A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA."— Transcrição da apresentação:

1 JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA

2 Participantes: 130 associados Índice de respostas: 83%

3 Metodologia: Instrumento: questões abertas e fechadas Coleta de dados Inexistência de modelo

4 INEXISTÊNCIA DE MODELO – conseqüências: programas baseados em suplementos com ou sem OP; programas que distribuem exemplares completos e do dia, em períodos variados, em dias seguidos ou não, com ou sem OP; programas que distribuem exemplares completos do encalhe, em dias seguidos ou não, com ou sem OP; programas que distribuem exemplares do dia ou do encalhe ou maior ou menor quantidade para os mais variados tipos de instituições;...

5

6 Jornais sem Programa – 49 Jornais com Programa interrompido – 06 Jornais com Programa em fase de implantação – 4 Jornais com Programa em desenvolvimento – 48 TOTAL – 107

7 55 X 52 ESPAÇO PARA AVANÇAR

8

9 Os que não têm PJEd de vários portes; interesse na colaboração; realizam ações esporádicas; ausentes em 8 estados; motivo central para não implantarem – financeiro (29%)

10

11 Os que interromperam PJEd boa nova – reformatação do ZH na sala de aula; interrupção por motivações circunstanciais sem discordância em relação ao conceito (a maioria, motivo financeiro – 66%)

12 Os que estão implantando PJEd Dois deles até nomeados: Correio Lageano Pé na Escola

13 Os que têm PJEd  também de vários portes;  estão em 19 estados;  apenas no RS não há programa na capital;  S. Paulo (12) e Paraná (6) à frente;

14

15

16 Idade dos Programas: 1 em 1982 1 em 1991; 3 em 1992; 2 em 1993; 6 em 1994; 3 em 1995; 3 em 1996; 2 em 1997; 4 em 1998; 2 em 1999; 4 em 2000; 5 em 2001; 5 em 2002; 1 em 2003; 2 em 2004.

17 Objetivos pretendidos favorecer o exercício da cidadania por parte dos jovens – 24%; investir na formação de novos leitores de jornal - 20%; dar início a uma iniciativa que expresse a responsabilidade social da empresa – 18%; contribuir com as escolas da região – 17%;

18 Objetivos educacionais alcançados 1 o ) Incentivar a leitura de jornais; 2 o ) Contribuir para o exercício da cidadania; 3 o ) Aproximar a escola das questões do cotidiano; 4 o ) Colaborar para a construção de um conhecimento mais amplo e multidisciplinar pelo aluno; e 5 o ) Ensinar como é o jornal.

19 Serviço à sociedade, atendimento a interesses da escola e da própria empresa jornalística.

20 Objetivos que são alcan ç ados com maior dificuldade  Incentivar outras leituras;  Promover o debate sobre o papel da Imprensa; e  Facilitar a cria ç ão do Jornal Escolar.

21 Administração  Diretoria – 42%  Circulação – 14%  Marketing – 14%  Redação – 10%  Fundações – 5%  Outros – 10%

22

23 Pessoal  no geral: 44% educadores X 23% jornalistas;  na direção: 28% educadores X 30% jornalistas

24 Quem administra  44% equipe do jornal  20% um funcionário  17% equipe mista  4% Fundações

25

26

27 Ingresso  A própria escola escolhe – 35%  A equipe convida – 15%  A escola + Secretaria de Educação – 12%  A escola + a equipe – 10%  Secretaria de Educação – 4%  Critério combinado geral– 6%

28 Permanência  enquanto durar o interesse – 50%  um ano – 17,5%  De 1 a 3 anos – 12,5%  Mais de 3 anos – 10%  Outros períodos – 10%

29 Atendimento geral  Alunos – 5.830.558  Professores – 130.912  Escolas – 17.022

30

31 Exemplares do dia ou encalhe  43% dos Programas enviam exemplares do encalhe;  31 %enviam exemplares do dia;  26% tanto enviam exemplares do dia como encalhe;

32 Orientação Pedagógica  51% têm material informativo (mensal – 31%; anual – 19%; semanal no jornal – 12,5%)  49% não têm material;  OP – 1/3 não oferecem / 2/3 oferecem;  Meios: Oficinas – 28% Reuniões – 23%

33 Outros públicos  Alunos – 45%  Pais – 25%  Diretores, secretários, comunidade, leitores, escola como um todo, empresas clientes – 30%

34 Palavra final  Necessidade de aprofundamento  Grande variedade que precisa ser conhecida  Expectativa dos associados

35


Carregar ppt "JORNAL NA EDUCAÇÃO: UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE BRASILEIRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google