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Card Sorting Tópicos Especiais em Ambientes WEB José Carlos Toniazzo.

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Apresentação em tema: "Card Sorting Tópicos Especiais em Ambientes WEB José Carlos Toniazzo."— Transcrição da apresentação:

1 Card Sorting Tópicos Especiais em Ambientes WEB José Carlos Toniazzo

2 Organização de cartões - categorização de cartões - card sorting

3 Card Sorting Categorização de cartões - é uma técnica de prototipagem rápida utilizada pela arquitetura de informação.

4 Por que categorizar? Categorizar, ou classificar, é agrupar entidades (objetos, idéias, ações, etc.) por semelhança. Categorizar é o processo cognitivo de dividir as experiências do mundo em grupos de entidades, ou categorias, para construir uma ordem dos mundos físico e social em que o individuo participa. Categorização é um mecanismo cognitivo fundamental que simplifica a interação do indivíduo com o ambiente.

5 Categorização

6

7 Submarino

8 Como organizar informações? O mesmo conjunto de informações pode ser organizado de várias formas, seguindo diferentes esquemas de organização. As notícias de um jornal, por exemplo, podem ser organizadas pelo seu assunto ( política, economia, esportes, etc.), cronologicamente pela data em que foi publicada, ou alfabeticamente pelo nome do repórter.

9 Esquemas ambíguos Por Assunto Divide a informação em diferentes tipos, diferentes modelos ou diferentes perguntas a serem respondidas. Ex: Páginas Amarelas, Editorias do jornal, Supermercado. Por Tarefa Organiza a informação em conjuntos de ações. Usado muito em software transacionais. Raramente utilizado sozinho na Web. Ex: Menu aplicativos Windows (Editar, Exibir, Formatar).

10 Esquemas ambíguos Por Público-Alvo Indicado quando se deseja customizar o conteúdo para diferentes públicos-alvos. Ex: Lojas de departamento (classifica seus produtos em masculino, feminino e infantil). Por Metáfora Utilizado para orientar o usuário em algo novo baseado-se em algo que lhe é familiar. Normalmente limita a organização. Ex: Desktop de um computador (utiliza a metáfora de uma mesa de escritório).

11 Esquemas exatos Localização Compara informações vindas de diferentes locais. Ex: Previsão do tempo, pesquisa política, Atlas de anatomia. Seqüência Organiza itens por ordem de grandeza. Indicado para conferir valor ou peso a informação. Ex: Lista de preços, Top musics.

12 Organizando conteúdos Se você quer que as pessoas encontrem as coisas que procuram, você deve organizar os conteúdos com base no que as pessoas conhecem sobre esses conteúdos. A organização de uma loja de roupas deve refletir o modo como as pessoas acham que as roupas são organizadas. As palavras usadas devem refletir as palavras que as pessoas utilizam e o layout do site deve refletir a tarefa de as pessoas comprarem (Wodtke, 2003).

13 Organizando conteúdos As pessoas grandes o suficiente para alcançarem um teclado viveram o suficiente para ter uma idéia sobre como o mundo está organizado. Você - como designer - pode ignorar isso e impor um novo esquema, ou pode aprender sobre como as pessoas percebem o âmago do seu conteúdo e usar isso para ser mais eficaz (Wodtke, 2003).

14 Organizando conteúdos 4 boas maneiras de aprender: Observar os outros: ir a uma loja real. Estudar o inimigo: visitar os sites concorrentes. Olhar os seus logs de busca. Aplicar um Card Sorting: estudar usuários potenciais, através da organização de cartões.

15 Um erro clássico Segundo Nielsen (2004), um erro nos sites e intranets é estruturar a informação baseado em como a empresa enxerga a sua informação. Isso resulta em diferentes subsites para cada um dos departamentos ou para cada provedor interno de informação (espelhamento do organograma).

16 O que é card sorting É uma técnica para obter dados sobre o modelo mental dos usuários no que diz respeito ao espaço de informação (Nielsen, 2004). Faz parte de uma abordagem centrada no usuário, onde o objetivo é aumentar a probabilidade do usuário encontrar um nó de informação, quando estiver navegando.

17 o que é card sorting Segundo Willis (2003), é uma técnica para compreender como o usuário agrupa informações dentro de um domínio. Os participantes organizam cartões representando tipos específicos de informação. Willis, Dan. 2003. Http://www.dswillis.com/tools

18 quando aplicar No projeto de um novo site; Na criação de uma nova área do site; No redesign de um site. (Maurer & Warfel)

19 Comparação Testes de usabilidade - Método de avaliação. Já partimos de um design. O objetivo é descobrir se este está adequado à natureza humana e quais os seus problemas. Card sorting - Método de geração. Não parte de um design. Seu objetivo é descobrir como as pessoas pensam, sobre um tema. Acessar o seu modelo mental e o vocabulário utilizado. Pode-se combinar os dois métodos, utilizando-se protótipos em papel (Nielsen, 2004).

20 tipos de card sorting Warfel classifica o Card Sorting segundo o aparato utilizado: Alta fidelidade: é quando há o uso de um programa de computador para executar o trabalho (exemplos: EZSort, OptimalSort) e os dados são tratados automaticamente; Baixa fidelidade: forma tradicional, onde são distribuídos cartões físicos aos participantes, e os dados são tratados pelo pesquisador.OptimalSort

21 tipos de card sorting Segundo Montero & Fernandez (2004), há dois tipos de Card Sorting: Aberto: o usuário agrupa livremente os itens criando o número de conjuntos que achar necessário; Fechado: os grupos são previamente criados e rotulados pelo pesquisador, e o usuário apenas agrega itens a grupos pré-existentes.

22 Procedimentos Preparar dois grupos de cartões: coloridos e brancos; Escrever nos coloridos as chamadas principais; Escrever nos brancos os itens (dados ou links) que compõem a interface; Distribuir os cartões coloridos sobre uma mesa;

23 Procedimentos Embaralhar os cartões brancos e entregá-los; Solicitar ao usuário que agrupe os cartões brancos de acordo com as chamadas dos cartões coloridos, da maneira mais apropriada; Ao término, registrar (p.ex: fotografar) disposição dos itens em relação às chamadas principais; OBS - Se sobrarem cartões, deve-se pensar na inclusão de uma nova chamada, ou em um novo nome mais abrangente.

24 Analisando dados (Wodtke) 1 - Olhar qual é o esquema de organização dominante: Se for um site de receitas, a maior parte de suas categorias são baseadas em ingredientes? Pratos principais? Culturas? Tipicamente, um vai se sobressair. 2 - Ajustar a consistência da nomenclatura. 3 - Analise as categorias singulares

25 Analisando dados (Wodtke) 4 - Agora, analisar o todo: - Os rótulos são adequados? - Há mais de um item em cada categoria? - Há categorias muito estensas, precisando ser subdivididas?

26 Taxonomia (Wodtke) Depois deste refinamento, você terá uma taxonomia. Ela é simplesmente um sistema de organização hierárquico. Na web muito útil para a busca (browsing). Se você tiver feito o trabalho a contento, ninguém nunca vai notar que a taxonomia existe.

27 Análise qualitativa A análise dos dados pode ser feita tanto de forma qualitativa quanto de forma quantitativa. É indicado fazer uma análise qualitativa quando as categorias e os participantes não são numerosos. É um processo elaborado que envolve um detalhamento maior das circunstâncias. Nela o pesquisador tem um peso maior no resultado, pois dependerá de sua análise subjetiva.

28 Análise quantitativa A outra forma seria a análise quantitativa - baseada em cálculos estatísticos para determinar os resultados. É mais adequada quando o número de participantes e categorias é elevado. É comum aqui usar programas de computador para gerar diagramas. Ferramenta online: OptimalSort.OptimalSort.

29 Análise visual Frisoni & Steil (2005) levam em consideração o modo como os participantes dispuseram os cartões para compor o menu do site (diagramação). Não há referências sobre isso na revisão de literatura. Trata-se de uma inovação Card Sorting.

30 Conclusões Existem muitas formas de aplicar o Card Sorting. Cabe ao pesquisador refletir sobre os objetivos de sua pesquisa para extrair o melhor da técnica. No caso da análise qualitativa, os resultados foram explorados de forma mais rica e abrangente. Isso leva a uma arquitetura mais próxima do modelo mental do usuário e a soluções mais criativas e eficazes. PIRAUÁ, J; MOURA, D e PADOVANI, S. Discutindo o Card Sorting: uma análise da técnica. 6. USIHC


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