A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente para um bom estudo e preparação para a avaliação.

2 Grupo 9 – Filosofia e História

3 A Filosofia nos séculos XVII e XVIII - Pensamento filosófico sec
A Filosofia nos séculos XVII e XVIII - Pensamento filosófico sec. XVII e XVIII aquecido pelo racionalismo clássico - Renascimento (séc. XVI): movimento fundamentado na razão que impulsionou o cientificismo. - Grande Racionalismo clássico (XVII e XVIII) empirismo medidor da capacidade humana de conhecer, de explicar e de transformar a natureza e as relações sociais e políticas, pelo uso da razão, da reflexão e da experiência.

4 - O homem, além de contemplar os elementos da natureza, passou a estudá-los e a decifrá-los. - A atividade filosófica procurou avaliar e quantificar a capacidade humana para conhecer e demonstrar a verdade do conhecimento por ele produzido. - As conquistas científicas - No campo da política

5 Grupo 10 – Século das luzes

6 O racionalismo Com o racionalismo, uma nova forma de ação sacudiu antigas formas de fazer ciência e política. John Locke defendia a liberdade política e de culto Enalteceu o regime parlamentarista O Estado deveria buscar o bem comum Voltaire divulgou propostas contra o absolutismo e a falta de liberdade e pregava a tolerância política e religiosa

7 Grupo 11 – O iluminismo

8 Setores letrados, principalmente a burguesia X Absolutismo Os pensadores desse período expressavam sua insatisfação quanto à opressão e à ausência de liberdade política, de pensamento, e de comércio Os enciclopedistas Os ideais iluministas foram divulgados, sobretudo, a partir da Enciclopédia Diderot e Jean d`Alembert Barão de Montesquieu “somente o poder pode controlar o poder” Três poderes independentes: Executivo, Legislativo e Judiciário Jean Jacques Rousseau Condenava a propriedade privada Todo o poder para governar vem do povo

9


Carregar ppt "Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google