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Ibn sina (Avicena- 980-1037) Necessidade e contingência.

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Apresentação em tema: "Ibn sina (Avicena- 980-1037) Necessidade e contingência."— Transcrição da apresentação:

1 Ibn sina (Avicena ) Necessidade e contingência

2 Alguns dados biográficos.

3

4 O nascimento Os estudos A precocidade

5 A sua obra mais vasta e importante
é a Shifá’ ( a Cura). É uma suma de filosofia.

6 O interesse pela metafísica.
A primeira obra de metafísica: a Origem e o Retorno

7 O conceito de possível ou
contingente: É o ser que pode existir ou não existir.

8 O conceito de ser necessário:
1- Por meio de outro, 2- Por si; por sua própria essência.

9 O principal interesse de
Avicena é discorrer sobre o Ser Necessário por sua própria essência que, para ele, é Deus.

10 O Ser Necessário por si mesmo,
independe de qualquer outro ser para existir; subsiste e existe por sua própria essência.

11 O ser necessário por outro
jamais prescindirá do fato de ter sido, por sua essência, um ser contingente , pois

12 É impossível algo ser necessá-
rio por si mesmo e por inter- médio de outro porque

13 Não prescinde da noção de
anterioridade e posteriori- dade, ou seja:

14 Do c0nceito de relação e corre-
lação. Por exemplo, A relação e correlação pai-filho.

15 A anterioridade entre pai e
filho é pelo aspecto do chegar a ser da ESSÊNCIA.

16 Como pode-se perceber, Avicena
utiliza uma distinção analógica nestes argumentos argumentos .

17 No ser necessário por si mesmo,
essência e existência são uma só coisa. Não há distinção entre ambas.

18 A escolástica latina encontrou
no conceito de ser necessário uma prova clara da existência de Deus.

19 Nos conceitos de ser necessário
e ser possível ele utiliza a Lógica Modal de Aristóteles. Como em Peri Hermineas, cap. XII 21ª e ss

20 As proposições necessárias e
possíveis são chamadas pro- posições modais.

21 O Ser Necessário é verdade pura,
pois a verdade de cada coisa é a propriedade de ser que tal coisa requer. Veja-se que......

22 Isto não pode ser atribuído
ao que é contingente, pois, o contingente requer uma causa para seu ser.

23 Deus é bem puro e beleza pura.
Por isto, o Ser Necessário, Deus, é princípio de todo bem e de toda beleza.

24 Isto decorre do fato de que no
Ser Necessário não há nenhum tipo de privação ou carência.

25 O ser necessário não intelige
as coisas a partir das próprias coisas, pois....

26 Sua essência seria movida
pelas coisas que intelige ou lhe seria um acidente o in- teligir e por isto......

27 Não seria ser necessário
sob todos os aspectos e..

28 Ele intelige a partir de sua
própria essência aquilo de que ele é princípio.

29 Não se pode afirmar isto
de um ser contingente!

30 A importância de Avicena pode
ser vista nas seguintes palavras:

31 Roger Bacon ( ). “a filosofia foi renovada princi- palmente por Aristóteles em língua grega, e depois por Avicena em língua árabe”

32 DEUS – SER NECESSÁRIO CRIA A 1ª INTELIGÊNCIA SEGUNDA INTELIGÊNCIA

33 Esta segunda inteligência, quando
considera a si mesma como sendo necessária, produz a alma do 1º céu.

34 E quando considera a si mesma
como possível, produz a esfera do primeiro céu. E....

35 Assim sucessivamente até a
décima inteligência e depois o mundo sub-lunar.

36 A explicação pormenorizada
disto fica para uma etapa posterior!


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