A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Período Napoleônico 1799-1815.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Período Napoleônico 1799-1815."— Transcrição da apresentação:

1 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Período Napoleônico

2 Adriano Valenga Arruda CONSULADO : Napoleão consolidou as conquistas burguesas e abriu o caminho para o desenvolvimento capitalista francês encerrando o ciclo revolucionário. Assinou a paz de Amiens com os adversários: Inglaterra, Áustria e Prússia.

3 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Criou o Banco da França, tarifas de alfândegas e a Sociedade Nacional de Fomento à Indústria, criou a nova moeda, o Franco, fez reforma no ensino, o Código Civil, centralizou a Administração, fez a paz com a Igreja, através de uma Concordata em 1801, tornando a religião Católica oficial na França - o clero era mantido pelo Estado e em troca endeusava Napoleão.

4 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda

5 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda IMPÉRIO Através de um plebiscito o povo francês aclamou Napoleão tornou-se Cônsul - Imperador Vitalício - volta a Monarquia. Inglaterra não queria concorrentes, mais guerras entre os dois, vence Napoleão.

6 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Nesse período Napoleão: controlou a Educação tirando aulas de Filosofia, controlando o conteúdo de História, suprimiu os direitos individuais estendeu seu Imperialismo a quase toda Europa, possuíao melhor exército. Em 1805 enfrentou a 3ª Coligação contra: Rússia, Inglaterra, Áustria e Espanha. Vence Napoleão extinguindo o Império Romano-Germânico e criando a Confederação do Reno.

7 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Em 1906, Napoleão decreta o Bloqueio Continental contra a Inglaterra, ou seja, ninguém do continente europeu deveria comerciar com os ingleses. Quem não atendeu foi invadido, como Espanha, Itália; Portugal e Rússia em 1807 e por volta de 1812, auge do período, quase todo o território europeu estava sob o controle de Napoleão. Na Espanha, Napoleão colocou seu irmão. Na Itália, seu sobrinho. Os demais países que desobedeceram, Napoleão invadiu.

8 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda

9 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Em 1813, na 6ª Coligação contra Prússia, Inglaterra, Rússia e Áustria são vencidos na Batalha de Leipzig - Tratado de Fontainebleau.

10 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Campanha na Rússia

11 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Napoleão foi preso em Exilado na ilha de Elba, abria mão do trono francês e receberia uma pensão de dois milhões de francos anuais e plena soberania na ilha de Elba – Córsega - de onde fugiu e voltou ao poder da França por mais cem dias.

12 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda

13 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda GOVERNO DOS CEM DIAS - TRÊS MESES EM 1815: Nesse curto período Napoleão entrou em guerra de novo com russos e ingleses, era a 7ª Coligação, onde foi definitivamente vencido na Batalha de Waterloo em 1815.

14 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Foi exilado na de Santa Helena, colônia inglesa no Atlântico - sul da África onde morreu em 1821.

15 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Com a sua morte, houve a restauração da Dinastia dos Bourbons no poder da França, mas o país nunca mais seria o mesmo, havia começado o Capitalismo e os avanços sociais da Revolução se espalharam por outros países. Luís XVIII

16 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda

17 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda CONGRESSO DE VIENA E A SANTA ALIANÇA: Terminadas as Guerras napoleônicas, os vencedores começaram a reorganizar o mapa europeu ao voltar as fronteiras para os antigos marcos.

18 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Foi criado o princípio da Legitimidade, os reis depostos voltaram ao poder, era a volta do poder Reacionário - restauração, enfim dividir o continente e as colônias francesas do além mar: a Inglaterra obteve: Malta, a região do Cabo - Áf. do Sul, Ceilão, Guiana. Para consolidar essas decisões criaram a Santa Aliança - Princípio da Solidariedade- que invadiria qualquer país que tentasse alguma Revolução Burguesa, era uma resistência à chegada definitiva do capitalismo.

19 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda

20 Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda


Carregar ppt "Período Napoleônico Adriano Valenga Arruda Período Napoleônico 1799-1815."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google