A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luiz Carlos Lopes Desenvolvimento de Programas aqui no último slide.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luiz Carlos Lopes Desenvolvimento de Programas aqui no último slide."— Transcrição da apresentação:

1 Luiz Carlos Lopes Desenvolvimento de Programas aqui no último slide

2 INVISIBILIDADE Deslocamento Comunicação Medo

3 Grupo de Trabalho Desafios SEDPcD Segurança Pública
Justiça e Cidadania Saúde Educação Desenvolvimento Social Defensoria Pública Ministério Público Desafios Ampliar fontes de dados (subnotificação) Pouco conhecimento sobre deficiência Relação Deficiência X Violência ignorada Capacitação da rede Comunicação Falta suporte a vítimas e agressores (cuidador) Faltam protocolos de encaminhamento

4 SP: denúncias – 2011 a 2013 *Dados do Disque 100 e Disque-Denúncia 1,5 vezes mais chances de abuso sexual 4 a 10 vezes maior probabilidade de ter maus-tratos quando criança

5 Negligência – 32% Psicológica – 29% Física – 20% Financeira – 12%
Sexual – 4% Figura 2 – Tipo de denúncias sobre violência contra pessoas com deficiência informados à SEDPcD pelo serviço Disque 100 entre fevereiro de 2011 e abril de Gráfico elaborado pela Coordenadoria de Programas da SEDPcD (setembro/2013).

6 Familiar – 72% Institucional – 14% Vizinhos – 3%
Figura 3 – Perfil do agressor nas denúncias sobre violência contra pessoas com deficiência informado à SEDPcD pelo serviço Disque 100 entre fevereiro de 2011 e abril de Gráfico elaborado pela Coordenadoria de Programas da SEDPcD (setembro/2013).

7 1º EIXO: Notificação e coleta de dados dos casos existentes
Decreto , de 21 de junho de 2013  O Programa está estruturado em três eixos e conta com 23 estratégias.  1º EIXO: Notificação e coleta de dados dos casos existentes Objetivos: ampliar, padronizar e aperfeiçoar o recebimento de denúncias e informações.  ESTRATÉGIAS Inserir campos padronizados em formulários de atendimento; Estimular profissionais da rede de atendimento a denunciar, notificar e encaminhar.

8 2º EIXO: Capacitação dos profissionais e aperfeiçoamento da rede de serviços
 Objetivos: promover cursos, encontros e colocar à disposição materiais e outros recursos para que os agentes públicos possam identificar, atender e encaminhar os casos de violência.  ESTRATÉGIAS Capacitar profissionais com informações sobre o perfil da violência contra esse grupo; Instruir como identificar casos de violência contra pessoas com deficiência; Ampliar a oferta de cursos de LIBRAS para profissionais da rede de serviços; Debater a credibilidade de relatos de pessoas com deficiência intelectual; Realizar seminários na capital e regionalmente.

9 3º Eixo: Prevenção da Violência contra pessoas com deficiência
 Objetivos: Estruturar rede serviços para oferecer suporte a vítimas, familiares e agressores, prevenindo a reincidência e novos casos. ESTRATÉGIAS Elaborar e implantar uma Política Estadual de Moradias Assistidas e Centros-Dia; Apoiar projetos de inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho; Instituir um Programa de Atendimento Psicológico a vítimas e agressores; Inserir cuidador em cursos profissionalizantes ou programas de geração de renda.

10 Obrigado Luiz Carlos Lopes
Tel.: (11) / / aqui no último slide


Carregar ppt "Luiz Carlos Lopes Desenvolvimento de Programas aqui no último slide."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google