Z)

25 ESTRUTURA DO RELATÓRIO DE PROJECTO
APÊNDICES (Textos e excertos da autoria do licenciando) Tabelas Quadros Gráficos Fotos Outras ilustrações Instrumentos de pesquisa ANEXOS (Textos e excertos de outros autores e documentos)


Carregar ppt "Organização estrutural dum Projecto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google