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Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos

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Apresentação em tema: "Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos"— Transcrição da apresentação:

1

2 Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura Cosméticos
ser virtual e o saber real Yara Rezende Gerência de Informação e Conhecimento

3 Sábio não é aquele que conhece muitas coisas, mas o que conhece coisas úteis
Ésquilo ( a.C)

4 O jeito Natura de pensar
a Informação e o Conhecimento Informação

5 Gerência de Informação
Responsabilidade ambiental x utilização de embalagens PET Estrutura organizacional dos principais concorrentes Viabilidade econômica da utilização de bambu na substituição de matérias-primas convencionais para fabricação de celulose e papel História do banho no Brasil (influências dos índios, caboclos, africanos, europeus) Rituais de maquiagem corporal de índios do Brasil Esterilização de chás e especiarias por radiação Técnicas de massagem para bebês, shantala e indígena

6 Gerência de Informação
Produtos cosméticos naturais com propriedades repelentes Distribuição e distribuidores seletivos de produtos de luxo na Europa Equipamentos para Dispersão de Emulsões Aplicações cosméticas e dermatológicas do ouro Investimentos em P&D e Mídia das empresas concorrentes Propriedades, toxicologia, aplicações, estudos clínicos e farmacologia da planta Echinacea Purpurea Produtos e embalagens multi-sensoriais Substantividade / long lasting de fragrâncias

7 Gerência de Informação
Atividade/ação da água na preservação de cosméticos Licitação do ECT para compra de Protetores Solares para uso dos carteiros da Bahia Patentes de produtos para celulite contendo andiroba Nomes de tecidos (para compor a Linha de Batons “Extremo Conforto”) Tendências em Cortes de Cabelos para o Verão 2004 Índice de refração de sólidos particulados Ação anti-microbiana do hexamidine diisethionate Custo de plantio e produção nacional de óleo de mamona

8 Gerência de Informação
81% das demandas de informação são respondidas através de pesquisas feitas em fontes de informação externas Pesquisas

9 Gerência de Informação
Repensando a Informação . CRESCIMENTO . MERCADO INTERNACIONAL . GLOBALIZAÇÃO . COMPETITIVIDADE ANOS 90 . RAPIDEZ . PRÓ-ATIVIDADE . FLEXIBILIDADE . ESPECIALIZAÇÃO

10 INFORMAÇÃO CUSTO DE GUARDA INSUMO DE INOVAÇÃO BEM DE CONSUMO
Gerência de Informação INFORMAÇÃO CUSTO DE GUARDA INSUMO DE INOVAÇÃO BEM DE CONSUMO

11 MAIS IMPORTANTE DO QUE TER A INFORMAÇÃO É SABER ONDE ENCONTRÁ-LA
Gerência de Informação MAIS IMPORTANTE DO QUE TER A INFORMAÇÃO É SABER ONDE ENCONTRÁ-LA

12 GUARDAR NÃO SIGNIFICA DISPOR QUANDO SE NECESSITA
Gerência de Informação GUARDAR NÃO SIGNIFICA DISPOR QUANDO SE NECESSITA

13 Gerência de Informação
GUARDAR TEM CUSTO

14 DIFERENCIAL COMPETITIVO
Gerência de Informação DIFERENCIAL COMPETITIVO SER ESTRATÉGICO EM RELAÇÃO AO PRAZO DE ENTREGA, A QUANTIDADE E VARIEDADE DE INFORMAÇÃO QUE SE PODE TER ACESSO

15 ESFORÇO DE BUSCA DA INFORMAÇÃO
Gerência de Informação ESFORÇO DE BUSCA DA INFORMAÇÃO DEVE ESTAR DIRECIONADO PARA ESPECTRO MAIS AMPLO QUANTO A PROBABILIDADE E RAPIDEZ DE LOCALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

16 TIPOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
Gerência de Informação TIPOLOGIAS DE INFORMAÇÃO MERCADO CONCORRÊNCIA NOVOS PRODUTOS PROCESSOS / TECNOLOGIAS NORMAS / LICENÇAS MARCAS / PATENTES LEGISLAÇÃO / AÇÕES GOVERNO PLANEJAMENTO

17 ACESSO e INTERCÂMBIO . INSTITUTOS DE PESQUISA . UNIVERSIDADES
Gerência de Informação ACESSO e INTERCÂMBIO . INSTITUTOS DE PESQUISA . UNIVERSIDADES . ENTIDADES ASSOCIATIVAS . ÓRGÃOS DE CLASSE . BANCOS DE DADOS e BIBLIOTECAS

18 e não documentação / acervo / arquivos
Gerência de Informação INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE GESTÃO DO NEGÓCIO INFORMAÇÃO e não documentação / acervo / arquivos

19 . SISTEMA REFERENCIAL DE INFORMAÇÕES (sistema virtual)
Gerência de Informação Fundamentos . SISTEMA REFERENCIAL DE INFORMAÇÕES (sistema virtual) . FORTE INTERAÇÃO COM ENTIDADES PRODUTORAS / DETENTORAS DE INFORMAÇÃO . PROSPECÇÃO DE INFORMAÇÃO EM FONTES ESTRATÉGICAS (eletrônicas ou não) . REGISTRO DE INFORMAÇÕES EM BASES DE DADOS CATIVAS/INTERNAS

20 F O C O . Prospecção Científica, Tecnológica e de Negócios:
Gerência de Informação F O C O . Prospecção Científica, Tecnológica e de Negócios: . acesso remoto à informação onde quer que esteja . Desenvolvimento de Bases Dados Cativas para armazenar e disponibilizar a informação recuperada . Análise e disseminação da informação

21 Gerência de Informação
“Biblioteca Virtual “ Natura

22 Gerência de Informação
área corporativa (Gerência de Planejamento Estratégico) de pesquisa de informação para apoio ao negócio, visando: desenvolvimento e aprimoramento de produtos, processos, embalagens, conceitos, métodos, dados de mercado e concorrência, indicadores econômicos, etc

23 9.000 maquilagem Produtos: perfumaria tratamento rosto / corpo
Gerência de Informação COSMETOTECA maquilagem Produtos: perfumaria tratamento rosto / corpo higiêne / limpeza apoio e brindes Registro em Base de Dados: Composição Química, Público Alvo, Embalagem (tampa, válvula, capacidade, material, segurança, tipo), Forma Galênica, Função, Área de Uso, Preço, Fabricante, Acessórios, País

24 CIB.net CIB Centro de Informações Bibliográficas
Gerência de Informação CIB.net Um mundo de informação na Intranet-Natura CIB Centro de Informações Bibliográficas

25 Gerência de Informação
CIB.net Meta-Biblioteca Virtual

26 Conhecimento O jeito Natura de pensar a Informação e o Conhecimento
Gerência de Informação e Conhecimento

27 Gerência de Informação
EMPRESAS RICAS EM CÉREBROS .Com Softwares Auditorias E-mpresas Consultorias Telecomunicações Ag. Publicidade e Criação Empresas Altamente Inovadoras

28 Gerência de Informação
CAPITAL INTELECTUAL + MENTE - MÚSCULO

29 RIQUEZA CAPITAL INTELECTUAL
Gerência de Informação ATIVOS INTANGÍVEIS RIQUEZA CAPITAL INTELECTUAL TRABALHO GERAR e GERIR IDÉIAS

30 Gerência de Informação
Natura: mais que produtos, Conhecimento ... Um óleo de massagem para bebês cuja aplicação intensifica o vínculo afetivo entre o bebê e os pais ... Um batom que não é sentido nos lábios ... Um perfume que além de “vender” uma fragrância, tem a responsabilidade ambiental de proteger a árvore produtora de sua essência ... O primeiro creme cosmético do mundo a ter embalagem refilável ... Uma embalagem com dois compartimentos, contendo duas substâncias cosméticas diferentes que após misturadas, tem o seu efeito potencializado ...

31 Linha Natura Mamãe Bebê, criada para proteger o universo mãe e filho
Linha Natura Mamãe Bebê, criada para proteger o universo mãe e filho Porque só a mulher pode dar à luz. porque só a mulher é mãe Porque a mulher tem a vida em suas mãos Óleo mineral para higiene e massagem da pele. Natura Batom Extremo Conforto Textura ultrafina surpreendenetemente macia e cores mais intensas FPS 15: proteção extra Novas fragrâncias com notas aconchegantes de vanilha Vitamina E que protege contra os radicais livres HydraSpheres, esferas que preenchem pequenas rugas e suavizam as linhas da pele. Natura Ekos Desodorante Colônia Flor D'Agua Fragrância suave, contendo óleos essenciais em sua composição, para uso diário e abundante A linha Natura Ekos nasceu para integrar naturezas A natureza brasileira à natureza humana de cada brasileiro A começar pelo uso de ativos de nossa biodiversidade Natura Chronos é o único anti-sinais que respeita as necessidades da pele nas diversas fases da vida, com fórmulas específicas para cada ciclo biológico: dos 30 aos 35 anos, dos 45 aos 60 anos e dos 60 em diante.

32 Revitalizador Concentrado para a Pele
Natura Chronos Gel C+ Revitalizador Concentrado para a Pele Embalagem bicompartimentada Liberação concomitante de duas substâncias diferentes Potencialização do efeito de revitalização da pele

33 Gerência de Informação
INOVAÇÃO É um processo coletivo, onde a interação entre pessoas é essencial e a colaboração é fundamental

34 Profissionais Empreendedores Inovadores Intuitivos Criativos Líderes
Gerência de Informação INTELECTO O MELHOR ABANDONADO Conhecimento que reside na cabeça das pessoas proveniente do trabalho e criação do intelecto Profissionais Empreendedores Inovadores Intuitivos Criativos Líderes

35 P A R A D O X O S PENSAR LONGO PRAZO PRAZOS IMEDIATOS
CONVIVER COM O REAL CADA VEZ + VIRTUAL INOVAR COM EFICIÊNCIA MUDANÇA COLABORAR COMPETIR CERTEZA RAPIDEZ PERFEIÇÃO SER FLEXÍVEL SEM ROMPER PADRÕES TRABALHAR EM EQUIPE COBRANÇA INDIVIDUAL

36 P A R A D O X O S ESTAR FOCADO VISÃO DE MUNDO RAZÃO EMOÇÃO LIBERDADE
CONECTIVIDADE CERTEZA DIVIDIR MUDANÇA MULTIPLICAR AGIR RÁPIDO TER CONSCIÊNCIA ESTABELECER-SE INOVAR SEMPRE

37 O Homem é a medida de todas as coisas
Protágoras ( a.C)

38 Gerência de Conhecimento
Ações em Fase Piloto PROJETO SABECHÃO

39 Meta: . compartilhamento . externalização
Gerência de Conhecimento Ações em Fase Piloto Desafio: Identificar o Conhecimento Tácito relativo aos processos de Desenvolvimento de Embalagens, P&D, Fabricação e Engenharia Meta: compartilhamento . externalização . internalização . sistematização . redução de custo (tempo dos técnicos X tempo de reparo) Solução: Banco de Registro de Conhecimento na Intranet

40 Natura Estimulando o Conhecimento e a Troca Através das Relações
Gerência de Conhecimento Ações em Fase Piloto PROJETO NECTAR Natura Estimulando o Conhecimento e a Troca Através das Relações

41 Meta: . compartilhamento . externalização
Gerência de Conhecimento Ações em Fase Piloto Desafio: resgatar o Conhecimento adquirido em eventos, treinamentos, congressos, feiras, seminários, cursos e visitas técnicas Meta: compartilhamento . externalização . internalização . sistematização . otimização da relação custo x benefício Solução: . seminários internos e fóruns de debate . registro em relatório ou slides para disponibilização na Intranet

42 Objetivos da Área Foco INFORMAÇÃO: Pesquisar, buscar, analisar, selecionar, divulgar, sistematizar e organizar informação especializada, de caráter técnico, científico e de mercado, que contribuam para o aperfeiçoamento dos atuais produtos e processos da empresa ou para o desenvolvimento de novos. Através de recursos humanos, conhecimentos, processos e ferramentas modernos e especializados que assegurem a atual posição pioneira e de benchmarking nacional em sistema de informação para negócios, alinhado as mais significativas experiências mundiais no gênero. Foco CONHECIMENTO: Criar, implementar e gerenciar processos e ferramentas que proporcionem preservação, transferência, compartilhamento, absorção, sistematização e multiplicação dos conhecimentos tácito e explícito, de modo a facilitar a geração de novos conhecimentos, inovação e vantagem competitiva. Através do estímulo à “cultura do conhecimento” e do aprendizado contínuo, dando subsídios para ensinar pessoas a aprender, através de ações de conscientização e divulgação da sua importância e valor.

43 Saber e não fazer, É ainda não Saber

44 . considerado a 1a. Biblioteca Virtual do país
Gerência de Informações . case único e pioneiro . considerado a 1a. Biblioteca Virtual do país . benchmarking nacional . objeto de estudos acadêmicos no Brasil e exterior . objeto de teses: doutorado (USP) mestrado (PUC-CAMP, USP)

45 Fomos benchmarking para
Gerência de Informação Fomos benchmarking para Nestlé - Refinações de Milho Brasil - Embraer - ABN AMRO Bank Universidade Correios e Telégrafos - Imprensa Oficial - Dako Grupo Votorantim USP - Tribunal de Justiça - Alstom - Aracruz O Boticário - Alcatel - Booz Hallen - Rhodia - Basf - Münchener Palácio do Governo - CESP - Pirelli - SP Alpargatas - OESP - Faculdade de Engenharia de Produção da Universidade S.Carlos Telebras - Secretaria da Fazenda do Est. S.Paulo - SENAI - Secretaria de Cultura do Est. MG - Guimarães - Firmmenich - Caixa Econômica Federal - Instituto Cultural Itaú - Volkswagen - Ass.Bras.Embalagens - Univ. Fed. Amazonas - Univ.Fed. Paraná Conservatoire National des Arts et Matiers (Paris) - Serasa

46 Continuamos únicos, porque esse conhecimento só a gente-Natura tem.
Gerência de Informação Continuamos únicos, porque esse conhecimento só a gente-Natura tem. Porque somos gente que conhece, gente que ouve gente, gente que compreende as necessidades de outras gentes, gente que se “inter-essa”. Gente que faz acontecer

47 É bom pensar bem, provérbio persa É sábio planejar bem
E melhor e mais sábio do que tudo É fazer bem provérbio persa

48 Yara Rezende Obrigada !

49 Gerência de Informação
Backups

50 Gerência de Informações
Jobs . Pesquisas Temáticas Técnico-Científicas . Pesquisas p/ Desenvolvimento de Conceito de Produtos . Pesquisas de Sugestão de Nomes p/ Novos Produtos . Levantamentos Bibliográficos e Localização e Obtenção Mundial de Papers . Pesquisas de Dados e Informações Pontuais . Pesquisas de Prospecção Tecnológica em Patentes . Planejamento, Construção e Manutenção de Bases de Dados . Manutenção dos Acervos Bibliográficos do CIB e Bases de Dados: (livros, vídeos, CDs, Patentes da Concorrência, Papers Técnicos) . Manutenção da Cosmetoteca de Produtos da Concorrência e Base de Dados . Pesquisa e Disseminação Pró-Ativa de Notícias e Informações . Pesquisa Sistemática de Sites Internet de Informações Relativas ao Negócio . Assinaturas de Revistas e Jornais (248 itens de toda empresa) . Compra de Publicações e Relatórios Nacionais e Internacionais . Rotinas de Circulação de Revistas, Jornais, Relatórios

51 BASES DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO
Centro de Informações Bibliográficas BASES DE INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO Biodiversidade TCA BI + BC Embalagens Des.Embalagens BI + BC Normas de Embalagens Des.Embalagens BI Matérias Primas P&D BI + BC Projetos GDQ GDQ BI + BC Almoxarifado Engenharia BI + BC Arquivo Técnico Engenharia BI + BC Fornecedores Engenharia BI + BC 10 Acervos Memória Viva BI + BC 05 Acervos Bibliográficos CIB BI Acervo da Cosmetoteca CIB BI + BC 08 Controle de Rotinas CIB BD + BI Sabechão - Dicas CIB BC

52 G E S T Ã O D O C O N H E C I M E N T O
Mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado. (Davenport e Prusak, 1998) Processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão das competências, a gestão do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa Formalização das experiências, conhecimentos e expertise, de forma que se tornem acessíveis para a organização, e esta possa criar novas competências, alcançar desempenho superior, estimular a inovação e criar valor para os clientes

53 AÇÕES EM GESTÃO DO CONHECIMENTO (1)
implantado em processo sugestão COMPARTILHAMENTO EXTERNALIZAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO INTERNALIZAÇÃO CAPITAL DE RELACIONAMENTO Registro do Modelo Comercial Base K-Portal Modelo Comercial E-Learning e Jogo de Negócio Visitas de CNs e clientes Site Portal Natura, Revista BEB e Newsletter Consultas ao Site, Revista e Newsletter Visitas/Uso Centro Consumidor Gestão da Marca, Pesquisas Imagem da Marca e Arquitetu-ra da Marca Base K-Pesquisas Mercado Treinamento e Uso da Base Pesquisas de Satisfação Base K-Pesquisas Mercado Treinamento e Uso da Base CAPITAL ESTRUTURAL Espaços e Exposições de Estímulo às Trocas Fóruns Inter-Áreas de Multiplicação de K Registro da Inteligência Promocional Base K-Inteligência Promocional Treinamento e Uso da Base Mapear Processos Estratégicos e Melhores Pratica Base K-Portal Processos Estratégicos Univ. Corporativa + Consultas à Base K Procedimentos Internos Base K-Procedimentos Treinamento e Uso da Base Programas de Integração, PIC, etc Registro de Patentes Base K-Patentes Natura Mapear Processos Estratégicos das Áreas BSC Treinamento e Uso do BSC Natura.net Treinamento e Uso Natura.net CAPITAL INTELECTUAL ou HUMANO Registro de Dicas e Melhores Práticas Base K-Dicas Sabechão Treinamento e Uso da Bases Fóruns Inter-Áreas de Multiplicação de K Mapear e Classificar Compe- tências/Habilidades dos Colaboradores Treinamento e Uso da Base Base K-Competências Mapear Práticas de Gestão Base K-Práticas Gestão Univ. Corporativa e Uso da Base Base K-Conteúdos e Materiais de Eventos e Disponibilização no CIB Fóruns Multiplicação de K Adquirido em Eventos Registro de K Adquirido em Eventos Treinamento e Uso da Base CAPITAL AMBIENTAL Visitas de Fornecedores, Comunidade, etc Balanço Social Site Portal Natura Inteligência Competitiva sobre Concorrência Base K-Relatórios e Notí-cias sobre Concorrência Treinamento e Uso da Base B2B Treinamento e Uso do B2B Sistema de Gestão e Pes-quisa de Informação CIB Treinamento e Uso Bases CIB

54 AÇÕES EM GESTÃO DO CONHECIMENTO (2)
implantado em processo sugestão COMPARTILHAMENTO EXTERNALIZAÇÃO SISTEMATIZAÇÃO INTERNALIZAÇÃO CAPITAL DE RELACIONAMENTO Pesquisa Relacionamento Base K-Pesquisas Mercado Treinamento e Uso da Base CRM CAPITAL ESTRUTURAL Divulgar o Índice / Menú Mapear Sistemas de Info.. Criar Índice ou Menú dos Sistemas Divulgar o Índice / Menú Divulgação do Acervo Organização Acervo Memória Base K- Memória Viva Treinamento e Uso da Base Dinâmicas de Observação, Narração, Imitação, Experi-mentação, Comparação e Execução Conjunta Mapear Lições Aprendidas Base K-Lições Aprendidas Treinamento e Uso da Base CAPITAL INTELECTUAL ou HUMANO Nomear “Ativistas do Conhe-cimento” em Diversas Áreas Definir Práticas de Boas Conversas e Boas Reuniões Divulgar e Incentivar Práticas Mapear Processo de Inovação Base K-Funil Treinamento e Uso da Base Criar Bulletin Board “Algém Sabe?” Criar Coeficiente para Iden- tificar Colaboradores “K-Eficazes” Criar Programa de Retenção de “Talentos-K” Programa de Trainees Criar base “ central de consulta” de e.mails-K Treinamento e Uso da Base CAPITAL AMBIENTAL Divulgar o Índice / Menú Mapear Bons Fornecedores Criar Índice ou Menú dos Bons Forncedores Divulgar o Índice / Menú Mapear Lições Aprendidas Base K-Lições Aprendidas Treinamento e Uso da Base Pesquisas de Mercado sobre a Concorrência Base K-Pesquisas Mercado Treinamento e Uso da Base


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