A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação 8h30 – Credenciamento 9h00 – Abertura Vídeo ABC – CNA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação 8h30 – Credenciamento 9h00 – Abertura Vídeo ABC – CNA"— Transcrição da apresentação:

1

2 Programação 8h30 – Credenciamento 9h00 – Abertura Vídeo ABC – CNA
9h00 – Abertura Vídeo ABC – CNA Vídeo Banco do Brasil 9h30- Módulo 1 – Elaborando Projeto ABC Noções Gerais dos requisitos necessários para um projeto ABC. 12h00 – Almoço 13h00 - Módulo 1 – Elaborando Projeto ABC Como preencher os formulários do projeto ABC (Modelo Banco do Brasil) 15h00 – Coffee 15h30 – Módulo 2 – Cadastro Ambiental Rural As alterações do CAR com o novo Código Florestal 16h30 – Módulo 3- Limite de Crédito 17h00 - Encerramento

3 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC 1.Escolha da Instituição Financeira Os recursos do Programa A B C podem ser solicitados por produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas de produtores rurais, inclusive para repasse a associados. Para contratar o financiamento, o produtor rural deve: Procurar a agencia do banco de sua preferência, na qual possui conta corrente. O banco deve se ser credenciado pelo BNDES(Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social)para poder realizar a operação de crédito.

4 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC 2- Finalidades Apoiadas pelo programa Recuperação de pastagens degradadas(ABC Recuperação). Implantação e melhoramento de sistemas orgânicos de produção agropecuária(ABC Orgânico). Implantação e melhoramento de sistemas de plantio direto “na palha”(ABC Plantio Direto). Implantação e melhoramento de sistemas de integração lavoura- pecuária-, lavoura-floresta, pecuária-floresta ou lavoura-pecuária-floresta e de sistema agroflorestais(ABC Integração).

5 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC Implantação, melhoramento do manejo de florestas comerciais, inclusive aquelas destinadas ao uso industrial(ABC Florestas). Adequação ou regularização das propriedades rurais frente a legislação ambiental, inclusive a recuperação da reserva legal, de áreas de preservação permanente, recuperação de áreas degradadas e implantação e melhoramento de planos de manejo florestal sustentável(ABC Ambiental).

6 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC Implantação, melhoramento e manutenção de sistemas de tratamento de dejetos e resíduos oriundos de produção animal para geração de energia e compostagem (ABC Tratamento de Dejetos). Implantação, melhoramento e manutenção de florestas de dendezeiro, prioritariamente em áreas produtivas degradadas ( ABC Dendê). Estimulo ao uso da fixação biológica do nitrogênio(ABC Fixação).

7 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC 3- Itens financiáveis Desde que vinculados a projeto em conformidade com as finalidades apoiadas pelo programa. Elaboração de projeto técnico e georeferenciamento das propriedades rurais; Assistência técnica para manutenção do projeto; Realocação de estradas internas das propriedades; Aquisição de insumos; Pagamento de serviços destinados à conversão para produção orgânica;

8 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC Aquisição, transporte, aplicação e incorporação de corretivos agrícolas (calcário e outros); Marcação e construção de terraços e implantação de práticas conservacionistas do solo; Adubação verde e plantio da cultura de cobertura do solo; Aquisição de sementes e mudas; Implantação de viveiros de mudas florestais; Operações de destoca; Implantação e recuperação de cercas, aquisição de energizadores de cerca;

9 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC Aquisição, construção ou reforma de bebedouros e de saleiros ou cochos para sal; Aquisição de máquinas, implementos e equipamentos de fabricação nacional.( Limitado a 40% do Valor do Orçamento) Construção e modernização de benfeitorias e instalações na propriedade rural. Serviços de agricultura de precisão. Despesas de mão de obra própria. Aquisição de bovinos, ovinos e caprinos, para reprodução, recria e terminação, e sêmen, óvulos e embriões dessas espécies. (limitada a 40% do valor financiado)

10 Custeio associado Custeio associado ao investimento, limitado a 30% (trinta por cento) do valor financiado, admitida a elevação para: . até 35%  implantação/manutenção de florestas comerciais, recomposição de APP’s ou de reserva legal; . até 40%  aquisição de bovinos, ovinos e caprinos e sêmen dessas espécies.

11 Prazos Definido de acordo com o projeto técnico e com o fluxo de receitas da propriedade beneficiada: Implantação de viveiros de mudas florestais: . até 5 anos (incluídos até 2 anos de carência) Adequação ao sistema de agricultura orgânica, recuperação de pastagens e integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta, pecuária-floresta e lavoura-pecuária-floresta: . até 8 anos (incluídos até 3 anos de carência) . pode ser estendido para até 12 anos, caso inclua floresta Implantação e manutenção de florestas comerciais e para produção de carvão vegetal: . até 12 anos (incluídos até 8 anos de carência) . prazo máximo = 6 meses após a data do primeiro corte . pode ser estendido para até 15 anos, se a espécie florestal justificar.

12 Prazos Recomposição e manutenção de APP’s e/ou de reserva legal:
. até 15 anos (incluído até 1 ano de carência); Implantação e manutenção de florestas de dendezeiro: . até 12 anos (incluídos até 6 anos de carência); Implantação de plantio direto na palha: . até 8 anos (incluídos até 3 anos de carência); Melhoria de sistemas de plantio direto: . até 5 anos (incluídos até 2 anos de carência); Demais financiamentos: até 10 (incluídos até 5 anos de carência) Periodicidade de pagamentos: . semestral . Anual Juros Efetivos : 5,00 %

13 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC 4- Documentos Exigidos Do imóvel onde será aplicado o financiamento a)Certidão de Cadastro de Imóvel Rural(CCIR) vigente b)Certidão Negativa de Débito (CND)ou DARF c)Contrato de Arrendamento ou Carta de Anuência d) Título de propriedade registrado (EPCV,outros); e) Últimos 5 ITR’s ou Certidão Negativa de Débito; f) Contrato de Arrendamento ou Carta de Anuência (se for o caso); g) Licença ambiental ou sua dispensa pelo órgão competente; h) Certificado de regularidade ambiental ou protocolo de entrega de documentação para fins de regularização (Bioma Amazônia).

14 Do proponente: a) CND do INSS ou declaração de não contribuinte da previdência social (proponente e coobrigado); b) Declaração de adimplência com a União; c) Declaração de recursos controlados (modelo fornecido pelo banco); d) Declaração do Bioma Amazônia (modelo fornecido pelo banco); e) Declaração de embargo da atividade (modelo fornecido pelo banco); f) Declaração quanto ao trabalho escravo; g) CRF FGTS ( quando for o caso); h) RAIS (quando for o caso).

15 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC 5- Critérios para o financiamento Respeita as normas estabelecidas pelo Banco Central; Caracterizar, descrever e detalhar as garantias, reais ou pessoais, no instrumento de crédito, e; Não será admitida a constituição de penhor de direitos creditórios decorrentes de aplicação financeira.

16 6- Exigências Específicas

17 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC 7- Passo a passo para a elaboração do Projeto ABC Item 1:Proponente Nome CPF/CNPJ Item 2:Imóveis Explorados Matrícula Área total Área Explorada

18 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC Item 3- Atividades Desenvolvidas Item 4-Finalidade do Financiamento Item 5-Dados do Projeto de Investimento Item 6-Características do imóvel rural Item 7-Controles e Recursos Gerenciais Item 8-Mercado Item 9- Plano de Manejo da área do Projeto

19 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC Item 10- Histórico das últimas safras. Item 11-Endividamento total com terceiros.

20 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC Item 12-Responsabilidadeindiretas(aval/fiança) Item 13-Planejamento das atividades

21 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC Item 14- Custos de Produção Item 15- Anexos.

22 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC 8- Formas de Pagamento e prazos para liberação do crédito De acordo com o fluxo de caixa do projeto. (semestral ou anual). Com todos os documentos corretos, limite de crédito estabelecido e projeto bem formulado em torno de 60 dias. 9- Conceituação de ano-agrícola ou ano-safra para pedido de recursos do programa ABC. Ano Agrícola inicia-se com o anuncio do plano safra pelo governo Federal normalmente de 01/07 a 30/06 do ano seguinte 10- Percurso e prazos de um Projeto ABC. Todos os projetos devem ser entregues na agência de relacionamento, elaborados por técnico credenciado e passará por três tipos de analise, Técnica, Documental e Econômica.

23 Elaborando Projetos ABC
Módulo 1 Elaborando Projetos ABC Principais erros encontrados em projetos: Orçamentos sintéticos. Implantação do Projeto em Área de Reserva Legal e Permanente. Falta de Analise de solo e Recomendação Agronômica. Itens não cobertos pela Linha. Falta de Histórico e do Manejo a ser Implantado na Área. Falta da identificação dos Pontos Geodésicos, fotografias da áreas. Capacidade de Pagamento e Limites de Crédito. Garantias e falta de Documentação.

24 LIMITE DE CREDITO - CADASTRO
O que é? É a parte do Limite de Crédito do cliente onde são inseridos os dados pessoais, profissionais, Patrimoniais, Bens, Direitos, Obrigações e relacionamentos que este cliente possui. Qual a finalidade? Registrar as informações relativas a profissão, atividades econômicas, posses e situação patrimonial dos clientes e de suas obrigações e relacionamentos, com a finalidade fornecer informações sobre o seu perfil e garantias para a analise futuras operações de crédito. O cadastro é instrumento essencial para a qualidade das decisões de crédito. Toda e qualquer alteração deve ser sempre informada.

25 Módulo de Produção Agropecuária
O que é? É uma parte do cadastro do cliente onde são inseridos os dados das atividades agropecuárias, centralizando as informações necessárias à condução de negócios os com produtores rurais. Qual a finalidade? Registrar as informações relativas a todos os empreendimentos agrícolas e pecuários desenvolvidos pelo cliente, sendo necessário um registro para cada atividade/sistema de produção.

26

27

28 Cadastro Ambiental Rural - CAR
Módulo 2 Cadastro Ambiental Rural - CAR

29

30 Dalton Francisco Catto
Contato Dalton Francisco Catto Gerente de Setor UA. GERAG Brasília DF.


Carregar ppt "Programação 8h30 – Credenciamento 9h00 – Abertura Vídeo ABC – CNA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google