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Escola de Chicago O contexto

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Apresentação em tema: "Escola de Chicago O contexto"— Transcrição da apresentação:

1 Escola de Chicago O contexto
1892: Universidade de Chicago e as mudanças sociais na cidade De aldeia em 1830 (350 habitantes) a 3 milhões em 50 anos Transformações em meados do século XIX - industrialização, caminho de ferro, rápida urbanização, migrações internas e internacionais, Desenraizamentos, heterogeneidade, desestabilização e reorganização das actividades, dos estatutos sociais e das mentalidades + delinquência e crime organizadoade Chicago como “laboratório social”

2 Escola de Chicago Principais figuras William Isaac Thomas (1863-1947)
22 Escola de Chicago Principais figuras William Isaac Thomas ( ) Robert Ezra Park ( ) Ernest Burgess ( )

3 Escola de Chicago William Isaac Thomas (1863-1947) 33 18-02-2010
1864 – Universidade de Chicago Investigação qualitativa – “a visão dos participantes na definição das situações” projecto sobre migrantes da Europa Oriental nos EUA – os polacos – trabalho de campo nos EUA e na Polónia Uso de documentos pessoais – diários, cartas, autobiografias, relatórios de psiquiatras, assistentes sociais e outros cientistas sociais – Ex: The Polish Peasant in Europe and America (1918 e 1920) com Florian Znaniecki O conceito de desorganização social.

4 Escola de Chicago Robert Ezra Park (1864-1944) 44
Uni. de Chicago em 1911 Jornalista de investigação / estudos na Alemanha e Influência de Georg Simmel (A metrópole e a vida do espírito e o Estrangeiro) Programa de investigação – The City: Suggestions for the Investigation of Human Behaviour in the urban environment (1915) – Duas preocupações centrais: (i) as minorias e (ii) o urbanismo A forma de as estudar - pesquisas de natureza qualitativa

5 Escola de Chicago Principais figuras Ernest Burgess (1886-1966) 55
Geração mais jovem, recrutada por Park Univ. de Chicago, 1916 – onde se tinha licenciado Responsável pela “ecologia humana”

6 Escola de Chicago Principais temas
(i) Trajectórias espaciais e sociais dos imigrantes, (ii) as mobilidades quotidianas, (iii) os movimentos das multidões, (iv) as relações de vizinhança, (v) a vida associativa e as formas de controlo social dos bairros, (vi) a segregação espacial das minorias, (vii) a delinquência juvenil, (viii) os gangs, os (ix) sem abrigo e a (x) prostituição Objectivo: uma visão coerente da grande cidade

7 Escola de Chicago Principais temas (cont.)
Revelar os efeitos do urbanismo através De bairros urbanos (de imigrantes) e as suas diferentes características Da divisão do trabalho Das Instituições e as suas transformações Da ordem moral

8 Escola de Chicago Ideias e conceitos chave
A cidade como ordem moral - a organização cultural da cidade e as noção de “regiões morais” ou “mundos sociais” A existência de um mosaico de pequenos mundos que se tocam mas que não se interpenetram.

9 Escola de Chicago Ideias e conceitos chave
99 Escola de Chicago Ideias e conceitos chave A cidade como ordem espacial ou a “ecologia humana” A luta pela sobrevivência na cidade e a inspiração no darwinismo social – competição como forma básica de co-existência – uma sociologia do espaço Ecologia das plantas para os estudos urbanos – conceitos como competição, sucessão e simbiose

10 Escola de Chicago Ideias e conceitos chave
1º circulo – O loop Central business district com propriedades mais caras 2º circulo – Zona de transição Invadido pelo centro por negócios e indústria ligeira Pouco atractivo para os habitantes que escapam para zonas periféricas Imigrantes, artistas, pensões Só saem pressionados pelo centro ou quando têm capital para avançar E o resto????? Escola de Chicago Ideias e conceitos chave A cidade como ordem espacial ou a “ecologia humana” (cont.)

11 Escola de Chicago Ideias e conceitos chave 11111111
A cidade como ordem espacial ou a “ecologia humana” (cont.) Loop (CBD ou “community area” 32) Zona de transição – “bad lands” e “slums”, imigrantes (o gueto, “little sicily”, “Greektown” e “Chinatown”), artistas e o “black belt” Zona 3 – trabalhadores fabris, lojistas, zonas de estabelecimento das segundas gerações (escapar ao “slum”) Zona 4 – “Promised land”, hotéis, apartamentos – “bright lights area” Zona 5 – “commuters”

12 Escola de Chicago Ideias e conceitos chave
Escola de Chicago Ideias e conceitos chave A cidade como ordem espacial ou a “ecologia humana” (cont.) Identificação dos fenómenos no espaço e os aspectos culturais

13 Escola de Chicago Métodos
Observação dos fenómenos sociais no seu “ambiente natural” Entrevistas informais, inquéritos, documentos pessoais, histórias de vida; Etnografias eminentemente qualitativas

14 Escola de Chicago Os mundos sociais de Chicago (obras):
1923, Nels Anderson, The Hobo 1927, Frederick Trasher, The Gang 1928, Louis Wirth, The Ghetto 1932, Paul Cressey, The Taxi-Dance Hall

15 Escola de Chicago Contributos e impacto na literatura
A etnografia como método de pesquisar a/na cidade Etnografias em colaboração A cidade como complexo cultural Atenção ao tempo e ao ciclos de desenvolvimento da vida social Pioneiros em temas futuramente abordados pela antropologia urbana (enclaves étnicos, desvio, comportamento e entretenimento público, bairros heterogéneos)

16 Escola de Chicago Contributos e impacto na literatura (cont.)
Debate que marcará as décadas seguintes: o continuum entre o rural (o folk) e o urbano

17 Escola de Chicago Contributos e impacto na literatura (cont.)
Inspira pesquisas e etnografias até à contemporaneidade 1938, Wirth, Louis, Urbanism as a way of life; 1943, Whyte, William, Street Corner Society; 1947, Redfield, Robert, The Folk Culture of Yucatan e 1934 Culture Change; , Lewis, Oscar, Life in a Mexican Village; 1962, Gans, Herbert, Urban Villagers; , Liebow, Elliot, Tally´s Corner; 1969, Hannerz, Ulf, Soulside; 1970, Spradley, James, You Owe Yourself a Drunk; 1996, Bourgois, Philippe, In Search of Respect; 2004, Wacquant, Loic, Body and Soul

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