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Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa.

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Apresentação em tema: "Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de Desenvolvimento de portais Abordagem Rita Paulino Visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva. Por isso, é apropriada para os primeiros estágios da investigação, quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno por parte do pesquisador são, geralmente, insuficientes ou inexistentes. (Mattar, 1999)

2 Levantamento de informações para a produção de portais na Web 1.Reunião com o cliente (pesquisa exploratória) –Coleta de informações sobre as atividades da empresa ou instituição. Procura-se identificar através dessa coleta o que o cliente deseja, o que pode ser oferecido pela equipe desenvolvedora e quais as soluções mais adequadas para cada caso. Entrevistas, pesquisa de opinião. 2.Informações que devem fazer parte do escopo do projeto Objetivo e definição do problema. Público-alvo – a definição de um site deve levar em consideração os conceitos básicos de qualquer plano de comunicação, ou seja, deve responder às seguintes perguntas para conhecer o seu objetivo e público-alvo, e a partir daí conhecer o conteúdo adequado: –Para quem? Para quê? O quê? Como? e Quando?

3 Levantamento de informações para a produção de portais na Web Informações institucionais ou empresariais que devem conter o site. Serviços oferecidos no site. Haverá informações dinâmicas no site. Haverá enquetes ou pesquisas on-line. Haverá serviços restritos (sistema de segurança, cadastro de usuários, login e senha).

4 Levantamento de informações para a produção de portais na Web Informações em relação ao design que devem fazer parte do escopo do projeto: –padrão de cores que identificam a instituição; –uma logomarca definida; –material gráfico para seguir um padrão; –portal que vai dispor de informações através de áudio e vídeo; –explicar ao cliente que a primeira idéia deverá ser apresentada em forma de layout inicial, podendo ser apenas rabiscos em papel, mas que serão muito importantes no processo de definição da interface.

5 Levantamento de informações para a produção de portais na Web Informações em relação à divulgação e publicidade on-line – política de banner – que devem fazer parte do escopo do projeto: –padrões ofertados (full banner 468x60 pixels, banner médio 181x60 pixels e banner pequeno 120x60 pixels); –quantidade de espaços publicitários a serem dispostos; –política de comercialização de banners; –política de demonstração de banners.

6 Levantamento de informações para a produção de portais na Web 3.Estudo de caso Nesta etapa, procura-se analisar a maioria de sites relacionados com a atividade do cliente, estudando-se os pontos positivos e negativos de cada site. 4.Levantamento teórico Reunir o que há de melhor em tecnologia e em estudos que possam oferecer uma solução para o problema do cliente, acrescentar novidades, se possível, e em seguida fazer um rascunho do que será oferecido na proposta. 5.Anteprojeto Proposta de site em modo texto, com uma descrição do que se pretende fazer, com seções e subseções, análise de banco de dados e tecnologias, prazos de desenvolvimento, forma de trabalho e cronograma.

7 Levantamento de informações para a produção de portais na Web 6. Aceite Ajustes da proposta. 7. Projeto final Estruturação do conteúdo em modo texto, de acordo com os padrões da arquitetura da informação. Nesta fase é adequada a apresentação de layout que mostre a navegação e a disposição gráfica da informação, a definição da estrutura do banco de dados e a tecnologia a ser adotada. 8. Coleta de material É importante recolher textos e material visual da empresa, para estudo e verificação das possibilidades de reutilização ou de criação dentro de uma mesma identidade visual. Obs.: Dependendo do cliente e do porte do projeto, pode-se contratar um fotógrafo e um ou mais profissionais para compor o texto do site (jornalistas, redatores, professores e profissionais da Língua Portuguesa). A redação de textos em especial é um tópico complicado, pois muitas vezes o cliente não possui textos adequados ao contexto e não entende a necessidade de um redator profissional.

8 Levantamento de informações para a produção de portais na Web 9. Aprovação dos layouts (html) e desenvolvimento de um protótipo de navegação O material coletado deve conter os layouts e um protótipo de pelo menos uma seção e uma subseção de menus, para que o cliente possa conhecer a navegação do site. 10. Desenvolvimento dos programas acessórios Os programas acessórios podem utilizar as tecnologias ASP, PHP CGI, JSP ou scripts, assim como animações, gravação e edição de sons. O Web Server deve ser escolhido e preparado para que essas tecnologias funcionem corretamente. Obs.: É importante estruturar os arquivos utilizados no desenvolvimento do site em diretórios apropriados, para que todos da equipe entendam o que está acontecendo, de forma a possibilitar referência rápida no futuro e recuperação de arquivos fonte para alterações. (Visual SourceSafe)

9 Levantamento de informações para a produção de portais na Web 11.Análise e implementação da base de bados, ou Datawarehouse De acordo com as necessidades do cliente, o site deve ter uma estrutura de banco de dados que dê suporte a serviços e à própria dinamicidade do site. 12.Implementação das páginas Inclusão dos conteúdos, com desenvolvimento dos links específicos em cada página e programação dos serviços oferecidos no site. 13.Apresentação (off-line) Apresentação off-line para análise e aprovação final do cliente.

10 Levantamento de informações para a produção de portais na Web 14.Instalação (off-line) Versão do site para testes off-line e avaliações. 15.Lançamento do site ao público Uma data prévia deve ser divulgada para apresentação do site ao público. 16.Divulgação Em mecanismos de buscas, a divulgação pode ser feita desde o início do desenvolvimento para a coleta de uma base de dados de s dos usuários, no caso de utilização de uma página que informe que o site está sendo desenvolvido e/ou reformulado. Assim, os usuários poderão se cadastrar para serem avisados de que o site está on-line.

11 Levantamento de informações para a produção de portais na Web 17.Campanha de Marketing Dependendo do porte do projeto, em paralelo pode haver o desenvolvimento de uma campanha de marketing e a divulgação do site, com compra de espaços publicitários na própria rede ou em outras mídias. Isso é fundamental para o sucesso do site.


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