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PublicouFernanda Aponte Alterado mais de 10 anos atrás
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JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA
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Participantes: 130 associados Índice de respostas: 83%
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Metodologia: Instrumento: questões abertas e fechadas Coleta de dados Inexistência de modelo
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INEXISTÊNCIA DE MODELO – conseqüências: programas baseados em suplementos com ou sem OP; programas que distribuem exemplares completos e do dia, em períodos variados, em dias seguidos ou não, com ou sem OP; programas que distribuem exemplares completos do encalhe, em dias seguidos ou não, com ou sem OP; programas que distribuem exemplares do dia ou do encalhe ou maior ou menor quantidade para os mais variados tipos de instituições;...
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Jornais sem Programa – 49 Jornais com Programa interrompido – 06 Jornais com Programa em fase de implantação – 4 Jornais com Programa em desenvolvimento – 48 TOTAL – 107
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55 X 52 ESPAÇO PARA AVANÇAR
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Os que não têm PJEd de vários portes; interesse na colaboração; realizam ações esporádicas; ausentes em 8 estados; motivo central para não implantarem – financeiro (29%)
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Os que interromperam PJEd boa nova – reformatação do ZH na sala de aula; interrupção por motivações circunstanciais sem discordância em relação ao conceito (a maioria, motivo financeiro – 66%)
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Os que estão implantando PJEd Dois deles até nomeados: Correio Lageano Pé na Escola
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Os que têm PJEd também de vários portes; estão em 19 estados; apenas no RS não há programa na capital; S. Paulo (12) e Paraná (6) à frente;
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Idade dos Programas: 1 em 1982 1 em 1991; 3 em 1992; 2 em 1993; 6 em 1994; 3 em 1995; 3 em 1996; 2 em 1997; 4 em 1998; 2 em 1999; 4 em 2000; 5 em 2001; 5 em 2002; 1 em 2003; 2 em 2004.
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Objetivos pretendidos favorecer o exercício da cidadania por parte dos jovens – 24%; investir na formação de novos leitores de jornal - 20%; dar início a uma iniciativa que expresse a responsabilidade social da empresa – 18%; contribuir com as escolas da região – 17%;
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Objetivos educacionais alcançados 1 o ) Incentivar a leitura de jornais; 2 o ) Contribuir para o exercício da cidadania; 3 o ) Aproximar a escola das questões do cotidiano; 4 o ) Colaborar para a construção de um conhecimento mais amplo e multidisciplinar pelo aluno; e 5 o ) Ensinar como é o jornal.
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Serviço à sociedade, atendimento a interesses da escola e da própria empresa jornalística.
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Objetivos que são alcan ç ados com maior dificuldade Incentivar outras leituras; Promover o debate sobre o papel da Imprensa; e Facilitar a cria ç ão do Jornal Escolar.
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Administração Diretoria – 42% Circulação – 14% Marketing – 14% Redação – 10% Fundações – 5% Outros – 10%
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Pessoal no geral: 44% educadores X 23% jornalistas; na direção: 28% educadores X 30% jornalistas
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Quem administra 44% equipe do jornal 20% um funcionário 17% equipe mista 4% Fundações
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Ingresso A própria escola escolhe – 35% A equipe convida – 15% A escola + Secretaria de Educação – 12% A escola + a equipe – 10% Secretaria de Educação – 4% Critério combinado geral– 6%
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Permanência enquanto durar o interesse – 50% um ano – 17,5% De 1 a 3 anos – 12,5% Mais de 3 anos – 10% Outros períodos – 10%
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Atendimento geral Alunos – 5.830.558 Professores – 130.912 Escolas – 17.022
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Exemplares do dia ou encalhe 43% dos Programas enviam exemplares do encalhe; 31 %enviam exemplares do dia; 26% tanto enviam exemplares do dia como encalhe;
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Orientação Pedagógica 51% têm material informativo (mensal – 31%; anual – 19%; semanal no jornal – 12,5%) 49% não têm material; OP – 1/3 não oferecem / 2/3 oferecem; Meios: Oficinas – 28% Reuniões – 23%
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Outros públicos Alunos – 45% Pais – 25% Diretores, secretários, comunidade, leitores, escola como um todo, empresas clientes – 30%
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Palavra final Necessidade de aprofundamento Grande variedade que precisa ser conhecida Expectativa dos associados
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