A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Luís Alfredo Vidal de Carvalho Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva IESC/UFRJ O Comportamento do Consumidor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Luís Alfredo Vidal de Carvalho Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva IESC/UFRJ O Comportamento do Consumidor."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Luís Alfredo Vidal de Carvalho Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva IESC/UFRJ O Comportamento do Consumidor

2 O NARCISISMO PRIMÁRIO ID SÍTIO DOS DESEJOS A CRIANÇA É DESEJO PURO. SEUS DESEJOS SÃO TODOS SATISFEITOS PELA MÃE. NÃO DISTINGUE A SI MESMA DO MUNDO EXTERNO. ELA É O MUNDO OU O MUNDO É ELA.

3 PENSAMENTO MÁGICO COMO TODOS OS DESEJOS SÃO SATISFEITOS SEM ESFORÇO PESSOAL, SURGE NA CRIANÇA O PENSAMENTO MÁGIGO: BASTA DESEJAR QUE O DESEJO É SATISFEITO (GÊNIO DA LÂMPADA, HARRY POTTER, JEANNIE É UM GÊNIO, A FEITICEIRA, ETC...) O DESEJO É SATISFEITO RAPIDAMENTE (IMEDIATISMO DO PENSAMENTO MÁGICO, DESPREZO DA REALIDADE. NO ADULTO, A MÁGICA DA TECNOLOGIA)

4 DESENVOLVE-SE O EGO À MEDIDA QUE A CRIANÇA CRESCE E DESENVOLVE-SE MOTORAMENTE, ELA PASSA A REALIZAR SEUS PRÓPRIOS DESEJOS. A ESTRUTURA MENTAL EGO TEM O PAPEL DE PLANEJAR COMO REALIZAR O DESEJO SEM DEPENDER DA MÃE, DE FORMA COMPATÍVEL COM A REALIDADE E NÃO A COLOCANDO EM RISCOS.

5 DESENVOLVE-SE O SUPEREGO O EGO NÃO É SUFICIENTE! A CRIANÇA PERCEBE QUE PRECISA VIVER EM SOCIEDADE. ELA PRECISA REALIZAR SEUS DESEJOS PLANEJADAMENTE, DE FORMA PROTEGIDA E TAMBÉM RESPEITANDO AS LEIS MORAIS, ÉTICAS E PROTOCOLARES DA SOCIEDADE. A ESTRUTURA MENTAL SUPEREGO TEM O PAPEL DE LIMITAR OU RESTRINGIR O PAPEL DO EGO DE FORMA QUE ESTE REALIZE OS DESEJOS DO ID EM COMPATIBILIDADE COM O QUE A SOCIEDADE (ESCOLA, PAIS, COLEGUINHAS, ETC) ACEITEM.

6 ID (DESEJOS) EGO (PLANEJA E PROTEGE) SUPEREGO (MORALIZA, LIMITA O EGO) R E A L I D A D E

7 A PLASTICIDADE DO DESEJO O DESEJO SE TRANSFORMA ID S E PENSAMENTO MÁGICO + NARCISISMO DESPREZAR A REALIDADE FINANCEIRA, SER IMEDIATISTA, MERCER O MUNDO, APROXIMAR-SE DA PSICOSE. ENFRENTAR A REALIDADE NÃO REALIZAR O DESEJO, REPRIMI-LO E GERAR O SINTOMA NEURÓTICO SUBLIMAR REALIZAR OUTRO DESEJO SUBSTITUTO, POSSÍVEL E ACEITÁVEL. REALIDADE

8 O PAPEL DO MARKETING FLEXIBILIZAÇÃO DO SUPEREGO, FAVORECENDO O NARCISISMO (A SOCIEDADE É ALGO MENOR), O PENSAMENTO MÁGICO (PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO À TECNOLOGIA), O IMEDIATISMO, O COMPORTAMENTO DE RISCO E O AFASTAMENTO DA REALIDADE. A REALIZAÇÃO DO DESEJO É O QUE INTERESSA!!! APROVEITAR-SE DE UMA LEI FUNDAMENTAL DO DESEJO: O DESEJO É O DESEJO DO OUTRO (LACAN), TRANSFORMANDO O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL EM COLETIVO

9 Prof. Luís Alfredo Vidal de Carvalho Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva IESC/UFRJ


Carregar ppt "Prof. Luís Alfredo Vidal de Carvalho Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva IESC/UFRJ O Comportamento do Consumidor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google