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Controle Bibliográfico – uma pequena revisão introdutória para a disciplina Análise da Informação José Antonio M. Nascimento.

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1 Controle Bibliográfico – uma pequena revisão introdutória para a disciplina Análise da Informação José Antonio M. Nascimento

2 Relação entre as unidades de informação (arquivos/bibliotecas/museus) Objetivo: Acesso democrático à informação

3 Mecanismos como a classificação, a bibliografia, a catalogação que permitem o intercâmbio entre os sistemas de informação em todo o mundo. Intercâmbio de informações. Redes/Consórcios de informações Leis de Acesso à Informação

4 Organização do conhecimento – Primeira tentativa – Biblioteca de Alexandria. Calímaco – Pinnakes. Idade Média – Bibliografias – categorização por assuntos – época clássica do controle bibliográfico.

5 Invenção da Imprensa Bibliotheca Universalis – 1545 Journal des Savants – 1665 Primeiro periódico científico de que se tem notícia Catálogo Internacional de Literatura Científica – 1901 British Royal Society Instituto Internacional de Bibliografia - Paul Otlet e Henri de La Fontaine – idos de 1900

6 Ao longo da evolução da humanidade – desenvolvimento de vários tipos de publicãções: Relatórios técnicos, anais de eventos, documentos governamentais, materiais não bibliográficos e publicações eletrônicas. Década de 70 Acentuada necessidade de preservação e acesso à informação. Desenvolvimento da informática e redes de informação

7 O que preservar e por que preservar? Controle bibliográfico x preservação Bibliografias Nacionais são instrumentos-chave para esse controle que também incluem o trabalho realizado por arquivos e museus. Bibliotecários/Arquivistas/Museólogos Profissionais responsáveis pela preservação de um patrimônio documental

8 O que preservar e por que preservar? IDENTIDADE COLETIVA DE UMA NAÇÃO Identidade cultural – perpetuação de tradição e costumes. Oralidade Monumentos Genealogias

9 O que preservar e por que preservar? PODER A preservação do patrimônio documental não permite que classes dominantes se apoderem ou mesmo que governantes eliminem da memória do povo um passado importante?

10 O que preservar e por que preservar? EDUCAÇÃO E TRANSMISSÃO DO CONHECIMEMTO Unidades de Informação – mecanismos fundamentais na educação formal.

11 Formas de preservação da memória Variam em função da diversidade dos grupos sociais e dos usos que fazem da memória. Arquivos Unidade de informação fundamental para o trabalho de historiadores Comprova atos e decisões de natureza administrativa de uma organização.

12 Formas de preservação da memória Bibliotecas Saber científico – conhecimento sistematizado e catalogado Museus Patrimônio cultural, legado Valores de um povo, de uma nação

13 Formas de preservação da memória Bibliotecas Saber científico – conhecimento sistematizado e catalogado Museus Patrimônio cultural, legado Valores de um povo, de uma nação

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15 Iniciativas de preservação da memória UNESCO CBU – Controle bibliográfico universal Reunir e tornar disponível todos os registros da produção bibliográfica de todos os países, concretizando o ideal de acesso de todos os cidadãos ao conjunto do conhecimento universal.

16 Iniciativas de preservação da memória UNESCO Projeto Memória do Mundo Respaldo aos acervos documentais que representam a memória cultural da humanidade.

17 Iniciativas de preservação da memória UNESCO Projeto Memória do Mundo Facilitar a preservação da memória documental da humanidade mediante o uso de técnicas apropriadas; Colaborar no acesso a herança documental, medante o uso das técnicas de digitalização. Ex: Biblioteca Digital Mundial? Aumentar a consciência global sobre a existência e a importância dos acervos documentais.


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