A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As divisões da pré-história: Também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é o período mais longo e antigo da História. Estende-se de 3,5 milhões de anos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As divisões da pré-história: Também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é o período mais longo e antigo da História. Estende-se de 3,5 milhões de anos."— Transcrição da apresentação:

1

2 As divisões da pré-história: Também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é o período mais longo e antigo da História. Estende-se de 3,5 milhões de anos a.C. a a.C. Os diferentes grupos hominídeos vivem em pequenos bandos, alimentam-se de caça, pesca e coleta de frutos. Abrigam-se em cavernas. Desenvolvem muito lentamente a linguagem oral e a fabricação de instrumentos de osso e pedra, com os quais caçam, guerreiam e realizam entalhes nas paredes (pinturas rupestres). Em diferentes momentos, aprendem a utilizar e produzir fogo. Período paleolítico

3 PERÍODO PALEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA LASCADA No começo de sua trajetória, o homem usou sobretudo a pedra (além do osso e madeira) para fazer seus instrumentos de trabalho. Por isso aqueles são chamados de Paleolítico.

4 Durante o Paleolítico, nossos ancestrais viviam da coleta de frutos e raízes, da caça e da pesca, sendo, por isso, chamados de caçadores e coletores. Organizavam-se em bandos e habitavam cavernas ou cabanas feitas com galhos e folhas de árvores, formando acampamentos. A total dependência do meio natural obrigava as comunidades a um deslocamento constante em busca de alimentos ou para fugir de algum perigo que as ameaçava (inundação, excesso de frio ou calor, etc.). Eram, portanto, comunidades nômades, ou seja, não tinham habitação fixa, estavam sempre mudando de lugar. O nomadismo, uma das principais características dos nossos antepassados, foi o responsável pela povoação do planeta.

5 -Além de procurar abrigo nas cavernas, nosso antepassado construía cabanas com galhos presos ao solo com pedras, cobertos com plantas. Mais tarde, para proteger-se do frio, usou também a pele e os ossos dos animais em suas construções.

6 -Os homens do Paleolítico caçavam animais grandes, como os mamutes e os cangurus gigantes, e outros menores, como a gazela. -Às vezes os caçadores disfarçavam-se com peles e chifres de animais e assustavam sua presa,forçando-a a correr em direção à armadilha que tinham preparado.

7 O trabalho de caçar, pescar e construir era feito pelos homens, e o de coletar, preparar os alimentos e cuidar das crianças cabia às mulheres. Podemos dizer que isso representou a primeira divisão de trabalho.

8 -Os homens do paleolítico também foram excelentes artistas. Sem dúvida, entre as obras mais importantes daqueles homens, estão as misteriosas figuras de animais –touros, cavalos,bisões –pintados com carvão e tintas vegetais nas paredes das cavernas em que viviam. Como estas pinturas eram feitas em rochas, foram chamadas de rupestres.

9 - O domínio do fogo: A conquista do fogo representa momento importante do período Paleolítico. Segundo historiadores, teria ocorrido há mais ou menos 500 mil anos, nas terras vulcânicas dos vales da África oriental. -Imagina-se que os hominídeos daquele tempo perderam o medo do fogo, provocado por combustão espontânea, raios ou vulcões. Passaram então a utilizá-lo para se aquecer, iluminar a noite, defender-se dos animais, cozinhar os alimentos.

10 Entre os anos e a.C., o domínio sobre o fogo, aliado à domesticação de animais, ao cultivo das plantas e à fabricação de instrumentos mais avançados, incluindo a cerâmica, promove a sedentarização dos grupos de hominídeos. Surge a divisão do trabalho, baseada principalmente no sexo. Período mesolítico

11 O desenvolvimento da agricultura e o início da metalurgia, entre os anos e a.C., constituem os aspectos principais da chamada revolução neolítica. Nesse período, também conhecido como Idade da Pedra Polida, os homens agrupam-se em povoados e aumenta a divisão do trabalho, que permite a produção de excedentes e a realização de intercâmbio com outras comunidades. Período Neolítico Aldeia neolítica

12 PERÍODO NEOLÍTICO OU IDADE DA PEDRA POLIDA

13 -O termo neolítico, escolhido para denominar o período que vai de a a.C., significa pedra nova (do grego neo= novo e lithos = pedra) e refere-se ao fato de que os homens dessa época poliam a pedra usada na fabricação de seus instrumentos, aperfeiçoando sua técnica. Daí também a expressão idade da pedra polida

14 -Revolução Neolítica : A prática da agricultura e a do pastoreio foram importantes conquistas do homem neolítico. Ele passou a produzir seu próprio alimento e a desenvolver técnicas de produção de cerâmica, tecelagem e instrumentos de pedra polida.Tornaram-se sedentários.

15 -A melhoria na alimentação, propiciada pela agricultura e pelo pastoreio, favoreceu o aumento do número de crianças e um cuidado maior com os mais velhos, as maiores vítimas do abandono no tempo dos deslocamentos freqüentes.

16 -Com a prática da agricultura, os grupos humanos passaram a necessitar de recipientes em que pudessem armazenar as sobras e cozinhar cereais, como o trigo e a cevada. A invenção da cerâmica veio atender a esta necessidade. Assim, o barro modelado e cozido foi usado para fazer vasos, potes, jarros e panelas.Na foto, vaso encontrado na China, por volta de 2000 a.C.

17 -As antigas cabanas, feitas com ossos, pele de animais e folhas, foram substituídas por moradias de barro e madeira ou pedra. Na foto, interior de uma casa do período Neolítico, encontrada em Orkney,Escócia.

18 -Quanto à origem da religião pode-se imaginar que as cerimônias e os objetos religiosos surgiram como uma tentativa de compreender os fenômenos da natureza – chuvas, trovões, secas, ventanias -, que as pessoas não conseguiam explicar racionalmente. -Os arqueólogos descobriram alguns monumentos de pedra, como o Stonehenge, na Inglaterra, e o Carnac na França, que são desse período. Existem hipóteses de que esses monumentos seriam templos onde pessoas faziam cerimônias e sacrifícios. -À direita, conjunto de dolmens e menires, formando o cromlech de Stonehenge. Ao centro um menir.

19 IDADE DOS METAIS No final do neolítico, a pedra empregada nos utensílios e armas foi substituída aos poucos pelos metais, obtidos com técnicas de fundição que o homem foi desenvolvendo.

20 - O primeiro metal a ser utilizado foi o cobre, devido à sua maleabilidade. A princípio, era martelado sem aquecimento; depois, passou a ser derretido no fogo e colocado em formas de pedra ou barro para ganhar forma. Depois foi o estanho. Da mistura dos dois,chegou-se ao bronze, que é metal mais resistente e, por isso muito utilizado na fabricação de armas e utensílios para combate, como lança, espadas, escudos e capacetes.

21 - O uso do ferro deu-se por volta de 1500 a.C.,na Ásia.Mas, por apresentar um maior grau de dificuldade para manuseio e extração, o uso do ferro difundiu-se de forma lenta. - Cada vez mais havia necessidade de garantir o domínio sobre as terras férteis. O aperfeiçoamento de variados instrumentos de metal, inclusive de armas, possibilitou a certas comunidades dominarem grandes extensões de terras produtivas. A população continuou aumentando, e começaram a se formar as primeiras cidades.

22 O aparecimento da escrita :- Os comerciantes e os funcionários do Estado precisavam controlar as quantidades de mercadorias e os impostos, calcular preços, pesos e medidas. Como tinham necessidade de registrar tudo isso, inventaram sinais e símbolos para representar essas mercadorias e quantidades. Esses sinais deram origem à escrita e à numeração, em um longo e lento processo. -Nessas sociedades, eram poucas as pessoas que sabiam ler e escrever: alguns funcionários do Estado, o rei e os sacerdotes. E apenas os filhos destes tinham o direito de aprender. O restante da população, que era a maioria, não tinha direito a esse conhecimento. - A invenção da escrita encerra o chamado período Pré-histórico.

23

24 PRÉ-HISTÓRIA Hominídeos desde 15 milhões Australopithecus 5 mlhões anos Homo hábilis 2 milhões Homo erectus 1 milhão Homo sapiens 100 mil anos Olduvai

25 Pedra Lascada ou Paleolítico (~ anos até aC) Sistema Natural: ambiente hostil / grande variedade de habitats grande parte do Velho Mundo Sistema Antrópico: modificação superficial da natureza / caça, pesca, coleta cavernas (cavidade - abrigo e segurança) ou refúgio de peles sobre estrutura simples (madeira / gravetos) vida em comunidade (clãs ou pequenas tribos) Habitação Primitiva: cavidade natural ou refúgio de peles sobre estrutura simples de madeira / conjunto unitário de objetos e sinais humanos em torno de núcleos de fogueiras

26 Patagônia Aborígenes, Austrália Terra Amata, Nice França

27 Vestígios de um acampamento de Einan, Israel aC Casa Circular: do Chefe e Comunidade Caverna Franchthi, Península de Hermione, Grécia depósitos que cobrem até ~ aC / 11 m de detritos Aldeia de construções abobadadas: Tholoi em frente a rua, Tholos - Khirokitia, Chipre (5800 aC)

28 Monumentos, Templos e Talismãs: aC Sepultura Ferrassie, Les Eyzies, Dordogne, France France

29 Pedra Polida ou Neolítico (até ~4.000 aC) Sistema Natural: cultivo de campos e pecuária (produção de alimentos / Revolução Agrícola) fragmento de natureza transformado segundo projeto humano Sistema Antrópico: desenvolvimento de forças produtivas (domínio maior sobre natureza) sedentarismo / instituição família moradias em pedras, barro, junco, madeira, couro, folhas abrigos para animais (domesticação) e depósitos para alimentos (excedente) locais de culto a deuses (fertilidade) e mortos (cerimonial enterro) Protocidade: aglomerados pré-urbanos itinerantes; 1°s estabelecimentos humanos. Reconstrução dos 1°s centros urbanos conhecidos, Catalhoyuk, Turquia ~ 6500aC

30 moradias para cadáveres humanos: a cidade dos mortos antecede a cidade dos vivos [MUNFORD, 1998] monumento funerário megalítico Dolmen do Romeral: Espanha norte Granada, município de Gorafe, Espanha: concentração de túmulos funerários megalíticos / 10 necrópolis

31 Plano esquemático da cidadela de Dimini, evidenciando muralhas e mégaron, Grécia aC Idade dos Metais (~4.000 aC = aparecimento escrita) Cobre (surg.~ aC) / Estanho - Bronze (surg.~ aC) / Ferro (surg.~ aC) Sistema Natural: céu sereno > movimento dos astros / medição tempo vegetação desigual, rala / rios, mares e terrenos abertos Sistema Antrópico: facilidade de trocas de mercadorias e comunicações trabalho especializado / coletivo / propriedade privada excedentes > postos de trocas e comércio (nova economia) > cidades espaços de reunião ao ar livre > primeiras praças terrenos para cultivo e pastoreio (aglomeração humana: Revolução Urbana) pomares (oliveiras, videiras, tamareiras, figueiras) técnica e militarização de cidades > hegemonia cidade sobre campo distinção de classes sociais (desigualdade) > origem Reinados / Estados CROMLECH

32 Hatusa, Anatolia (Turquia) aC

33 Passagem da Pré-história à História: primeiros registros escritos Origem de duas grandes estruturas da Antiguidade: civilizações de servidão coletiva e escravistas Egito, Mesopotâmia, Oriente Médio, Grécia e Roma Em termos sociais e ambientais, estabelece-se uma Nova Ordem de vida: Pré-História > grande dependência da natureza História / Civilização > exploração da natureza Pré-História > variações, sem riqueza e tecnologia especializada História > tecnologia, vestimenta, arquitetura, comportamento, organização, pensamentos sociais CIVILIZAÇÃO [LATIM] CIDADE Civilização é o nome que se dá à interação de seres humanos que desenvolviam certa massa crítica de cultura e recursos materiais Uma Civilização reúne esforços cooperativos de mais pessoas que antes, reunindo-as também fisicamente em grandes grupos [ROBERTS, J. M.] Origem: hipóteses > fatores favoráveis em uma área particular / cultura de um grupo (saber tirar vantagem do meio / enfrentar desafios) Características comuns das civilizações: organização social em cidades excesso de alimentos divisões do trabalho governo e religião organizados escrita


Carregar ppt "As divisões da pré-história: Também conhecido como Idade da Pedra Lascada, é o período mais longo e antigo da História. Estende-se de 3,5 milhões de anos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google