A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quais as perspectivas do jovem agricultor em relação à agricultura familiar e as políticas públicas aplicadas atualmente no setor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quais as perspectivas do jovem agricultor em relação à agricultura familiar e as políticas públicas aplicadas atualmente no setor."— Transcrição da apresentação:

1 Quais as perspectivas do jovem agricultor em relação à agricultura familiar e as políticas públicas aplicadas atualmente no setor.

2 Segundo a Secretaria da Agricultura de São Paulo, existem 324 mil propriedades agrícolas no Estado De São Paulo, e 250 mil são de agricultores familiares. De 30 milhões de jovens no Brasil, 8 milhões estão na zona rural.

3 Agricultura familiar:
São proprietários, arrendatários, parceiros, meeiros, posseiros e os extrativistas e pescadores, que desenvolvem suas atividades de forma individual ou coletiva com os membros da família, podendo contar com a complementação eventual de mão-de-obra de terceiros desde que não exceda 50% da mão-de-obra familiar (FETRAF, 2001ª, p.2)

4 Pronaf: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Trata-se de um programa que visa o fortalecimento da agricultura familiar, mediante apoio técnico financeiro, para promover o desenvolvimento rural sustentável. Seu objetivo geral consiste em fortalecer a capacidade produtiva da agricultura familiar; contribuir para a geração de emprego e renda nas áreas rurais e melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares.

5 Pronaf: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Objetivo: Ajustar as políticas públicas de acordo com a realidade dos agricultores familiares; Viabilizar a infra-estrutura necessária à melhoria do desempenho produtivo dos agricultores familiares; Elevar o nível de profissionalização dos agricultores familiares através do acesso aos novos padrões de tecnologia e de gestão social; Estimular o acesso desses agricultores aos mercados de insumos e produtos ( SCHNEIDER ET alii, 2004, p.24-25)

6 Pronaf: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar
Pronaf Jovem: concessão de crédito para apoio às atividades geradoras de renda desenvolvidas por jovens maiores de 16 anos e menores de 25 anos, que tenham concluído ou estejam concluindo o último ano dos cursos desenvolvidos em centros familiares da formação por alternância ou em escolas técnicas agrícolas de nível médio, as quais atendam à legislação em vigor para instituições de ensino.

7 PAA: Programa de Aquisição de Alimentos
mecanismo que permite ao governo comprar produtos da agricultura familiar de maneira rápida e descomplicada e encaminhar esses alimentos a quem precisa. O programa é interministerial, coordenado pelos Ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Desenvolvimento Agrário (MDA) e executado pelos governos estaduais e municipais e, em âmbito federal, pela Conab

8 O PAA apóia o agricultor familiar com dificuldades de participar do mercado, auxiliando-o numa das etapas mais difíceis do processo produtivo: a comercialização. Ao comprar a produção familiar, o governo assegura preço remunerador aos produtos, gera renda ao agricultor e facilita o processo de doação para o combate à fome.

9 Valorizar o produto regional, dinamizar a produção nas diversas regiões, resgatar a cidadania, preservar o meio-ambiente e a cultura gastronômica local.

10 O trabalho apresenta os dados da pesquisa realizada no I Encontro Estadual da Juventude da FAF, na Cidade de Atibaia/SP. Participaram do encontro cerca de 300 pessoas (jovens e adultos) Responderam a pesquisa 144 pessoas com idade entre 12 e 44 anos.

11 Origem dos participantes que responderam o questionário
Taquarivaí,Itaberá, Jacupiranga, Eldorado, Mogi Mirim, Ribeirão Branco, Bauru, Sete Barras, Araraquara, Barra do Turvo, Araras, Guapiara, Jobaticabal e Itapeva.

12 Origem dos participantes que responderam o questionário
Taquarivaí,Itaberá, Jacupiranga, Eldorado, Mogi Mirim, Ribeirão Branco, Bauru, SeteBarras, Araraquara, Barra do Turvo, Araras, Guapiara, Jobaticabal e Itapeva.

13 A pesquisa levantou Informações sobre
Perfil sócio-econômico; Produtos cultivados; Tipo de comercialização; Relação com a terra onde produz; Tempo na agricultura; Acesso e conhecimento das políticas públicas de incentivo à agricultura; Perspectivas de futuro em relação à agricultura familiar.

14 Resultados Principais Produtos cultivados:
Tomate, pepino, pêssego, arroz, feijão, milho, pupunha e banana.

15 Relação com a terra onde vive
Proprietário 61,06 % Arrendatário 5,30 % Parceiro 0,88 % Meeiro Posseiro 10,61 % Assentado de Reforma Agrária 18,58 %

16 Tempo na Agricultura Quais integrantes da família trabalham ou trabalharam na agricultura? Como a maioria dos participantes são proprietários, os avós e pais são agricultores.

17 Acesso às políticas públicas de incentivo

18 Perspectivas de futuro em relação à agricultura familiar

19 Perspectivas de futuro em relação à agricultura familiar
Desejo de permanecer na agricultura Sim, é dela que vem o sustento e a riqueza saudável As dificuldades que a gente enfrenta é sobre o PAA, a forma de pagamento é muito atrasada. Nós não temos uma venda direta com a prefeitura do município, gostaria pelo menos que ficasse mais organizado a forma de pagamento. ( 30 anos - Vista Grande – Miracatu/SP) Sim, prefiro o ambiente rural que grandes cidades onde o ambiente é ruim - Atualmente enfrentamos grandes dificuldades em relação a geração de renda, onde os jovens não se realizam profissionalmente. Minha sugestão é haver projetos para a juventude relacionada a agricultura como cursos que nos fornecem importantes informações, investimentos para o cultivo e incentivos que nos induzem a continuar o projeto. ( 17 anos Itaguá – Sete Barras/SP)

20 Perspectivas de futuro em relação à agricultura familiar
Desejo de permanecer na agricultura Não, por falta de trabalho no campo. Para melhorias, a sugestão é a melhor distribuição de informações e ações. (18 anos – Eldorado/SP) Sim, para ter uma vida estável, não precisamos abandonar nossos assentamentos, somente procurar nossos direitos. - Que nós jovens possamos encontrar novas maneiras para construirmos uma vida estável. Nossa maior dificuldade é a falta de informação, talvez se houvessem mais informações, mais oportunidades como cursos profissionalizantes, mais empregos entre outros recursos. (15 anos – Itaguá – Sete Barras)

21 Perspectivas de futuro em relação à agricultura familiar
Desejo de permanecer na agricultura Não, a propriedade é muito pequena. (23 anos – Barra do Turvo) Não, pois não tem oportunidade de um bom emprego para a mulher no campo. (15 anos – Córrego do Franco – Barra do Turvo/SP) Sim, pelo fato de dar importância para a terra onde meus antepassados viveram. - Gostaria que os projetos apresentados fossem realmente executados de maneira que todos os agricultores da minha região sejam atendidos. A dificuldade é a falta de informação. (Quilombo – Eldorado/SP) Informação = poder

22 Perspectivas de futuro em relação à agricultura familiar
Desejo de permanecer na agricultura Sim, eu tenho vontade - Eu gostaria de ter minha própria fazenda. A dificuldade é que meu pai não acredita nesses programas, ele é do tempo antigo.(22 anos – Barra do Turvo/SP) Mudança na filosofia familiar - Patriarcalismo Sim, gosto do sítio, fui criado no sítio, minha família é do sítio. - Trabalhar junto com o sindicato para que possamos fazer novos projetos, e também a questão do meio ambiente, pois somos proibidos de usar nossas terras, não podemos desmatar. Trabalhar junto com o meio ambiente e o Estado para agilizar esses meios e beneficiar nossas terras. (22 anos – 2 Irmãos – Sete Barras)

23 Perspectivas de futuro em relação à agricultura familiar
Desejo de permanecer na agricultura Sim, mas se tiver recurso e renda. (17 anos – Jacupiranga/SP)


Carregar ppt "Quais as perspectivas do jovem agricultor em relação à agricultura familiar e as políticas públicas aplicadas atualmente no setor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google