A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes de comunicação A Internet e a Web

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes de comunicação A Internet e a Web"— Transcrição da apresentação:

1 Redes de comunicação A Internet e a Web
Profa. Flávia Barros CIn - UFPE

2 Roteiro Introdução Redes de Comunicação A Internet A Web Conclusões
Material de Consulta

3 Sociedade da Informação
A Sociedade da informação é marcada pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação Computadores pessoais, redes de computadores, bancos de dados, ... Produção de informação com baixo custo e em larga escala Em forma de documentos digitais Uso intensivo da informação nas diversas esferas da vida social, econômica, política e cultura O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

4 Redes de Computadores Tecnologias de comunicação possibilitaram a disseminação dos documentos digitais Redes de computadores permitem a transmissão de dados de forma rápida e segura Em inglês, Computer Networks O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

5 Redes de Computadores Foram inicialmente criadas para permitir o compartilhamento de dados entre os laboratórios de pesquisa dos EUA Computadores ligados por linhas de transmissão Linhas telefônicas, fibras óticas... A transferência de informação se dá através do envio de mensagens de dados O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações? Emissor Linhas físicas Receptor ... bits

6 Redes de Computadores Os dados transmitidos na forma de bits podem representar diferentes itens de informação Textos, programas, imagens, hipertextos,... Software e hardware da rede são gerenciados através do uso de protocolos padronizados para a transferência de dados Facilitam o monitoramento dos dispositivos da rede e controle das trocas de dados O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

7 Tipos de Redes Redes locais Redes metropolitanas
LANs - Local Area Networks Ex.: Rede de computadores de um prédio Redes metropolitanas MANs - Metropolitan Area Networks Ex.: Redes inter-regionais Redes de longa distância WANs - Wide Area Networks Ex.: Internet (Internacional Network) O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

8 A Internet Expansão rápida para diversos ambientes
Criada para interligar redes locais existentes nos centros de pesquisa americanos Darpa - Defense Advanced Research Projects Agency Expansão rápida para diversos ambientes Empresas Casas... O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

9 A Internet Serviços Principais
Correio eletrônico ( ) Transferência de mensagens eletrônicas através de algum software especializado e.x.: Pine, Outlook, Webmail,.... World Wide Web A Web abriga e disponibiliza arquivos digitais variados Texto, som, imagem,...

10 World Wide Web Tim Berners-Lee (físico do CERN) criou a World Wide Web no final da década de 80 Objetivo era facilitar a comunicação entre cientistas Berners-Lee criou um navegador (browser) para computadores pessoais Em 1993, surgiu o navegador MOSAIC Mais amigável que o browser original de Berners-Lee Em 1994, surgiu o Nestcape, popularizando ainda mais a WEB Explorer – navegador do WINDOWS O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

11 World Wide Web Web = teia de aranha
É chamada de “teia” porque muitos de seus arquivos estão ligados através de ponteiros Os documentos (páginas) na Web são hipertextos Texto não linear que pode ter ponteiros (hiperlinks) para outros documentos digitais Palavras ou figuras do texto contêm ponteiros para documentos disponíveis em outros computadores Ex.: outras páginas, arquivos de imagem, de som,... O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

12 World Wide Web Os hipertextos são escritos na linguagem HTML
Hypertext Markup Language = Linguagem de marcação de hipertexto O HTML permite a inclusão de ponteiros (ou hyperlinks) Devido ao grande número de documentos disponíveis na Web, foi necessário criar softwares para facilitar a localização e o acesso a esses documentos Esses softwares são chamados de Engenhos de Busca Ex. Yahoo (1995), Google, etc.

13 Exemplo de página Web

14 A Internet A Internet gerou uma nova dinâmica na produção e distribuição da informação Produção da informação distribuída As páginas Web podem ser armazenadas em computadores diversos Transferência de grandes volumes de informação A Internet facilitou várias atividades Ex.: a pesquisa científica, ensino e comércio Grande número de instituições públicas e privadas estão conectadas à Internet O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

15 A Internet – Transferência de Dados
Cada mensagem é dividida em pacotes de dados que podem ser transmitidos por diferentes caminhos na rede Pacotes são combinados no ponto receptor para formar a mensagem original Família de protocolos TCP/IP Transmission Control Protocol/Internet Protocol O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

16 Protocolos para Transferência de Informação
Descrições formais dos formatos e regras que os computadores de uma rede devem obedecer Formatação de dados, divisão de pacotes, a verificação de erros, interpretação de dados... Protocolos garantem a qualidade dos serviços de transferência de informação em uma rede Correio eletrônico, serviços de páginas Web, troca de arquivos,... O protocolo TCP/IP é usado largamente pelos diferentes tipos de rede O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

17 Protocolo TCP/IP Protocolo IP (Internet Protocol) é o encarregado da entrega dos pacotes da origem até o destino Protocolo TCP garante que os pacotes de dados correspondentes a uma mesma mensagem sejam ordenados da forma correta Contém protocolos voltados para aplicação: SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) FTP (File Transfer Protocol) HTTP (Hypertext Transfer Protocol) O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

18 Protocolo SMTP Protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é usado para envio de mensagens eletrônicas O serviço de SMTP transmite as mensagens de seus usuários, e recebe as mensagens destinadas aos seus usuários Formato padrão de endereço de correio eletrônico Nome do domínio especificado pelo protocolo DNS (Domain Name Service) O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

19 Protocolo SMTP Mensagem SMTP divide-se em duas partes:
(1) Cabeçalho, onde são especificadas as informações necessárias para a transferência da mensagem identificação do remetente, destinatário, assunto da mensagem,... (2) Corpo, onde são transportadas as informações da mensagem propriamente dita O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

20 Protocolo FTP Protocolo FTP (File Transfer Protocol) é usado para a troca de arquivos na Internet Acesso a arquivos armazenados nos chamados servidores de arquivos FTP Contém basicamente comandos de computador usados para: (1) obter um arquivo do servidor (download) (2) para transferir um arquivo local para o diretório do servidor (upload) O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

21 Protocolo FTP Atualmente, existe na Internet uma infinidade de servidores FTP públicos Textos, programas, músicas,... Existem ainda ferramentas que tornam o acesso aos servidores FTP mais amigável Uso de navegadores, download e upload através de botões e hyperlinks,... O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

22 A Internet O Protocolo HTTP (HiperText Transfer Protocol) é usado para a transferência de páginas Web entre computadores ligados à Internet ex,.: solicita a transferência da página da UFPE para o seu computador. Esse protocolo é capaz de “processar” os ponteiros (hyperlinks) contidos nas páginas Web faz o processo de ligação entre documentos de forma transparente O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

23 O Protocolo HTTP Cada página (código HTML e arquivos associados) é armazenada em um computador chamado de servidor de páginas Web Quando um hyperlink é acionado, o protocolo HTTP se comunica com o servidor de páginas Web indicado O servidor Web envia através da rede os arquivos que foram solicitados Cliente Servidor de páginas página + arquivos ... pedido de serviço Internet páginas web O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

24 Protocolo Z39.50 O Z39.50 é um protocolo para recuperação de informação e comunicação entre sistemas de informação Sistemas de bibliotecas Catálogos público de acesso on-line (ou OPACs) Consulta a bases de dados remotos e troca de informação como registros bibliográficos A comunicação se faz através da intermediação dos chamados clientes-Z e servidores-Z O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

25 Protocolo Z39.50 Cliente Internet Z ... Servidor local consulta
registro recuperado consulta Internet Catálogo remoto OPACs Sistemas de Bibliotecas local Digitais O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

26 Protocolo Z39.50 O protocolo Z39.50 fornece linguagem de consulta e formatos de registros padronizados Tradução de formatos locais é feita pelos servidores e clientes Z Protocolo Z39.50 usa o formato de registro MARC (Machine Readable Cataloging) O cérebro Quais as características do cérebro que os tornam tão especiais? Como eles processam informações?

27 Conclusões A Internet trouxe uma nova dinâmica nos processos de produção e transferência da informação Atua dentro de diferentes atividades, como a pesquisa científica e o ensino Integração de diferentes profissionais Profissionais da informação, computação e telecomunicações, dentre outros Explicar como os níveis de organização se relacionam entre si


Carregar ppt "Redes de comunicação A Internet e a Web"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google