A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza."— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim

2 Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza a equalização das provas (questões comuns entre diferentes séries e anos de aplicação e uso de itens do SAEB);

3 Abrange toda a Matriz de Referência do SARESP (recorte do currículo); Utiliza uma ferramenta estatística – Blocos Incompletos Balanceados (BIB); Os itens são calibrados de acordo com três parâmetros: - grau de dificuldade; - grau de discriminação; - sensibilidade a falsas respostas. Utiliza a Teoria Clássica dos Testes (TCT) e Teoria de Resposta ao Item (TRI);

4 Algumas características: Uso do total de pontos no teste (escore); Estima: percentual de acerto, índice de discriminação, percentual de acerto no item por alunos de pior e melhor desempenho; Desvantagens: os dados de uma prova podem variar quando aplicados a outra população, alunos podem acertar questões mais difíceis, outros podem acertar as questões mais fáceis e ter o mesmo nº de acertos....

5 Algumas características: Estima a proficiência dos alunos pela probabilidade de acerto ao item; Estima: poder de discriminação do item, dificuldade de cada questão, probabilidade de acerto ao acaso; Permite a construção de uma escala de proficiência; Vantagens:fornece resultados independentes da amostra utilizada e testes aplicados, permitindo comparabilidade entre anos e séries avaliadas. Permite a comparação entre os resultados de alunos submetidos a provas do mesmo tipo.

6 Uso de níveis âncora – itens âncora; Um item é âncora se: -for respondido por pelo menos 65% dos alunos que estão neste nível e por uma proporção menor que 50% dos alunos de um nível imediatamente inferior; -a diferença entre a proporção de alunos destes dois níveis consecutivos deve ser pelo menos de 30%.

7 P rofic. 125150175200225250275300375400 Item/ Aluno 12345678910 I CCCC EEEEEE II CCC EEEEE C E III C EE C EE C EE C C = certo, E = errado Todos os alunos acertaram 4 questões. O aluno I tem a maior pontuação, visto que acertou os itens em nível de dificuldade crescente até 200; O aluno II acertou as questões até 175; O aluno III acertou apenas um item no nível 125, os demais acertos foram aleatórios.

8

9 a mede se o item consegue diferenciar alunos com baixa proficiência de alunos com alta proficiência em relação à dificuldade da questão. (não pode ser muito baixo, nem muito alto) b mede a dificuldade do item c acerto casual

10


Carregar ppt "Diretoria de Ensino – Região de Mogi Mirim. Questões de múltipla escolha: elaboradas por professores e analisadas por especialistas; pré-testadas; realiza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google