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Seminários Profa. Gabriela Macedo 2004. Cronograma do curso DATAASSUNTO 23 agostoApresentação do curso - Aula 30 agostoAula preparação seminários 06 setembroNÃO.

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1 Seminários Profa. Gabriela Macedo 2004

2 Cronograma do curso DATAASSUNTO 23 agostoApresentação do curso - Aula 30 agostoAula preparação seminários 06 setembroNÃO HAVERÁ AULA 13 setembroNAÕ HAVERÁ AULA 20 setembroNÃO HAVERÁ AULA 27 setembroSeminários experimentais 1 (10) 4 outubroSeminários experimentais 1 (10) 11 outubroSeminários experimentais 2 (5) 18 outubroSeminários experimentais 2 (5) 25 outubroSeminários experimentais 2 (5) 1 novembroNÃO HAVERÁ AULA 8 novembroSeminários experimentais 2 (5) 15 novembroNÃO HAVERÁ AULA 22 novembroSeminários finais (4) 29 novembroSeminários finais (4) 06 dezembroSeminários finais (4) 13 dezembroSeminários finais (4) 20 dezembro Seminário finais (4)

3 O que vamos fazer? Aulas expositiva: ajudam? Aulas expositiva: ajudam? Seminários conforto Seminários conforto Seminários : Mais 2 Seminários : Mais 2 Avaliação: global por todos os alunos Avaliação: global por todos os alunos DISCUTIR DISCUTIR

4 Ficha de avaliação Conceitos: 10, 5, 0 ou A,B,C Conceitos: 10, 5, 0 ou A,B,C Conteúdo Conteúdo Tópicos selecionados Tópicos selecionados Interesse Interesse Apresentação gráfica Apresentação gráfica Boa, satisfatória,ruim Boa, satisfatória,ruim Apresentação oral Apresentação oral Voz, postura, domínio, concentração Voz, postura, domínio, concentração Tempo Tempo Adequado, inadequado Adequado, inadequado

5 Temas abordados Zona de conforto: tema da tese:15 minutos Zona de conforto: tema da tese:15 minutos Preparação: assunto recebido: 30 minutos Preparação: assunto recebido: 30 minutos Assunto selecionado: 45 minutos Assunto selecionado: 45 minutos

6 Very few people have a natural talent for delivering outstanding presentations, but foresight, hard work, and practice can carry most of us into the very good level of presentation skills.

7 Objetivos da disciplina Praticar o processo de conseguir ler, analisar e integrar informações para comunicar por meio de uma aula clara e interessante. Praticar o processo de conseguir ler, analisar e integrar informações para comunicar por meio de uma aula clara e interessante.

8 Características a serem desenvolvidas Conseguir informação detalhada sobre um tema Conseguir informação detalhada sobre um tema Selecionar e organizar a informação mais importante Selecionar e organizar a informação mais importante Usar o tempo eficazmente Usar o tempo eficazmente E... E... Usar recursos audiovisuais Usar recursos audiovisuais Como se portar Como se portar Técnicas para entreter Técnicas para entreter

9 Relaxando.... Não se espera que em um par de seminários se desenvolvam todos os pontos que serão abordados. Com o tempo você se acostumará a falar em público e desenvolverá um estilo próprio. Não se espera que em um par de seminários se desenvolvam todos os pontos que serão abordados. Com o tempo você se acostumará a falar em público e desenvolverá um estilo próprio.

10 Como se preparar adequadamente Buscar informação sobre o tema com antecedência Buscar informação sobre o tema com antecedência Melhor se a apresentação estiver pronta muitos dias antes Melhor se a apresentação estiver pronta muitos dias antes IMPOSSÍVEL preparar um bom seminário se só se consulta 1 livro, 1 par de artigos ou internet IMPOSSÍVEL preparar um bom seminário se só se consulta 1 livro, 1 par de artigos ou internet Aquele que não se prepara, se prepara para fracassar

11 Organizando a apresentação Organize toda a informação coletada. Organize toda a informação coletada. Prepare um resumo escrito dos itens primários e secundários. Prepare um resumo escrito dos itens primários e secundários. Se for entregar este trabalho escrito, certifique-se que não contenha erros. Se for entregar este trabalho escrito, certifique-se que não contenha erros.

12 Organizando Apresentação Título: deve ser claro e descrever exatamente o assunto a ser abordado Título: deve ser claro e descrever exatamente o assunto a ser abordado Biologia dos morcegos Biologia dos morcegos Anatomia e função do sistema de localização dos morcegos Anatomia e função do sistema de localização dos morcegos

13 Introdução Introdução Agradecimento ao público: clima de cortesia Agradecimento ao público: clima de cortesia Apresente-se se for solicitado Apresente-se se for solicitado Informe o objetivo da palestra, pontos principais, contextualize o tema. Informe o objetivo da palestra, pontos principais, contextualize o tema. 5 minutos aproximadamente 5 minutos aproximadamente

14 Corpo Corpo Exposição lógica e organizada do tema Exposição lógica e organizada do tema Preste atenção ao relógio para não se perder com o tempo Preste atenção ao relógio para não se perder com o tempo Aproximadamente 40 minutos Aproximadamente 40 minutos

15 Conclusão Conclusão Anuncie o final como.. para concluir... Anuncie o final como.. para concluir... Repita os pontos mais importantes Repita os pontos mais importantes Agradeça a atenção e convide a perguntar. Agradeça a atenção e convide a perguntar. 5 minutos 5 minutos

16 Recursos audiovisuais Ajudam a transmitir o assunto eficazmente Ajudam a transmitir o assunto eficazmente Aumentam o interesse Aumentam o interesse Evite: Evite: Erros gramaticais e digitação Erros gramaticais e digitação Letras pequenas Letras pequenas Muitos dados Muitos dados Ilustrações de má qualidade Ilustrações de má qualidade

17 Tipos de recursos audiovisuais Slides Slides Transparências Transparências Filmagens Filmagens Power Point: procure por...effective power point presentation... Power Point: procure por...effective power point presentation...

18 Sugestões para trabalhar com o PPT Usado em simpósios, congressos e empresas. Usado em simpósios, congressos e empresas. CONTEÚDO ainda é o mais importante. Não perder tempo com muito enfeite. CONTEÚDO ainda é o mais importante. Não perder tempo com muito enfeite. Use letras e tabelas grandes. Use letras e tabelas grandes. Use o seu disco local para trabalhar mais rápido Use o seu disco local para trabalhar mais rápido Faça uma introdução mais detalhada e longa para se acalmar até se recompor. Faça uma introdução mais detalhada e longa para se acalmar até se recompor.

19 Apresentando 1. Como criar um ambiente adequado 1. Como criar um ambiente adequado Sala ampla Sala ampla Ar condicionado Ar condicionado Cadeiras confortáveis Cadeiras confortáveis Pontualidade Pontualidade Fala soave Fala soave 2. Controlando os nervos 2. Controlando os nervos Prepare-se Prepare-se Pratique Pratique Conheça o assunto Conheça o assunto Chegar cedo e conversar um pouco Chegar cedo e conversar um pouco Se apaixone pelo assunto... Se apaixone pelo assunto...

20 Como atuar em público Não fale olhando para baixo, para cima ou janelas e paredes. Não fale olhando para baixo, para cima ou janelas e paredes. Mantenha contato visual com toda a audiência Mantenha contato visual com toda a audiência Evite gesticular muito, mexer nos cabelos, apoiar-se na parede Evite gesticular muito, mexer nos cabelos, apoiar-se na parede Não se esconda atrás da mesa Não se esconda atrás da mesa Mova-se devagar de um lado para outro Mova-se devagar de um lado para outro Ao ficar parado, fique ereto e de pernas juntas Ao ficar parado, fique ereto e de pernas juntas Mostre entusiasmo pelo tema! Mostre entusiasmo pelo tema!

21 Ao falar... Dedique atenção especial à comunicação verbal. Dedique atenção especial à comunicação verbal. Volume adequado do tom de voz, mudando de vez em quando para não haver monotonia Volume adequado do tom de voz, mudando de vez em quando para não haver monotonia Ritmo normal: 200 p/min falar em 100 palavras /minuto Ritmo normal: 200 p/min falar em 100 palavras /minuto Não use frases feitas e gírias Não use frases feitas e gírias

22 Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo Cuidados com o conteúdo

23 Tipos de Apresentação Tipos de apresentação de trabalho acadêmico/técnico/científico: Tipos de apresentação de trabalho acadêmico/técnico/científico: Aula Aula Palestra Palestra Conferência/congresso Conferência/congresso A estrutura é semelhante A estrutura é semelhante A diferença maior é o tempo disponível! A diferença maior é o tempo disponível!

24 A apresentação Para transmitir informação acadêmica/científica com sucesso, devemos tomar cuidado com: Para transmitir informação acadêmica/científica com sucesso, devemos tomar cuidado com: O Orador (nós mesmos ) O Orador (nós mesmos ) O Planejamento da apresentação O Planejamento da apresentação A Arrumação da sala A Arrumação da sala Nossa Avaliação da apresentação Nossa Avaliação da apresentação

25 O Orador: Medo Medo de se expor diante dos colegas é natural... Mas pode ser vencido! Medo de se expor diante dos colegas é natural... Mas pode ser vencido! Timidez não é para sempre... Timidez não é para sempre... Você normalmente é mais crítico com você mesmo do que os outros... Você normalmente é mais crítico com você mesmo do que os outros... Em alguns casos, você é quem sabe mais sobre o assunto a apresentar... Em alguns casos, você é quem sabe mais sobre o assunto a apresentar...

26 O Orador: Dicas! Como vencer o medo? Como vencer o medo? Inicialmente, é necessário identificá-lo Inicialmente, é necessário identificá-lo E treinar a apresentação... E treinar a apresentação... Só comece a falar quando tiver a atenção da platéia Só comece a falar quando tiver a atenção da platéia Mantenha uma postura ereta Mantenha uma postura ereta Olhe e fale para os seus ouvintes! Olhe e fale para os seus ouvintes! Movimente-se discretamente... Movimente-se discretamente...

27 O Orador: Mais dicas... Evite... Evite... Ficar de costas para a platéia Ficar de costas para a platéia Ficar com as mãos na cintura ou no bolso Ficar com as mãos na cintura ou no bolso Gesticular demais Gesticular demais Ficar estático Ficar estático Bocejar Bocejar Ficar olhando o relógio Ficar olhando o relógio Dê vida à sua fala!!!! Dê vida à sua fala!!!!

28 Como você diz as coisas faz diferença!!! Articule bem as palavras... Articule bem as palavras... Tente ser ouvido por todos Tente ser ouvido por todos Não diminua o volume de sua voz durante a apresentação Não diminua o volume de sua voz durante a apresentação Faça pausas, não fale rápido demais Faça pausas, não fale rápido demais Evite gírias e vícios de linguagem Evite gírias e vícios de linguagem Evite jargões e palavras difíceis Evite jargões e palavras difíceis

29 Vamos planejar uma Apresentação? Hora de pensar no conteúdo...

30 Toda a apresentação deve ter... Introdução diga sobre o que você vai falar e Introdução diga sobre o que você vai falar e porque esse tema é importante porque esse tema é importante Assunto abordado Assunto abordado Apresente o assunto Apresente o assunto Ajude o ouvinte a assimila-lo Ajude o ouvinte a assimila-lo Conclusão Conclusão Lembre ao ouvinte as partes essenciais do que foi apresentado Lembre ao ouvinte as partes essenciais do que foi apresentado

31 Na Introdução É necessária uma apresentação É necessária uma apresentação Do orador Do orador Nome Nome Filiação (onde trabalha, de onde veio) Filiação (onde trabalha, de onde veio) Da palestra Da palestra Tema Tema Objetivos Objetivos Tópicos Abordados Tópicos Abordados Motivação! Motivação! Importância do tema sendo abordado Importância do tema sendo abordado

32 Evite... Se desculpar... Se desculpar... Frases feitas Frases feitas Criar falsas expectativas Criar falsas expectativas Piadas de gosto duvidoso Piadas de gosto duvidoso Vale contar histórias! Vale contar histórias!

33 Durante a palestra vale utilizar... Exemplos, testemunhos Exemplos, testemunhos Se você conhece seu público, pense em exemplos que têm a ver com o contexto deles! Se você conhece seu público, pense em exemplos que têm a ver com o contexto deles! Estatísticas Estatísticas Recursos audiovisuais Recursos audiovisuais Lembre-se: Lembre-se: Você é o recurso mais poderoso da sua apresentação! Você é o recurso mais poderoso da sua apresentação!

34 Na Conclusão, evite... Palavras hesitantes.. Palavras hesitantes.. É... Bem... É... Bem... Frases feitas Frases feitas É isso aí...era isto que eu tinha prá falar... É isso aí...era isto que eu tinha prá falar... Ficar calado Ficar calado

35 Na Conclusão, vale... Fazer um panorama da área Fazer um panorama da área Do que foi falado Do que foi falado Utilizar um fato para resumir a essência da apresentação Utilizar um fato para resumir a essência da apresentação Deixar perguntas para reflexão Deixar perguntas para reflexão Solicitar alguma ação dos ouvintes Solicitar alguma ação dos ouvintes

36 Preparando a Sala

37 É Importante... Chegar cedo para descobrir onde é a sala! Chegar cedo para descobrir onde é a sala! Descobrir se o layout da sala está como você quer Descobrir se o layout da sala está como você quer Fechar as cortinas parar diminuir o nível de distração da platéia Fechar as cortinas parar diminuir o nível de distração da platéia Verificar todo o equipamento que você vai usar!!! Verificar todo o equipamento que você vai usar!!!

38 Recursos Audiovisuais Importantes para ajudar na retenção do conteúdo!

39 Retenção do conteúdo Depois de 3 dias... Depois de 3 dias... 30% só visão 30% só visão 20% só audição 20% só audição 50% visão e audição 50% visão e audição 70% a 90% discussão, participações em experiências, etc... 70% a 90% discussão, participações em experiências, etc...

40 Planejando os slides Os slides servem para Os slides servem para Ilustrar a apresentação Ilustrar a apresentação Ajudar na compreensão e na assimilação da apresentação Ajudar na compreensão e na assimilação da apresentação Como preparar os slides? Como preparar os slides? Faça rascunhos Faça rascunhos Destaque os assuntos principais Destaque os assuntos principais Use subitens Use subitens Inclua figuras e exemplos Inclua figuras e exemplos

41 Planejando os slides Todo slide deve ter um título Todo slide deve ter um título Evite fornecer informação demais em um único slide Evite fornecer informação demais em um único slide Apresente somente uma grande idéia por slide... Apresente somente uma grande idéia por slide... Não mais que três temas diferentes Não mais que três temas diferentes Evite slides demais! Evite slides demais! O público precisa de tempo para ver, ouvir e pensar... O público precisa de tempo para ver, ouvir e pensar...

42 Planejando os slides... Evite abreviações Evite abreviações Cuidado com o tamanho das letras!!! Cuidado com o tamanho das letras!!! No máximo duas figuras por slide No máximo duas figuras por slide Use cores Use cores Porém, não mais que 3 Porém, não mais que 3 Evite escrever com cores claras em fundo claro Evite escrever com cores claras em fundo claro

43 Avaliando o ibope... Avaliando o ibope... Não é possível agradar a todos... Não é possível agradar a todos... Não perca o entusiasmo se algumas pessoas demonstrarem desinteresse Não perca o entusiasmo se algumas pessoas demonstrarem desinteresse Sinais de alerta Sinais de alerta Debandada Debandada Bocejos Bocejos Consultas ao relógio Consultas ao relógio Movimentação na cadeira e de cadeiras Movimentação na cadeira e de cadeiras Discussões alheias ao conteúdo... Discussões alheias ao conteúdo...

44 Prática Prática Vamos ver um modelo

45 Título da Apresentação Autores: Renata, Paulo,... Nome do evento … Instituto de Física Instituto de Física Universidade Estadual de Campinas

46 Roteiro Roteiro Introdução e motivação Introdução e motivação Podem vir em slides separados ou não Podem vir em slides separados ou não Desenvolvimento Desenvolvimento Conclusão Conclusão Tendências Futuras Tendências Futuras

47 Introdução Tema geral da apresentação Tema geral da apresentação Tópicos abordados Tópicos abordados Objetivos da apresentação Objetivos da apresentação

48 Por que devo ouvir sua apresentação??? Motivação! Motivação! Importância do tema sendo abordado Importância do tema sendo abordado Qual a importância (relevância) da sua apresentação para mim? Qual a importância (relevância) da sua apresentação para mim? E para a sociedade? E para a sociedade?

49 Desenvolvimento Conteúdo da sua apresentação Conteúdo da sua apresentação Diversos slides... Diversos slides...

50 Conclusão Conclusão da apresentação Conclusão da apresentação Relembre os pontos principais da apresentação Relembre os pontos principais da apresentação Escreva considerações finais Escreva considerações finais O que pode ser concluído a partir do que foi apresentado O que pode ser concluído a partir do que foi apresentado

51 Tendências Futuras O que está por vir na área desta apresentação ? O que está por vir na área desta apresentação ?


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