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Tecnologia e Sociedade

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Apresentação em tema: "Tecnologia e Sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia e Sociedade
Dâmaris Santana Elisa Vidigal Gabriela Godoi Maria Vitória Ayres Marina Gondim Vitor Salim Tiago Lucinda

2 Introdução Levantamento da frota de aviões nas companhias aéreas nacionais Azul Trip = Embraer, ATR TAM = Airbus (9), Boeing (2) Gol/VARING = Boeing (9) Webjet = Boeing (3) Mercado mundial Boeing, Airbus, Embraer

3 Introdução Boeing Empresa americana Fundada em 1916
Série de fusões estratégicas levaram a empresa ao sucesso “Junta” central e volante que servem como controle de direção principal Automação < Pilotos Airbus Empresa europeia Fundada em 1967 Foco em desenvolvimento de tecnologia Sistema de controle side stick com controle para piloto e co-piloto Automação > Pilotos Diferenças em tecnologia Airbus x Boeing

4 Introdução Tecnologia Fly-By-Wire
Ou sistema de controle por cabo elétrico, é um tipo de controle das superfícies móveis de um avião por computador Com esse filtro, é possível aumentar a velocidade de reação, aumentar a capacidade de manobra de um avião ou impedir que se faça manobras que ultrapassem os limites de uma aeronave Até que ponto o sistema deve substituir a decisão dos pilotos? Tecnologia FBW – Quando surgiu, como funciona, qual extensão de aplicação

5 Opinião da Sociedade: Passageiros
Pesquisa informal: Boeing ou Airbus? 600 passageiros entrevistados A maioria prefere viajar com Boeing Quesito Boeing Airbus Mais conforto 14% 86% Menos ruido 28% 72% Melhor acabamento interno 56% 44% Sensação de segurança 78% 22%

6 Opinião da Sociedade: Passageiros
“O Airbus possui um sistema muito eletrônico, tira a autonomia do piloto.” “Apesar da Airbus ter um pouco mais de tecnologia, a Boeing tem muito mais tradição e qualidade.” “(em caso de pane elétrica no Airbus) o piloto não tem nenhum controle do avião, o avião simplesmente não responde e, nos Boeings, os sistemas são mecânicos, o piloto tem total controle das partes mecânicas do avião, podendo fazer um pouso de emergência.”

7 Opinião da Sociedade: Pilotos
“É como comparar duas mulheres: uma loira e outra morena, as duas lindas e inteligentes.” “As qualidades são inúmeras e não seria justo fazer diferenças, tanto os Airbus como os Boeings são extremamente automáticos, sendo que a Boeing é mais conservadora do que a Airbus. Um tem manche e o outro tem sidestick, que popularmente é chamado de joystick.” “Pilotos mais velhos acham que os Boeings são melhores pois os deixam pilotar; os mais novos preferem o Airbus, que ‘voa sozinho’.”

8 Críticas Muitas vezes os argumentos baseiam-se em estatísticas que não levam em consideração: Tempo de vida do avião (anos, horas de vôos e ciclos); Número de decolagens; Conjunto complexo de fatores que ocasionou cada acidente aéreo; Relação existente entre o número de aeronaves fabricadas por uma e outra empresa atualmente em operação; A mídia, em geral, passa a imagem de que muita automação é ruim.

9 Controvérsia Social Histórico da automação: Origem e evolução:
Reduzir a freqüencia dos erros humanos – “o ser humano é o elo mais fraco na corrente de causas do acidente”; Estabilizar a posição da aeronave mediante o controle das superfícies aerodinâmicas; Durante a guerra, a automação foi empregada para se obter maiores informações, diminuir a carga de trabalho, aliviar a fadiga e reduzir as operações de controle manual. Introdução do piloto automático,

10 Controvérsia Social Histórico da automação: Origem e evolução:
Introdução de sistemas de navegação (VOR) e de aproximação de alta precisão por instrumento (Instrument Landing System). Introdução de artefatos de monitoração e alerta automáticos: - Ground Proximity Warning System - GPWS - Traffic Alert and Collision Avoidance System – TCAS Wind Shear Advisory Systems – WSAS Introdução de telas de visualização eletrônica dotadas de tubos de raios catódicos (CRT) - “glass cockpit”. Introdução do FMS e do CDU (Flight Management System e Control Display Unit).

11 Controvérsia Social Por que automatizar? Segurança: Economia:
Proteção contra falhas humanas Redução da carga de trabalho Maior precisão nas manobras Economia: Certificação para dois tripulantes Economia de espaço na cabine Flexibilidade dos mostradores Redução de desgaste da aeronave

12 Controvérsia Tecnológica
NÃO existe avião civil que não seja automatizado TODAS as fabricantes aéreas utilizam o sistema Fly-By-Wire, porém são aplicados em métodos diferentes, proporcionando diferentes tipos de autonomia dos pilotos, que é ponto central da discussão Pouco Eficiente Não seria vendido Economicamente inviável

13 Controvérsia Tecnológica
AIRBUS PILOTO SISTEMA HIDRÁULICO COMPUTADOR MOVIMENTOS DA AERONAVE S S S S

14 Controvérsia Tecnológica
“se você traduzir os comandos dos pilotos como desejos (...) o computador que foi programado com um monte de dinheiro e conhece os modelos matemáticos e entende pra caramba de aerodinâmica é quem vai cuidar de defletir a superfície pra fazer o que o piloto quer. ” Além disso, não basta somente o desejo dos pilotos, é necessário ter o conhecimento de variáveis externas como altitude, velocidade, força gravitacional, etc. SENSORES REDUNDÂNCIA MAIOR CONFIABILIDADE

15 Controvérsia Tecnológica
VANTAGENS DO SISTEMA FLY-WIRE DA AIRBUS: A força que o piloto faz é praticamente nula Resposta mais rápida do que qualquer ser humano Todos os aviões se comportam da mesma maneira, o que evitaria gastos de treinamento com pilotos Maior economia de combustível Maior alcance da aeronave Menor poluição Maior n° de passageiros e, consequentemente, passagens mais baratas

16 Controvérsia Tecnológica
Se houver uma falha no sistema (sensores ou computador), é possível que o piloto ainda possua algum tipo de controle sobre o avião? Resposta: “No Airbus, você tem não 1 só computador, mas 3 (...) tudo é redundante, a possibilidade de falha é calculada inúmeras vezes. No entanto para nós fazermos cálculos, trabalhamos com hipóteses. As hipóteses não são exatas, e podem estar erradas como ocorreu no caso do Air France.”

17 Controvérsia Tecnológica
BOEING SINAL PILOTO SISTEMA HIDRÁULICO COMPUTADOR MOVIMENTOS DA AERONAVE S S S S

18 Controvérsia Tecnológica
Aspecto humano - resistência de pilotos ao que é “estranho” Impacto na psicologia dos pilotos - ter a noção de que possui controle sobre a aeronave “É uma questão psicológica, não é uma coisa tão técnica. Tecnicamente é difícil argumentar que o Boeing é mais confiável que o outro (...) até seja pior porque você introduz um novo risco de falha.”

19 Controvérsia Tecnológica
A performance desse tipo de sistema, em termos eficiência, tende a ser pior? Resposta: “A tendência é que seja pior (...) porque o piloto passa a ser uma perturbação para aquilo que o piloto ÓTIMO acha o que deveria ser feito.”

20 Caso 1: Acidente AirFrance 447
Simulação feita pela rede Globo após o relatório final sobre o acidente.

21 Últimos minutos de diálogo
Vídeo: colocar o link

22

23 Dados das caixas pretas
Primeiras conclusões BEA (Escritório de Investigações e Análises, na sigla em francês, encarregado das investigações) Desempenho da cabine Automatismo da Airbus Falta de treinamento Dados das caixas pretas Ações da Cabine Resposta da Aeronave Foram os motivos pelos quais os pilotos não entendessem porque o avião estava caindo

24 Hipótese do relatório final
Sistema de controle O BEA criou um grupo de trabalho para tentar entender as ações da tripulação na cabine e se fatores psicológicos – como pressão, estresse, sobrecarga de trabalho ou conhecimentos prévios – interferiram na tragédia. Mas o que os pilotos pensaram na ocasião é impossível determinar. Hipótese com maior força Computador de bordo desconecta- com o congelamento dos pitots Sistema fly by wire passa de “normal law” para “alternative law” (sem proteção estol) Piloto novato provavelmente nunca voou neste modo

25 A visão dos familiares "Estou profundamente decepcionado. Para mim, este Airbus deveria estar no mesmo lugar que o Concorde: no museu", afirmou Nelson Marinho, presidente da Associação de Familiares das Vítimas do Voo AF 447. Marinho perdeu um filho no acidente. "Há uma insistência em colocar praticamente toda a responsabilidade do acidente nas mãos dos pilotos, quando tudo indica que a máquina estava defeituosa", declarou Soulas.

26 10 fatores que culminaram no acidente – relatório final
Controle de Voo Tempestade Sondas Pitot Falta de Compreenção Erro de procedimento Gerenciador de cabine Automatismo Design da cabine Treinamento Estol

27 Questões sobre a queda Qual o nível de expertise necessário para pilotar um Airbus 320? Os tubos de pitot que já haviam falhado outras vezes, deveriam ter sido excluidos? Qual o melhor nível de automação de um Airbus? Se o piloto tivesse no comando com maior antecedencias o acidente, ainda sim teria acontecido? Se o piloto não tivesse atuado, as chances de acidente seriam menores?(afirmação de Sebastian Davis BEA)


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