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Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos ser virtual e o saber real Yara Rezende Gerência de Informação e Conhecimento

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Apresentação em tema: "Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos ser virtual e o saber real Yara Rezende Gerência de Informação e Conhecimento"— Transcrição da apresentação:

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2 Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos ser virtual e o saber real Yara Rezende Gerência de Informação e Conhecimento

3 Sábio não é aquele que conhece muitas coisas, mas o que conhece coisas úteis Ésquilo ( a.C)

4 O jeito Natura de pensar a Informação e o Conhecimento a Informação e o Conhecimento Informação

5 Gerência de Informação Responsabilidade ambiental x utilização de embalagens PET Estrutura organizacional dos principais concorrentes Viabilidade econômica da utilização de bambu na substituição de matérias-primas convencionais para fabricação de celulose e papel História do banho no Brasil (influências dos índios, caboclos, africanos, europeus) Rituais de maquiagem corporal de índios do Brasil Esterilização de chás e especiarias por radiação Técnicas de massagem para bebês, shantala e indígena

6 Gerência de Informação Produtos cosméticos naturais com propriedades repelentes Distribuição e distribuidores seletivos de produtos de luxo na Europa Equipamentos para Dispersão de Emulsões Aplicações cosméticas e dermatológicas do ouro Investimentos em P&D e Mídia das empresas concorrentes Propriedades, toxicologia, aplicações, estudos clínicos e farmacologia da planta Echinacea Purpurea Produtos e embalagens multi-sensoriais Substantividade / long lasting de fragrâncias

7 Gerência de Informação Atividade/ação da água na preservação de cosméticos Licitação do ECT para compra de Protetores Solares para uso dos carteiros da Bahia Patentes de produtos para celulite contendo andiroba Nomes de tecidos (para compor a Linha de Batons Extremo Conforto) Tendências em Cortes de Cabelos para o Verão 2004 Índice de refração de sólidos particulados Ação anti-microbiana do hexamidine diisethionate Custo de plantio e produção nacional de óleo de mamona

8 81% das demandas de informação são respondidas através de pesquisas feitas em fontes de informação externas Gerência de Informação Pesquisas

9 Repensando a Informação ANOS 90. CRESCIMENTO. MERCADO INTERNACIONAL. GLOBALIZAÇÃO. COMPETITIVIDADE. RAPIDEZ. PRÓ-ATIVIDADE. FLEXIBILIDADE. ESPECIALIZAÇÃO Gerência de Informação

10 INFORMAÇÃO CUSTO DE GUARDA INSUMO DE INOVAÇÃO BEM DE CONSUMO Gerência de Informação

11 MAIS IMPORTANTE DO QUE TER A INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO É SABER ONDE ENCONTRÁ-LA Gerência de Informação

12 GUARDAR NÃO DISPOR SIGNIFICA QUANDO SE NECESSITA Gerência de Informação

13 GUARDARGUARDAR TEMTEM CUSTOCUSTO

14 SER ESTRATÉGICO EM RELAÇÃO AO PRAZO DE ENTREGA, A QUANTIDADE E VARIEDADE DE INFORMAÇÃO QUE SE PODE TER ACESSO DIFERENCIAL COMPETITIVO Gerência de Informação

15 ESFORÇO DE BUSCA DA INFORMAÇÃO DEVE ESTAR DIRECIONADO PARA ESPECTRO MAIS AMPLO QUANTO A PROBABILIDADE E RAPIDEZ DE LOCALIZAÇÃO DA DE LOCALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO Gerência de Informação

16 TIPOLOGIAS DE INFORMAÇÃO MERCADOCONCORRÊNCIA NOVOS PRODUTOS PROCESSOS / TECNOLOGIAS NORMAS / LICENÇAS MARCAS / PATENTES LEGISLAÇÃO / AÇÕES GOVERNO PLANEJAMENTO Gerência de Informação

17 ACESSO e INTERCÂMBIO. INSTITUTOS DE PESQUISA. UNIVERSIDADES. ENTIDADES ASSOCIATIVAS. ÓRGÃOS DE CLASSE. BANCOS DE DADOS e BIBLIOTECAS Gerência de Informação

18 INOVAÇÃOCOMPETITIVIDADE GESTÃO DO NEGÓCIO INFORMAÇÃO e não documentação / acervo / arquivos Gerência de Informação

19 . SISTEMA REFERENCIAL DE INFORMAÇÕES (sistema virtual) (sistema virtual) FORTE INTERAÇÃO COM ENTIDADES. FORTE INTERAÇÃO COM ENTIDADES PRODUTORAS / DETENTORAS DE PRODUTORAS / DETENTORAS DE INFORMAÇÃO INFORMAÇÃO. PROSPECÇÃO DE INFORMAÇÃO EM FONTES ESTRATÉGICAS (eletrônicas ou não) ESTRATÉGICAS (eletrônicas ou não). REGISTRO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS CATIVAS/INTERNAS DADOS CATIVAS/INTERNAS Gerência de Informação Fundamentos

20 F O C O. Prospecção Científica, Tecnológica e de Negócios:. acesso remoto à informação onde quer que esteja. Desenvolvimento de Bases Dados Cativas para armazenar e disponibilizar a informação recuperada. Análise e disseminação da informação Gerência de Informação

21 Biblioteca Virtual Natura Gerência de Informação

22 área corporativa (Gerência de Planejamento Estratégico) de pesquisa de informação para apoio ao negócio, visando: desenvolvimento e aprimoramento de produtos, processos, embalagens, conceitos, métodos, dados de mercado e concorrência, indicadores econômicos, etc

23 Gerência de Informação maquilagem Produtos: perfumaria tratamento rosto / corpo tratamento rosto / corpo higiêne / limpeza higiêne / limpeza apoio e brindes Registro em Base de Dados: Composição Química, Público Alvo, Embalagem (tampa, válvula, capacidade, material, segurança, tipo), Forma Galênica, Função, Área de Uso, Preço, Fabricante, Acessórios, País COSMETOTECA

24 Gerência de Informação CIB.net Um mundo de informação na Intranet-Natura CIB CIB Centro de Informações Bibliográficas

25 Gerência de Informação CIB.net Meta-Biblioteca Virtual

26 O jeito Natura de pensar a Informação e o Conhecimento a Informação e o Conhecimento Conhecimento Gerência de Informação e Conhecimento

27 Gerência de Informação.Com Softwares Auditorias E-mpresas Consultorias Telecomunicações Ag. Publicidade e Criação Empresas Altamente Inovadoras EMPRESAS RICAS EM CÉREBROS

28 Gerência de Informação +MENTE + MENTE - MÚSCULO CAPITAL INTELECTUAL

29 Gerência de Informação ATIVOS INTANGÍVEIS RIQUEZA CAPITAL INTELECTUAL TRABALHO GERAR e GERIR IDÉIAS

30 Gerência de Informação Um óleo de massagem para bebês cuja aplicação intensifica o vínculo afetivo entre o bebê e os pais... Um batom que não é sentido nos lábios... Um perfume que além de vender uma fragrância, tem a responsabilidade ambiental de proteger a árvore produtora de sua essência... O primeiro creme cosmético do mundo a ter embalagem refilável... Uma embalagem com dois compartimentos, contendo duas substâncias cosméticas diferentes que após misturadas, tem o seu efeito potencializado... Natura: mais que produtos, Conhecimento...

31 Linha Natura Mamãe Bebê, criada para proteger o universo mãe e filho. Porque só a mulher pode dar à luz. porque só a mulher é mãe. Porque a mulher tem a vida em suas mãos Óleo mineral para higiene e massagem da pele. Natura Batom Extremo Conforto Textura ultrafina surpreendenetemente macia e cores mais intensas FPS 15: proteção extra Novas fragrâncias com notas aconchegantes de vanilha Vitamina E que protege contra os radicais livres HydraSpheres, esferas que preenchem pequenas rugas e suavizam as linhas da pele. Natura Ekos Desodorante Colônia Flor D'Agua Fragrância suave, contendo óleos essenciais em sua composição, para uso diário e abundante A linha Natura Ekos nasceu para integrar naturezas. A natureza brasileira à natureza humana de cada brasileiro. A começar pelo uso de ativos de nossa biodiversidade Natura Chronos é o único anti-sinais que respeita as necessidades da pele nas diversas fases da vida, com fórmulas específicas para cada ciclo biológico: dos 30 aos 35 anos, dos 45 aos 60 anos e dos 60 em diante.

32 Natura Chronos Gel C+ Revitalizador Concentrado para a Pele Embalagem bicompartimentada Liberação concomitante de duas substâncias diferentes Potencialização do efeito de revitalização da pele

33 Gerência de Informação INOVAÇÃO É um processo coletivo, onde a interação entre pessoas é essencial e a colaboração é fundamental

34 Gerência de Informação INTELECTO O MELHOR ABANDONADO Conhecimento que reside na cabeça das pessoas proveniente do trabalho e criação do intelecto ProfissionaisEmpreendedores Inovadores Intuitivos Criativos Líderes

35 PENSAR LONGO PRAZOPRAZOS IMEDIATOS COM EFICIÊNCIA COLABORARCOMPETIR INOVAR TRABALHAR EM EQUIPECOBRANÇA INDIVIDUAL SEM ROMPER PADRÕESSER FLEXÍVEL CONVIVER COM O REALCADA VEZ + VIRTUAL RAPIDEZPERFEIÇÃO CERTEZA MUDANÇA P A R A D O X O S

36 ESTAR FOCADOVISÃO DE MUNDO LIBERDADECONECTIVIDADE ESTABELECER-SEINOVAR SEMPRE TER CONSCIÊNCIAAGIR RÁPIDO RAZÃOEMOÇÃO DIVIDIR CERTEZA MUDANÇA P A R A D O X O S MULTIPLICAR

37 O Homem é a medida de todas as coisas Protágoras ( a.C)

38 Gerência de Conhecimento Ações em Fase Piloto PROJETOSABECHÃOPROJETOSABECHÃO

39 Gerência de Conhecimento Desafio: Identificar o Conhecimento Tácito relativo aos processos de Desenvolvimento de Embalagens, P&D, Fabricação e Engenharia Meta:. compartilhamento. externalização. internalização. sistematização. redução de custo (tempo dos técnicos X tempo de reparo) Solução: Banco de Registro de Conhecimento na Intranet Ações em Fase Piloto

40 Gerência de Conhecimento Ações em Fase Piloto PROJETONECTARPROJETONECTAR Natura Estimulando o Conhecimento e a Troca Através das Relações

41 Gerência de Conhecimento Desafio: resgatar o Conhecimento adquirido em eventos, treinamentos, congressos, feiras, seminários, cursos e visitas técnicas Meta:. compartilhamento. externalização. internalização. sistematização. otimização da relação custo x benefício Solução:. seminários internos e fóruns de debate. registro em relatório ou slides para disponibilização na Intranet Ações em Fase Piloto

42 Objetivos da Área Foco INFORMAÇÃO: Foco INFORMAÇÃO: Pesquisar, buscar, analisar, selecionar, divulgar, sistematizar e organizar informação especializada, de caráter técnico, científico e de mercado, que contribuam para o aperfeiçoamento dos atuais produtos e processos da empresa ou para o desenvolvimento de novos. Através de recursos humanos, conhecimentos, processos e ferramentas modernos e especializados que assegurem a atual posição pioneira e de benchmarking nacional em sistema de informação para negócios, alinhado as mais significativas experiências mundiais no gênero. Foco CONHECIMENTO: Foco CONHECIMENTO: Criar, implementar e gerenciar processos e ferramentas que proporcionem preservação, transferência, compartilhamento, absorção, sistematização e multiplicação dos conhecimentos tácito e explícito, de modo a facilitar a geração de novos conhecimentos, inovação e vantagem competitiva. Através do estímulo à cultura do conhecimento e do aprendizado contínuo, dando subsídios para ensinar pessoas a aprender, através de ações de conscientização e divulgação da sua importância e valor.

43 Saber e não fazer, É ainda não Saber

44 Gerência de Informações. case único e pioneiro. considerado a 1a. Biblioteca Virtual do país. benchmarking nacional. objeto de estudos acadêmicos no Brasil e exterior. objeto de teses:doutorado (USP) mestrado (PUC-CAMP, USP)

45 Gerência de Informação Nestlé - Refinações de Milho Brasil - Embraer - ABN AMRO Bank Universidade Correios e Telégrafos - Imprensa Oficial - Dako Grupo Votorantim - USP - Tribunal de Justiça - Alstom - Aracruz O Boticário - Alcatel - Booz Hallen - Rhodia - Basf - Münchener Palácio do Governo - CESP - Pirelli - SP Alpargatas - OESP - Faculdade de Engenharia de Produção da Universidade S.Carlos Telebras - Secretaria da Fazenda do Est. S.Paulo - SENAI - Secretaria de Cultura do Est. MG - Guimarães - Firmmenich - Caixa Econômica Federal - Instituto Cultural Itaú - Volkswagen - Ass.Bras.Embalagens - Univ. Fed. Amazonas - Univ.Fed. Paraná Conservatoire National des Arts et Matiers (Paris) - Serasa Fomos benchmarking para

46 Gerência de Informação Continuamos únicos, porque esse conhecimento só a gente-Natura tem. Porque somos gente que conhece, gente que ouve gente, gente que compreende as necessidades de outras gentes, gente que se inter-essa. Gente que faz acontecer

47 É bom pensar bem, É sábio planejar bem E melhor e mais sábio do que tudo É fazer bem provérbio persa

48 Yara Rezende Obrigada !

49 Gerência de Informação Backups

50 Gerência de Informações. Pesquisas Temáticas Técnico-Científicas. Pesquisas p/ Desenvolvimento de Conceito de Produtos. Pesquisas de Sugestão de Nomes p/ Novos Produtos. Levantamentos Bibliográficos e Localização e Obtenção Mundial de Papers. Pesquisas de Dados e Informações Pontuais. Pesquisas de Prospecção Tecnológica em Patentes. Planejamento, Construção e Manutenção de Bases de Dados. Manutenção dos Acervos Bibliográficos do CIB e Bases de Dados: (livros, vídeos, CDs, Patentes da Concorrência, Papers Técnicos). Manutenção da Cosmetoteca de Produtos da Concorrência e Base de Dados. Pesquisa e Disseminação Pró-Ativa de Notícias e Informações. Pesquisa Sistemática de Sites Internet de Informações Relativas ao Negócio. Assinaturas de Revistas e Jornais (248 itens de toda empresa). Compra de Publicações e Relatórios Nacionais e Internacionais. Rotinas de Circulação de Revistas, Jornais, Relatórios Jobs

51 BASES DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Centro de Informações Bibliográficas Biodiversidade TCA BI + BC EmbalagensDes.EmbalagensBI + BC Normas de EmbalagensDes.Embalagens BI Matérias PrimasP&DBI + BC Projetos GDQGDQBI + BC AlmoxarifadoEngenhariaBI + BC Arquivo TécnicoEngenhariaBI + BC FornecedoresEngenhariaBI + BC 10 AcervosMemória VivaBI + BC 05 Acervos BibliográficosCIBBI Acervo da CosmetotecaCIBBI + BC 08 Controle de RotinasCIBBD + BI Sabechão - DicasCIBBC

52 Mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado. (Davenport e Prusak, 1998) Processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa Formalização das experiências, conhecimentos e expertise, de forma que se tornem acessíveis para a organização, e esta possa criar novas competências, alcançar desempenho superior, estimular a inovação e criar valor para os clientes G E S T Ã O D O C O N H E C I M E N T O

53 COMPARTILHAMENTO CAPITAL DE RELACIONAMENTO AÇÕES EM GESTÃO DO CONHECIMENTO (1) EXTERNALIZAÇÃOSISTEMATIZAÇÃOINTERNALIZAÇÃO CAPITAL ESTRUTURAL CAPITAL INTELECTUAL ou HUMANO CAPITAL AMBIENTAL Registro da Inteligência Promocional Base K-Inteligência Promocional Registro do Modelo Comercial Base K-Portal Modelo Comercial E-Learning e Jogo de Negócio Registro de Dicas e Melhores Práticas Base K-Dicas Sabechão Univ. Corporativa + Consultas à Base K Mapear Processos Estratégicos e Melhores Pratica Mapear e Classificar Compe- tências/Habilidades dos Colaboradores Base K-Competências Fóruns Multiplicação de K Adquirido em Eventos Registro de K Adquirido em Eventos Base K-Conteúdos e Materiais de Eventos e Disponibilização no CIB Treinamento e Uso da Base Visitas de CNs e clientes Programas de Integração, PIC, etc Procedimentos InternosBase K-Procedimentos Base K-Patentes Natura implantado em processo sugestão Gestão da Marca, Pesquisas Imagem da Marca e Arquitetu- ra da Marca Base K-Pesquisas MercadoTreinamento e Uso da Base Visitas/Uso Centro Consumidor Sistema de Gestão e Pes- quisa de Informação CIB Treinamento e Uso Bases CIB Site Portal NaturaBalanço Social Fóruns Inter-Áreas de Multiplicação de K Registro de Patentes Natura.net Treinamento e Uso da Base Treinamento e Uso da Bases Treinamento e Uso da Base Espaços e Exposições de Estímulo às Trocas Fóruns Inter-Áreas de Multiplicação de K BSC Mapear Processos Estratégicos das Áreas Base K-Portal Processos Estratégicos B2BTreinamento e Uso do B2B Mapear Práticas de GestãoBase K-Práticas GestãoUniv. Corporativa e Uso da Base Inteligência Competitiva sobre Concorrência Base K-Relatórios e Notí-cias sobre Concorrência Treinamento e Uso da Base Visitas de Fornecedores, Comunidade, etc Site Portal Natura, Revista BEB e Newsletter Consultas ao Site, Revista e Newsletter Treinamento e Uso do BSC Treinamento e Uso Natura.net Pesquisas de SatisfaçãoBase K-Pesquisas Mercado Treinamento e Uso da Base

54 COMPARTILHAMENTO CAPITAL DE RELACIONAMENTO AÇÕES EM GESTÃO DO CONHECIMENTO (2) EXTERNALIZAÇÃOSISTEMATIZAÇÃOINTERNALIZAÇÃO CAPITAL ESTRUTURAL CAPITAL INTELECTUAL ou HUMANO CAPITAL AMBIENTAL implantado em processo sugestão Mapear Sistemas de Info..Criar Índice ou Menú dos Sistemas Divulgar o Índice / Menú Base K- Memória VivaOrganização Acervo MemóriaTreinamento e Uso da BaseDivulgação do Acervo Mapear Bons FornecedoresCriar Índice ou Menú dos Bons Forncedores Divulgar o Índice / Menú Definir Práticas de Boas Conversas e Boas Reuniões Dinâmicas de Observação, Narração, Imitação, Experi- mentação, Comparação e Execução Conjunta Divulgar e Incentivar Práticas Nomear Ativistas do Conhe- cimento em Diversas Áreas Mapear Processo de InovaçãoBase K-Funil Treinamento e Uso da Base Mapear Lições Aprendidas Base K-Lições Aprendidas Treinamento e Uso da Base Criar Bulletin Board Algém Sabe? Criar Coeficiente para Iden- tificar Colaboradores K-Eficazes Criar Programa de Retenção de Talentos-K Programa de Trainees Pesquisas de Mercado sobre a Concorrência Base K-Lições Aprendidas Base K-Pesquisas Mercado Treinamento e Uso da Base Mapear Lições Aprendidas Treinamento e Uso da Base Criar base central de consulta de e.mails-K Treinamento e Uso da Base Pesquisa RelacionamentoBase K-Pesquisas Mercado Treinamento e Uso da Base CRM


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