A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estimativa de Largura de Banda: Métrica, Técnicas de Medição e Ferramentas Disciplina: Comunicação de Dados Aluno: Stênio Rocha Silva Prof. Eduardo Parente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estimativa de Largura de Banda: Métrica, Técnicas de Medição e Ferramentas Disciplina: Comunicação de Dados Aluno: Stênio Rocha Silva Prof. Eduardo Parente."— Transcrição da apresentação:

1 Estimativa de Largura de Banda: Métrica, Técnicas de Medição e Ferramentas Disciplina: Comunicação de Dados Aluno: Stênio Rocha Silva Prof. Eduardo Parente Mestrado em Engenharia Elétrica - UFPR

2 Estimativa de Largura de Banda: Métrica, Técnicas de Medição e Ferramentas Contextualização Métricas Relacionadas a Largura de Banda Técnicas de Estimativa da Largura de Banda Ferramentas Conclusões

3 Contextualização Rede de Dados Largura de Banda e Throughput Métrica Técnicas de Medição Ferramentas

4 Métricas Relacionadas a Largura de Banda Host IP A Host IP B Caminho Fim a Fim Hop Segmento 1 Segmento 2 Segmento 3 Segmento Camada 2 Camada 3

5 Métricas Relacionadas a Largura de Banda Capacidade: A capacidade de um segmento esta relacionada a taxa de transmissão nominal conforme seu hardware. A capacidade a nível IP de um hop é menor que a taxa de transmissão nominal devido ao overhead. Capacidade Fim a Fim

6 Métricas Relacionadas a Largura de Banda

7 Largura de Banda Disponível

8 Métricas Relacionadas a Largura de Banda Largura de Banda Disponível do hop i Largura de Banda Disponível do caminho fim a fim.

9 Métricas Relacionadas a Largura de Banda C 1 narrow linkA 3 tight link

10 Métricas Relacionadas a Largura de Banda Throughput TCP e Bulk Transfer Capacity (BTC) Fatores que influenciam o Throughput TCP: Tamanho, tipo de tráfego, conexões TCP competindo, congestionamento, Buffers do socket TCP, implementações do TCP. BTC é o máximo throughput para uma simples conexão TCP.

11 Técnicas de Estimativa da Largura de Banda Pacote de Tamanho Variável (VPS). Estimativa da Capacidade de cada hop ao longo do caminho através da medida do RTT.

12 Técnicas de Estimativa da Largura de Banda

13 O termo i é estimado pela medição de RTT mínimo.

14 Técnicas de Estimativa da Largura de Banda Par de Pacotes: a medição da dispersão de pares de pacotes permite a estimativa da capacidade do caminho.

15 Técnicas de Estimativa da Largura de Banda

16 Trem de Pacote: Estima a capacidade através da medição da dispersão em múltiplos pacotes. O parâmetro de avaliação é a taxa de dispersão (ADR). A técnica trata a presença de outro tráfego.

17 Técnicas de Estimativa da Largura de Banda Self-Loading Periodic Strems (SLoPS) Trata-se de uma técnica recente que consiste do envio de um número de pacotes de uma fonte para um destino a uma certa taxa R. O monitoramento dos atrasos numa direção permite comparar R com a Largura de Banda Disponível e estima-la.

18 Técnicas de Estimativa da Largura de Banda

19 Trens de Pares de Pacote (TOPP): Técnica análoga a SLoPS diferindo no processamento estatístico de medida. TOPP estima a capacidade do tight link do caminho.

20 Ferramentas para Estimativa da Largura de Banda

21 Conclusões Muitas das técnicas não possuem avaliação para alta largura de banda; Faz-se necessário conhecer o tratamento que os roteadores dão aos pacotes de prova gerados por estas técnicas; Algumas técnicas são por demais intrusas;


Carregar ppt "Estimativa de Largura de Banda: Métrica, Técnicas de Medição e Ferramentas Disciplina: Comunicação de Dados Aluno: Stênio Rocha Silva Prof. Eduardo Parente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google