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RECUPERAÇÃO DA RENDA DO CAFEICULTOR
9o AGROCAFÉ – SALVADOR/BA Celso Luis Rodrigues Vegro fev.2008
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SUMÁRIO 1 – Composição da Renda 2 – Políticas Públicas
3 – Gestão do FUNCAFÉ 4 – Coordenação do Agronegócio
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1 - Fatores de Produção Relações de trocas Custos da mão-de-obra
Custo de produção Produtividade Paridade de compra
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Relação de troca e preço fertilizantes
Fonte: IEA
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Preços da Uréia e Relação de Troca
Fonte: IEA
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Relação de troca e preço cesta defensivos
Fonte: IEA
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Preços do Roundap e Relação de Troca
Fonte: IEA
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Custos de produção Safra 2005/06
Fonte: IAC/IEA/UFLA.
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Custos de produção – C. arábica Safra 2006/07
Sistema Densidade (pl/ha) Produtividade (sc/ha) Custo (R$/sc) A 4.000 25 219,10 B 40 192,72 Fonte: UFV.
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Amplitude de variação das cotações de café arábica,
1a posição, Bolsa de Nova Iorque, * dados até novembro. Fonte: CAMARGO, A. (2007)6.
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Paridade do Poder de Compra
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Produtividade: Inovações: projeto genoma. Tecnologias de manejo:
adensamento; podas; colheita mecânica; e irrigação. Incremento da produtividade: 1sc/3 safras
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1998 a 2006 – PRODUTIVIDADE DE 20 SC/HA
Ciclo das cotações 1998 a 2006 – PRODUTIVIDADE DE 20 SC/HA Fonte: Gazeta Mercantil
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Evolução das Cotações Petróleo
Fonte: BM&Fe BACEN.
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Paridade Milho/Café Fonte: IEA.
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ESTIMATIVA DO AUMENTO DO
CONSUMO MUNDIAL © Copyright P&A
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SUMÁRIO 1 – Composição da Renda 2 – Políticas Públicas
3 – Gestão do FUNCAFÉ 4 – Coordenação do Agronegócio
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2 - POLÍTICAS PÚBLICAS Macroeconômica; Negociações internacionais;
Estímulo às exportações; Garantia de preços e renda; Apoio à comercialização; Subvenção de seguro; Incentivos a produção c/qualidade.
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Alimentos: âncora da inflação
Inflação - longo prazo Alimentos: âncora da inflação BASE: Jan
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Alimentos: escalada inflacionária
Inflação: curto prazo Alimentos: escalada inflacionária BASE: set. 2005
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Cotações: Café e US$ Fonte: BM&F e BACEN.
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Evolução dos custos com a mão-de-obra
Fonte: IEA
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Evolução da massa salarial
Fonte: Valor Econômico
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TAMANHO DO MERCADO PAULISTANO
Volume diário No lar Fora do lar Total: 25 milhões xícaras Total: 37 milhões xícaras Taxa de cresc. = 10% a.a Taxa de cresc. = 1%a.a Fonte: IEA.
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EXPORTAÇÕES DO AGRONEGÓCIO E CÂMBIO
Fonte: MDICT e BACEN.
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EXPORTAÇÕES: ações públicas e privadas
Abertura de novos mercados: Surto de cafeterias verdeamarelas, e Verde certificado (4C, orgânico, etc). Exportações com valor agregado: PSI-ABIC/APEX, e Torrefadoras no varejo internacional. Drawback café.
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Negociações internacionais: duas correntes
Alta generalizada das commodities agrícolas: Desbloqueio para avanço nas negociações Elevada probabilidade de queda do crescimento mundial: Agudização dos impasses (imbricamento finanças x subsídios).
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Políticas de preços/renda e comercialização:
Ano de safra alta: apoio à comercialização PEPRO (prêmio equalizador pago ao produtor); Opções/Futuro; e Novos Títulos do Agronegócio. Ano de safra baixa: regulação do mercado Mobilização de estoques (leilões). Subvenção do prêmio: Seguro da lavoura/produção; e P/ajustes diários nos contratos futuros.
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Apoio à produção com qualidade:
Investimento na renovação do parque produtivo: Novos materiais geneticamente superiores; Estandes mais produtivos; Planejamento da lavoura; e Treinamento dos funcionários. Investimentos em preparo: Reforma/construção de terreiros; e Equipamentos: lavadores, descascadores e secadores.
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SUMÁRIO 1 – Composição da Renda 2 – Políticas Públicas
3 – Gestão do FUNCAFÉ 4 – Coordenação do Agronegócio
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GESTÃO DO FUNCAFE: Mais transparência das informações:
Número de contratos por região; Numero de contratos para arábica/robusta Indicadores de eficiência do gasto: Atrasos, inadimplência e perdas Cálculo da Liquidez Geral. Inovações na política de crédito: subvenção do prêmio para seguro e ajustes Auditoria permanente nos estoques remanecentes e novos.
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SUMÁRIO 1 – Composição da Renda 2 – Políticas Públicas
3 – Gestão do FUNCAFÉ 4 – Coordenação do Agronegócio
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COORDENAÇÃO DO AGRONEGÓCIO:
Conselho Deliberativo de Política Cafeeira: Criação de ouvidoria; e Representação do CPB&D-Café. Câmaras Setoriais: Ações com foco nos gargalos locais; Respaldo para introdução de inovações. Associações: Ações institucionais = marketing Investimento permanente em educação do consumidor. Torrefadoras, solubilizadoras e exportadoras: Responsabilidade social; Incentivos econômicos p/a produção c/qualidade;e Organização do mercado – Contratos!
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OBRIGADO!
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