A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis."— Transcrição da apresentação:

1 XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis

2 Não XP As equipes são organizadas de modo que uma parte (módulo) fique sob responsabilidade de um desenvolvedor Cabe a esta pessoa efetuar testes e codificação que dizem respeito a sua parte.

3 Quais as vantagens? Esta estratégia reduz a complexidade e as preocupações de um desenvolvedor. Responde somente pelo seu módulo.

4 O que diz o XP? Os diversos módulos do software são integrados diversas vezes por dia e todos os testes unitários são executados. O código não passa até obter sucesso em 100% dos testes unitários.

5 Quais as vantagens? Impede que se crie uma bola de neve que será muito difícil de trabalhar (ter que demorar semanas para integrar) Permite que os desenvolvedores trabalhem sempre com a última versão Não duplicação de funcionalidades que possam ser reaproveitadas Detecção de problemas de integração, dando tempo para sua resolução.

6 Bugs Na integração são detectados muitos problemas que não são identificados por meio de outros tipos de teste. O período em que as partes são integradas e testadas são extremamente longos. Quanto mais tempo durarem os bugs de integração, mais difíceis serão de eliminar

7 Ferramentas Ferramentas de controle de versão como CVS ou Visual Source Safe, são necessárias Ferramenta de script de compilação também (um exemplo para Java é o ANT. Mas o make é também muito utilizado)

8 Cruise Control Thought Works (empresa do Martin Fowler) Automatiza o processo de integração contínua. Como funciona...

9 Cruise Control Desenvolvedor-robô que verifica o repositório de fontes (CVS, ClearCase, Perforce, StarTeam, VSS) periodicamente. Se houve mudança ele faz um checkout, roda todos os testes e publica os resultados em XML (transformado em uma página Web por um servlet).

10 Cruise Control Se o último commit fez algum dos testes falhar Manda e-mail ao desenvolvedor que fez o commit guarda a última cópia 100% funcional Continua a verificar o repositório e quando houver um commit que rode todos os testes, ele incrementa o tag do repositório, publica um novo relatório e atualiza sua cópia.

11 Conclusão Integração contínua "reduz o tempo passado no inferno da integração" [Martin Fowler]


Carregar ppt "XP - Continuous Integration Leonardo Pereira Demilis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google