A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comentários sobre concepções alternativas em astronomia e erros conceituais em livros didáticos Profª Daniela B. Pavani IF/UFRGS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comentários sobre concepções alternativas em astronomia e erros conceituais em livros didáticos Profª Daniela B. Pavani IF/UFRGS."— Transcrição da apresentação:

1 Comentários sobre concepções alternativas em astronomia e erros conceituais em livros didáticos Profª Daniela B. Pavani IF/UFRGS

2 Estes slides correspondem a um recorte do trabalho intitulado: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA A INSERÇÃO DA ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL de Rodolfo Langhi & Roberto Nardi, disponível em www.geocities.ws/prof.rodo/ensino_astro.ppt. Sendo complementado pelo artigo Idéias de senso comum em astronomia, Rodolfo Langhi (2004), www.telescopiosnaescola.pro.br/langhi.pdf.www.geocities.ws/prof.rodo/ensino_astro.ppt

3 VISÃO GERAL Concepções alternativas em Astronomia Erros conceituais comuns em livros didáticos e suas causas Conteúdos de Astronomia no Ensino Fundamental segundo os PCN Por que ensinar Astronomia

4 Segundo os PCN (BRASIL, 1997), os estudantes possuem um repertório de representações, conhecimentos intuitivos, adquiridos pela vivência, pela cultura e senso comum, acerca dos conceitos que serão ensinados na escola. Para Tignanelli (1998), a criança procura as suas próprias explicações, geralmente sustentadas pela sua fantasia, seja mítica ou mística. Se não lhe forem apresentadas outras opções, esse pensamento mágico da criança persistirá durante toda a sua vida.

5 Principais concepções de fenômenos astronômicos e suas causas - Estações do ano são causadas devido à distância da Terra ao Sol; - Interpretação das fases da Lua como sendo eclipses lunares semanais; - Possuem uma visão geocêntrica do Universo; - Colocam estrelas entre os planetas do Sistema Solar; - Desconhecem o movimento aparente das estrelas no céu; - Associam a presença da Lua exclusivamente ao céu noturno; - Associam a existência da força de gravidade com a presença de ar;

6 Principais concepções de fenômenos astronômicos e suas causas - Astronomia e Astrologia são indistintas; - ao meio-dia, a sombra de um poste é nula (na verdade, ela é a mais curta do dia; mas nem sempre nula ou um ponto); - que estrelas possuem pontas, conforme Boczko (1998). As aparentes pontas deestrelas são simplesmente um resultado das cintilações que a luz delas sofre ao atravessar a atmosfera terrestre, pois estrelas são praticamente esféricas, e não pontiagudas;

7 Principais concepções de fenômenos astronômicos e suas causas - que para diferenciar estrelas de planetas ao se olhar para o céu, basta verificar se o brilho está oscilante, ou seja, a luz da estrela pisca e a do planeta é sempre constante (no entanto, cabe lembrar que a luz de um planeta pode cintilar também se estiver próximo ao horizonte, pois são os gases turbulentos da atmosfera que provocam o desvio dos raios luminosos provenientes do espaço, dando a impressão de uma cintilação);

8 Principais concepções de fenômenos astronômicos e suas causas - que ao observar através de um telescópio, o aluno verá uma nebulosa ou galáxia colorida, tal qual aparecem nas fotos de publicações sobre o tema (como os olhos humanos não são sensíveis suficientes para distinguir cores separadamente de fontes luminosas tão fracas como as galáxias e nebulosas, enxergamos estes objetos esbranquiçados pelo telescópio. Apenas filmes fotográficos com longos tempos deexposição possuem a capacidade de registrar as cores que aparecem nas fotos);

9 Principais concepções de fenômenos astronômicos e suas causas - que meteoróide, meteoro, meteorito, asteróide, cometa e estrela cadente são objetos celestes iguais..... - que cada estação do ano inicia-se taxativamente em suas datas previamente descritas, ou seja, para o hemisfério sul seria o outono em 21/03, o inverno em 22/06, a primavera em 23/09 e o verão em 23/12, quando na verdade, cada um destes dias é apenas o início aproximado de cada estação (solstícios e equinócios).

10 Principais concepções de fenômenos astronômicos e suas causas Barros (1997): · Dificuldades cognitivas deste tema; · Ausência de evidências claras e perceptíveis que provem o movimento terrestre; · Metodologia de ensino (excesso de leitura e falta de observações diretas do céu); · Deficiente formação dos professores neste campo da Astronomia; · Tipo de vida cada vez mais urbano, poluição luminosa.

11 Principais concepções de fenômenos astronômicos e suas causas -a mídia (Nascimento, 1989; Fraknoi, 1995; Bretones, 1999); -formação acadêmica limitada de professores (Maluf, 2000; Bretones, 1999); - presença de erros conceituais em livros didáticos, conforme diagnosticado por Bizzo (1996), Trevisan (1997), Canalle (1994, 997) e Paula & Oliveira (2002).

12 VISÃO GERAL Concepções alternativas em Astronomia Erros conceituais comuns em livros didáticos e suas causas Conteúdos de Astronomia no Ensino Fundamental segundo os PCN Por que ensinar Astronomia

13 Erros conceituais de Astronomia mais comuns em livros didáticos Livro Didático: Material bibliográfico sobre o assunto é reduzido Livro didático pode ser a única fonte de consulta Livros didáticos com sérios erros conceituais

14 Erros conceituais de Astronomia mais comuns em livros didáticos Estações do ano Lua e suas fases Movimentos e inclinação da Terra Representação de constelações Estrelas Dimensões dos astros no Sistema Solar Número de satélites e anéis em alguns planetas Cometas/meteoros Pontos cardeais Características planetárias Falham no aspecto do incentivo à observação prática, a prática observacional

15 Fonte: Paula e Oliveira (2002) Estações do Ano

16 Erros conceituais de Astronomia mais comuns em livros didáticos Estações do ano Lua e suas fases Movimentos e inclinação da Terra Representação de constelações Estrelas Dimensões dos astros no Sistema Solar Número de satélites e anéis em alguns planetas Cometas/meteoros Pontos cardeais Características planetárias Falham no aspecto do incentivo à observação prática, a prática observacional

17 Fases da Lua Fonte: Paula e Oliveira (2002)

18 Erros conceituais de Astronomia mais comuns em livros didáticos Estações do ano Lua e suas fases Movimentos e inclinação da Terra Representação de constelações Estrelas Dimensões dos astros no Sistema Solar Número de satélites e anéis em alguns planetas Cometas/meteoros Pontos cardeais Características planetárias Falham no aspecto do incentivo à observação prática, a prática observacional

19 Pontos Cardeais Fonte: Paula e Oliveira (2002)

20 VISÃO GERAL Concepções alternativas em Astronomia Erros conceituais comuns em livros didáticos e suas causas Conteúdos de Astronomia no Ensino Fundamental segundo os PCN Por que ensinar Astronomia

21 Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de Astronomia Brasil (1997), Brasil (1998), Brasil (1999) Ciências naturais (que inclui Astronomia), visa a compreensão sobre o Universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida, seus processos e transformações. Incentiva atividades práticas, e visitas preparadas a observatórios, planetários, associações de astrônomos amadores, museus de Astronomia e de Astronáutica.

22 Os Parâmetros Curriculares Nacionais e o ensino de Astronomia Brasil (1997), Brasil (1998), Brasil (1999) Professor de Ciências preparado para fornecer subsídios aos alunos a fim de: - Identificar algumas constelações, mediante observação direta; - Compreender a atuação da atração gravitacional; - Funcionamento do dia e da noite; - Estações do ano; - Distinções entre as teorias geocêntrica e heliocêntrica; - Relações espaciais e temporais na dinâmica e composição da Terra; - Valorizar o conhecimento historicamente acumulado em Astronomia.

23 VISÃO GERAL Apresentação Concepções alternativas em Astronomia Erros conceituais comuns em livros didáticos e suas causas Conteúdos de Astronomia no Ensino Fundamental segundo os PCN Por que ensinar Astronomia

24 A interdisciplinaridade no ensino de Astronomia Ensino de Astronomia como auxilio na formação do cidadão Ensino de Astronomia como facilitador na mudança das concepções alternativas Por que ensinar Astronomia?

25 http://sites.google.com/site/proflanghi/l http://www.eusou.com/astronomo/ http://www.portaldoastronomo.org/ Sites interessantes de Astronomia


Carregar ppt "Comentários sobre concepções alternativas em astronomia e erros conceituais em livros didáticos Profª Daniela B. Pavani IF/UFRGS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google