A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Marcia C. de Souza Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Marcia C. de Souza Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Profª Marcia C. de Souza Silva www.marciasilvaquimica.wikispaces.com
BIOLOGIA VÍRUS Profª Marcia C. de Souza Silva

2 INTRODUÇÃO Os vírus não se inserem em nenhum reino porque não têm estrutura celular. Alguns cientistas os consideram como seres vivos. Outros cientistas os consideram como ser não-vivo.

3 INTRODUÇÃO Quando estão no interior de células, eles possuem propriedades de seres vivos; Fora de células não possuem essas propriedades; São parasitas intracelulares obrigatórios.

4 FORMAÇÃO São formados por uma cápsula de proteína capsídeo, com várias unidades capsômeros. No interior do capsídeo há ácidos nucléicos. DNA ou RNA. O Citomegalovírus humano possui DNA e RNA.

5 Citomegalovírus Provoca infecções, penetra pela membrana mucosa e se reproduz nesse local nas células epiteliais provocando nódulos e afetando órgãos.

6 REPRODUÇÃO O vírus encosta na superfície da célula;
Injeta seu material genético, deixando a cápsula do lado de fora; O DNA viral se multiplica usando os nucleotídeos da célula; Comanda a síntese de RNA; O RNA utiliza os aminoácidos da célula para comandar síntese de proteínas do capsídeo.

7 REPRODUÇÃO As moléculas de DNA resultantes são envolvidas por proteínas e formam-se novos vírus. Eles se libertam com a destruição da célula. Cada vírus pode invadir nova célula ...

8 REPRODUÇÃO Os novos vírus são semelhantes ao original.
Suas propriedades de reprodução e hereditariedade ficam bem definidas. Podem sofrer mutações; Podem evoluir.

9

10

11

12 DEFESAS NATURAIS O organismo humano possui defesas naturais = anticorpos e o interferon. Interferon = proteína produzida por várias células do corpo, como os glóbulos brancos.

13 DEFESAS ARTIFICIAIS Vacinas; Soros; Medicamentos;

14 DISSEMINAÇÃO DE DOENÇAS
EPIDEMIA É toda doença que surge de forma súbita e se espalha rapidamente por uma região. Exemplo = gripe

15 DISSEMINAÇÃO DE DOENÇAS
ENDEMIA Ocorre quando a doença persiste por vários anos num mesmo lugar. Afeta de forma permanente um número de pessoas maior que o usual. Exemplo = malária (Amazônia)

16 DISSEMINAÇÃO DE DOENÇAS
PANDEMIA É o aparecimento de um número de casos da doença fora do comum em todo o mundo. Exemplo = *Gripe suína

17 PRÍONS São partículas de proteína infecciosas.
São uma forma alterada de uma proteína normal presente na membrana de células nervosas do cérebro de vertebrados. Se formam por causa de uma mutação no gene que codifica a proteína normal.

18 PRÍONS Eles ficam depositados na membrana da célula normal provocando sua morte. O indivíduo perde controle motor, apresenta demência e pode morrer.

19 O príon pode ser adquirido por um transplante de um portador que não teve manifestações da doença.
O príon foi responsável pela doença da vaca louca (Encefalopatia espongiforme bovina) – o cérebro fica cheio de buracos como uma esponja. Na década de 80.

20 Há evidências que pessoas se adquiriram por comer carne contaminada.
Logo, esse príon pode passar de uma espécie para outra.

21 Tecido cerebral com aspecto espongiforme

22 VÍRUS DA AIDS

23 Síndrome da imunodeficiência adquirida. (AIDS)
É semelhante ao vírus do grupo simian immunodeficiency virus (SIV), encontrados em chimpanzés e outros macacos. É possível que seres humanos tenham adquiridos por mordidas ou arranhões desses animais.

24 VÍRUS DA AIDS É formado por uma cápsula esférica de glicoproteínas mergulhadas em dupla cama da gorduras com RNA. A proteína externa do vírus [gp120] se encaixa na proteína CD4 do glóbulo branco T4. Com ajuda da enzima transcriptase reversa – o RNA sintetiza um DNA e é destruído.

25 VÍRUS DA AIDS O DNA produz outro DNA que lhe é complementar, se unem – formando uma dupla hélice. Migram para o núcleo da célula e se incorporam ao patrimônio genético da mesma.

26

27 Como é o RNA que produz um DNA primeiramente, o vírus da AIDS é chamdo de Retrovírus.
A diminuição de linfócitos T4 comprometem o sistema imunológico. A pessoa infectada pode adquiri novas doenças ou infecções e até morrer por conta delas.

28 TRANSMISSÃO Fluídos corporais contaminados: sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno, líquido cefalorraquidiano, líquido amniótico, etc. No contato com mucosas, boca, ânus, vagina, cortes na pele. Agulha contaminada, uso de drogas injetáveis, etc.

29 NÃO SE PEGA POR: SUOR; URINA; SALIVA; LÁGRIMA; ABRAÇO; APERTO DE MÃO;
TOSSE; ESPIRRO;

30 MEDICAMENTOS São inibidores da transcriptase reversa.
AZT (Azidotimidina) ddI (Didanosina) ddC ( Zalcitabina) d4T (Stavudina) 3TC (Lamivudina) Elas são semelhantes aos nucleotídeos dos ácidos nucléicos.

31 PREVENÇÃO Usar camisinhas durante relação sexual;
Evitar uso de objetos cortantes; Não compartilhar objetos de uso pessoal;

32 TESTES USUAIS Teste ELISA. Deve ser repetido duas vezes.
Deve ser confirmado por um outro tipo de teste: o WESTERN-BLOT

33

34 BIBLIOGRAFIA LINHARES, Sérgio. GEWANDSNAJDER, Fernando. Biologia: volume único: 1ª edição – São Paulo: Ática, 2005. Figuras e imagens do Google.


Carregar ppt "Profª Marcia C. de Souza Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google