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Matemática 5.º Ano Estatística.

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Apresentação em tema: "Matemática 5.º Ano Estatística."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática 5.º Ano Estatística

2 Estatística: RAMO DA MATEMÁTICA QUE TRABALHA COM A RECOLHA, ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS. Um pouco de história… Desde a antiguidade que o homem sentiu necessidade de recolher, organizar e analisar dados. A palavra estatística surge no Séc. XVII e deriva do latim Statu , que significa estado – “Ciência das coisas que pertencem ao estado”. Os Reis e Imperadores recorriam ao estudo sobre a população, riqueza, n.º de empregados, n.º de animais , entre outras coisas, para depois tomarem decisões relativas à guerra e cobrança de impostos, por exemplo. No Séc. XVIII foram elaboradas as “Tábuas de mortalidade” que contabilizavam o n.º de óbitos devido à peste.

3 Com o passar do tempo , a Estatística desenvolveu-se sendo hoje, considerada uma ciência fundamental para a realização de estudos sobre Saúde, Economia, Educação, Ambiente, Política, Censos … Em Portugal o organismo estatal que produz este tipo de dados é o Instituto Nacional de Estatística e foi criado em 1935. Assim, a Estatística tem como finalidade recolher, organizar e analisar dados sobre uma determinada situação para poder tirar conclusões e fazer previsões.

4 Censos e sondagens POPULAÇÃO – coleção de unidades individuais, que podem ser pessoas, animais, resultados experimentais, com uma ou mais características em comum, que se pretendem analisar. (ex: Censos) AMOSTRA – subconjunto da população, que se observa com o objectivo de tirar conclusões para a população de onde foi retirada. (ex: sondagens políticas) DIMENSÃO DA AMOSTRA – número de elementos da amostra.

5 1.º RECOLHA DE DADOS A Sara resolveu inquirir os colegas da turma para saber qual era o sabor preferido de gelado. As respostas da turma foram:

6 2.º ORGANIZAÇÃO DE DADOS Após a recolha de dados, a Sara organizou-os numa tabela de frequências com 3 colunas: Uma coluna para o sabor preferido de gelado. Outra coluna para a contagem. E, ainda, outra coluna para a frequência absoluta.

7 Organização da informação em gráfico de barras

8 3.º INTERPRETAÇÃO DE DADOS
Pela análise da tabela de frequências e do gráfico de barras podemos concluir que: Responderam 24 alunos. O sabor preferido de gelado é chocolate, pois a frequência absoluta é 8, logo a barra maior no gráfico. O sabor preferido menos frequente é limão.

9 PICTOGRAMAS Outro tipo de gráficos
São gráficos onde os números são representados por símbolos ou figuras que têm ligação com o assunto em estudo.

10 Outro tipo de gráficos Gráficos de linhas ou cartesianos
São gráficos em que cada valor é representado por um ponto unindo-se os vários pontos por uma linha contínua.

11 GRÁFICOS CIRCULARES Outro tipo de gráficos
Estes gráficos utilizam-se, normalmente, para representar percentagens.

12 HISTOGRAMAS Outro tipo de gráficos
É um tipo de representação usado para dados quantitativos contínuos. É um diagrama de áreas, formado por uma sucessão de rectângulos adjacentes, tendo cada um por base um intervalo de classe e por área a frequência relativa (ou absoluta) dessa classe.

13 TAREFA Agora, vamos fazer um estudo na turma para saber qual é o animal preferido. 1.º Cada aluno vai ao quadro e regista o nome do animal preferido. 2.º Fazemos a contagem (com os traços). 2.º Organizamos a informação numa tabela de frequências. 3.º Construímos um gráfico de barras.


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