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COMUNICAÇÃO Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma arte.

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1 COMUNICAÇÃO Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma arte esquecida Doris Drucker * Doris Drucker *

2 COMUNICAÇÃO: Impacto positivo no desempenho individual dos funcionários O homem para produzir e sobreviver necessita de comunicação O homem para produzir e sobreviver necessita de comunicação Melhor entendimento : melhor o bem estar Melhor entendimento : melhor o bem estar maior produtividade maior produtividade Processo permanente, adequado ao contexto

3 O INÍCIO

4 COMUNICAÇÃO INEFICIENTE Frustração Frustração Menosprezo Menosprezo Medos Medos Incertezas Incertezas Concentração Concentração Motivação Motivação Irritação Irritação Estresse Estresse SEGURANÇA PRODUTIVIDADE

5 SABER COMUNICAR Empatia Empatia Voz Voz Corpo Corpo Gerar estímulos conforme a clientela O que você entendeu do que eu disse? Devagar/depressa Dicção ruim Forma linear Volume baixo Mais importante que a voz Aparência Excesso ou ausência de gesticulação Posturas inadequadas

6 SABER COMUNICAR Vícios Vícios Prolixidade Prolixidade Controle emocional Controle emocional SNIOP ( salve-se das nefastas influências dos outros) SNIOP ( salve-se das nefastas influências dos outros) Foco de mudanças Foco de mudanças Eeee.....aaaa... Né? Tá? Certo? Motorista desorientado Trânsito, tom de voz mais elevado, falta de um cumprimento. Poder tirar o seu bom humor, otimismo, motivação. Assuma você mesmo

7 SABER COMUNICAR Saber fazer: conhecimento Poder fazer : recursos Querer fazer: estado de espírito : clima organizacional Qualidade pessoal : dar o melhor de si Desempenho e atitudes que levam ao aperfeiçoamento contínuo

8 SABER OUVIR Quem não ouve não capta o desejo do interlocutor Quem não ouve não capta o desejo do interlocutor Peter Russel : 90% dos problemas das empresas são devido a comunicação Peter Russel : 90% dos problemas das empresas são devido a comunicação Comunicação eficaz : missão das pessoas alinhada com missão da empresa Comunicação eficaz : missão das pessoas alinhada com missão da empresa Ter conhecimento ter experiência Ter conhecimento ter experiência –Quem vive : sabe

9 Por que ouvimos? Obter informações (poder)-manter o controle Obter informações (poder)-manter o controle Curiosidade Curiosidade Participar da estória do outro Participar da estória do outro Anseio por novas experiências Anseio por novas experiências Ampliar horizontes Ampliar horizontes Estabelecer novos relacionamentos Estabelecer novos relacionamentos Respeito e desejo de valorização do outro Respeito e desejo de valorização do outro

10 RETENÇÃO DE CONTEÚDOS –Após 10 minutos: 50 % do que escutou 50 % do que escutou –Após 48 horas : 10% do que escutou

11 CAUSAS DO NÃO OUVIR Audição seletiva Audição seletiva Ritmo da fala Ritmo da fala Falta de interesse (surpresas) Falta de interesse (surpresas) Crenças e atitudes Crenças e atitudes Reações possíveis a pessoa que fala Reações possíveis a pessoa que fala Nossos preconceitos Nossos preconceitos Frases da moda Frases da moda Distrações físicas Distrações físicas

12 NOTA DO PENTÁGONO Sei que você acredita ter compreendido o que você pensa que eu disse, mas não estou certo de que você sabia que aquilo que ouviu não foi o que eu quis dizer. Sei que você acredita ter compreendido o que você pensa que eu disse, mas não estou certo de que você sabia que aquilo que ouviu não foi o que eu quis dizer.

13 SABER FALAR Potencial linear : impede potencial competência Potencial linear : impede potencial competência FRUSTRAÇÃO FRUSTRAÇÃO Timidez : saber Timidez : saber o que fazer com o saber o que fazer com o saber Medos : erro/branco Medos : erro/branco Baixa auto-estima : incapacidade de expressão diante de situações desafiadoras Baixa auto-estima : incapacidade de expressão diante de situações desafiadoras Manifestações do corpo: tremedeira, gagueira, taquicardia, sudorese. Manifestações do corpo: tremedeira, gagueira, taquicardia, sudorese.

14 O BOM OUVINTE Atenção física Atenção física –7% fala, 38% tom voz, 55% linguagem corporal Atenção psicológica Atenção psicológica –Concentrar-se : o que, como está sendo dito; o que não está sendo dito, sentimentos e emoções expressos –Não interromper quem fala Atenção verbal Atenção verbal –Resumo do que foi dito, fazer perguntas, repetir palavras-chave

15 VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO Revistas, informativos Revistas, informativos Boletim de Assuntos da Semana, Boletim de Assuntos da Semana, Vídeo/jornal, Vídeo/jornal, Reuniões, Palestras, Mesa redonda, folhetos explicativos. Reuniões, Palestras, Mesa redonda, folhetos explicativos. Intranet, mural. Intranet, mural. Campanhas de saúde e educação Campanhas de saúde e educação

16 Tipos de comunicação VISUAL VISUAL ORAL ORAL AUDITIVA AUDITIVA


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