A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 MATEMÁTICA
Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo Diretoria de Ensino - Região Osasco RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 2º SEMESTRE MATEMÁTICA Profª Dinorah Hasegawa Sato – (011) – (011)

2 Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa.
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1988.

3 PAUTA INTRODUÇÃO FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONSIDERAÇÕES SOBRE LEGISLAÇÃO
ENCAMINHAMENTOS SONDAGEM DIAGNÓSTICA HABILIDADES MATEMÁTICAS

4 Parecer CFE. N° 2.164/78 – Recuperação de Estudos (para análise).
Fundamentação legal Lei 9394/96 – Artigos 2º., 12 e 13; RES. SE-40 de 13/05/2008; Comunicado CENP de 02/06/2008; Parecer CFE. N° 2.164/78 – Recuperação de Estudos (para análise).

5 QUAIS ENCAMINHAMENTOS DEVEM REALIZADOS?
MATEMÁTICA COMO DIAGNOSTICAR E QUAIS ENCAMINHAMENTOS DEVEM REALIZADOS?

6 SONDAGEM DAS IDÉIAS MATEMÁTICAS
Quais conhecimentos têm a respeito da escrita dos números; Quais estruturas aditivas e multiplicativas e que classes de problemas eles costumam utilizar; Quais recursos utilizam para representar os cálculos que fazem, ao resolver situações problema.

7 Sondagem sobre a escrita de números
Propor um ditado de números, pequenos e grandes; A escrita dos números deve ser individual. Exemplo: Faça o ditado dos números na ordem em que estão apresentados: 200 – 40 – 2029 – – – 3000

8 Resolver individualmente os problemas propostos;
Orientação para sondagem sobre as estruturas aditivas e multiplicativas e suas representações Resolver individualmente os problemas propostos; Prepare com antecedência tirinhas de papel, copiando em cada uma delas um problema diferente; Organize a classe em grupos de quatro crianças e entregue uma tirinha a cada aluno; Quando terminarem, devem passar sua tirinha para o colega, e todos vão fazendo isso até que cada aluno tenha resolvido os quatro problemas; Faça o registro a cada sondagem realizada.

9 Sugestões de problemas a serem propostos
(campo aditivo) 1. Pedro tinha 15 figurinhas em seu álbum. Ganhou algumas e agora tem 33. Quantas figurinhas Pedro ganhou? Transformação simples negativa 2. Estão em um lago 35 peixes de cores amarela e vermelha. Se 17 são amarelos, quantos são os peixes vermelhos? Composição com uma das partes desconhecidas 3. Marcos começou um jogo com 31 bolinhas de gude. Na primeira partida ganhou 19 e ao terminar a segunda partida estava com 40 bolinhas. O que aconteceu na segunda partida? Transformação composta positiva e negativa 4. Paulo tem algumas balas e Mariana tem 18 balas a mais que ele. Sabendo que Paulo tem 36 balas, quantas balas tem Mariana? Comparação

10 Sugestões de problemas a serem propostos
(campo multiplicativo) 01 – Uma borracha custa R$0,15. Quanto pagarei por 30 borrachas iguais a essa? Comparação entre razões, idéias de proporcionalidade 02 – Num pequeno auditório, as cadeiras estão arrumadas em 6 fileiras. Cada fileira tem 8 cadeiras. Quantas cadeiras há no auditório? Configuração retangular 03 – Marta foi viajar e levou na mala 3 saias e 2 blusas. De quantas maneiras ela pode se vestir? Combinação 04 – Paulo tem 15 figurinhas e Celso tem três vezes mais figurinhas do que tem Paulo. Quantas são as figurinhas de Celso?Multiplicação comparativa

11 Analisando a Sondagem A Sondagem tanto do Campo Aditivo ou multiplicativo devem ser observadas da seguinte forma: RES: Resolveu Problemas ..(1,2,3.....) (preencher com o número de problemas que foram resolvidos REP: REPRESENTAÇÃO (preencher com a letra correspondente a representação feita pela criança) A. Uso exclusivo de desenhos para representar (tracinhos, bolinhas), mas a resposta é escrita numericamente. B. Uso de desenhos e números para representar a resolução de problemas C. Uso de algoritmos não-convencionais D. Uso de algoritmos convencionais

12 (preencher com os números das habilidades desenvolvidas e pelo aluno)
Ficha de acompanhamento – Recuperação Paralela – Turma ____ Disciplina: Matemática E.E____________________________________ Professor: ________________ Ficha de Acompanhamento Recuperação Paralela Aluno Mês Observações/Recomendações (preencher com os números das habilidades desenvolvidas e pelo aluno) 1 Angélica XXXXXXX 1,2,3,4,5 2 Ariovaldo XXXXXXX 1,2 3 Beatriz XXXXXXXX 1,2,3,4 4 Carlos XXXXXXXXX 19 Tatiana XXXXXXXX 20 Victor XXXXXXXXX

13 HABILIDADES MATEMÁTICAS
Lê, escreve, compara e ordena números naturais. Relaciona agrupamentos de 10 às ordens do Sistema de Numeração Decimal. Reconhece grandezas numéricas pela identificação da quantidade de algarismos e da posição ocupada por eles na escrita numérica. 4. Efetua a adição de números naturais, até centenas.

14 HABILIDADES MATEMÁTICAS
5. Efetua a subtração de números naturais, até centenas. 6. Utiliza as regras do Sistema de Numeração Decimal e as operações: adição e subtração na resolução de problemas que envolvem o Sistema Monetário. 7. Identifica, no enunciado de um problema, os elementos essenciais para a sua resolução. 8. Resolve problemas que envolvem adição e subtração e valida suas respostas.

15 HABILIDADES MATEMÁTICAS
9. Efetua a multiplicação de números naturais. 10. Resolve problemas que envolvem multiplicação e valida suas respostas. 11. Efetua a divisão de números naturais. 12. Resolve problemas que envolvem divisão e valida suas respostas.

16 Referência Bibliográfica:
Esta Orientação Técnica foi subsidiada pelos dados fornecidos pela CENP e SEE


Carregar ppt "RECUPERAÇÃO PARALELA E MÓDULO ESPECIAL/2008 MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google