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Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Atenção sócio-sanitária em Catalunha Dr. Joan Cunill Rio de Janeiro, 20 março 2012.

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1 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Atenção sócio-sanitária em Catalunha Dr. Joan Cunill Rio de Janeiro, 20 março 2012

2 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 2 Justificativa História e evolução Modelo de atenção Definições Carteira de serviços Distribuição territorial Acessibilidade Financiamento Futuro Conclusões Índice

3 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 3 Justificativa Progressivo envelhecimento da população  16.94% maiores de 65 anos  15.01% menores de 15 anos Pirâmide populacional consolidada com maior número de pessoas de 65 anos que menores de 15

4 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 4 Aumento esperança de vida  Mulheres84.4 anos  Homens 77.4 anos Mudanças sociais  Incorporação plena da mulher no mundo laboral  Mudança estrutura familiar Justificativa

5 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 5 História e evolução 1986  Inicio “Programa Vida aos Anos” Centros de Longa Permanência 1991  Diversificação de produtos Longa Permanência Convalescência Cuidados Paliativos Hospital de Dia Programa Atenção Domiciliária Equipes de Suporte Unidade Funcional Interdisciplinar Sócio-Sanitária 2000  Plano de atenção sócio-sanitário Definição das linhas de atenção

6 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 6 Modelo de atenção O cidadão como centro da atenção Atenção prestada:  integral  coordenada  integrada  multidisciplinar Sustentável Acessível Equitativo Competente Avaliável

7 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 7 Missão Melhorar a saúde das pessoas incluídas nas quatro grandes linhas de atenção:  Geriatria  Doença de Alzheimer e outras demências  Final de Vida – Cuidados Paliativos  Doenças Neurodegenerativas que podem cursar com deficiência

8 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 8 Tipologia de recurso LONGA PERMANÊNCIA Pessoas que precisam de uma atenção sanitária de forma continuada, que padecem doenças ou processos crônicos e diferentes níveis de dependência, com diversos graus de complexidade e que não podem ser atendidos no seu domicílio ou centro residencial.

9 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 9 CONVALESCÊNCIA Pessoas que necessitam um tratamento continuado ou supervisão clínica continuada e que por causa de sua complexidade requerem alta intensidade de cuidados. Tipologia de recurso

10 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 10 CUIDADOS PALIATIVOS Pessoas com doenças em situação avançada irreversível ou terminal, que requerem tratamento específico paliativo em regime de hospitalização. Tipologia de recurso

11 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 11 HOSPITAL DE DIA Pessoas com doenças crônicas ou doenças terminais que requerem medidas integrais de suporte reabilitação, tratamento ou diagnóstico e seguimento especializado em regime diurno ambulatorial. Tipologia de recurso

12 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 12 Programa de Atenção Domiciliar Equipe de Suporte (PADES) É uma equipe especializada, que sua função é dar suporte às equipes de Atenção Primária, especialmente no âmbito domiciliário, a doentes geriátricos complexos e doentes paliativos. Não substituem à Atenção Primária, sua intervenção é complementar e devem coordenar-se. Tipologia de recurso

13 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 13 Unidade Funcional Interdisciplinar Sócio-sanitária (UFISS) É uma equipe especializada, cuja função é dar suporte às equipes assistenciais dos hospitais de agudos, tem que intervir em doentes geriátricos complexos e doentes paliativos. Tipologia de recurso

14 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 14 AVALIAÇÃO INTEGRAL AMBULATÓRIA GERIATRIA DETERIORAÇÃO COGNITIVA CUIDADOS PALIATIVOS OBJETIVO Estabelecer um diagnóstico, mediante um processo de avaliação interdisciplinar e estabelecer uma estratégia terapêutica adequada. Procedência dos pacientes: »Atenção Primária »Hospitais de Agudos Tipologia de recurso

15 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 15 Carteira de serviços Serviços de hospitalização Unidades de Longa permanência Geriatria E.de Alzheimer e demências Psicogeriatria Grandes deficientes Unidades de Média permanência Convalescência Final de vida C. Paliativos Polivalente Enfermidade de Alzheimer Serviços de atenção diurna Hospital de dia Geriatria E.de Alzheimer e demências Paliativos Enf. Neurodegenerativas Equipes de Avaliação ambulatória Geriatria E.de Alzheimer e demências Paliativos Equipes de valoração e suporte No domicílio PADES No Hospital Geriatria Final de vida C. Paliativos Mista Respiratória

16 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 16 Serviços de hospitalização Unidade de Ortogeriatria Unidade de Neuroreabilitação Unidade médico-cirúrgica Unidade de Psicogeriatria Unidade de Grandes Deficientes Unidade de Cuidados Paliativos Unidade de subagudos Unidade Geriátrica de agudos (Hospital de agudos) Serviços de atenção diurna Hospital de dia Geriatria E.de Alzheimer e demências Paliativos Enf. Neurodegenerativas Equipes de Avaliação ambulatória Geriatria E.de Alzheimer e demências Paliativos Equipes de valoração e suporte No domicílio PADES Atenção Geriátrica Domiciliar (AGD) No Hospital Geriatria Final da vida C. Paliativos Carteira de serviços

17 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 17 Distribuição territorial LONGA PERMANÊNCIA CONVACUIDADOS PALIATIVOS H. DE DIA PADES Leitos/1000 h >64 a 51.81,5 EQUIPES/100.0 00 hab. 1 Leitos/1000 hab0.08-0.10 Os padrões recomendados devem ser adaptados à cada um dos territórios em função da distribuição da população para poder conseguir um sistema sustentável e facilitar o acesso ao cidadão. O critério geral deveria ser ter mais serviços polivalentes naquelas áreas com menos população.

18 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 18 Acessibilidade Internações desde qualquer dispositivo da rede sanitária ou social. Preferível a valoração prévia de equipes especializadas (PADES/UFISS).

19 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 19 Financiamento Por permanência + variável por objetivos MISTA: DEPARTAMENTO DE SAÚDE  Toda a carteira de serviços DEPARTAMENTO DE SERVIÇOS SOCIAIS:  Longa permanência  Hospital de Dia PARTICIPAÇÃO DO USUÁRIO  Longa permanência (período de carência 90 dias)  Hospital de Dia

20 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 20 Futuro Atenção domiciliar à complexidade

21 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 21 Marco conceitual da ADC A Atenção Domiciliar à Complexidade (ADC) é um conjunto de programas assistenciais orientados à atenção do paciente complexo (“crônico”) no seu meio habitual. Estão baseados no modelo de Cuidados Intermediários do Departamento de Saúde da Grã Bretanha* e da British Geriatrics Society^. A experiência clínica mostrou à ADC como: -Um eixo importante no continuum assistencial dos pacientes complexos. -Nexo entre a atenção Hospitalar/Sócio-sanitária e a Atenção Primária. *NSF for Older People-Intermediate Care: Moving Forward. Department of Health UK June 2002 ^British Geriatrics Society Compendium. 4.2 Intermediate Care: guidance for commissioners and providers of heath and social care (updated 2010)

22 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 22 Objetivo principal Priorizar a atenção e intervenção sócio-sanitária coordenada do paciente complexo no domicilio. Tem como prioridades (em relação ao paciente complexo): -Evitar reingressos hospitalares/sócio-sanitários desnecessários. -Evitar institucionalizações. -Evitar e/ou reordenar a polifarmácia. -Priorizar a máxima autonomia e/ou o máximo bem-estar do paciente e da família. -Ser o nexo de união entre níveis assistenciais, facilitando as transições. Marco conceitual da ADC

23 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 23 Fried L, Ferruci L, Darer J, Williamson JD, Anderson G. Untangling the concepts of disability, frailty and comorbidity: implications for improved targeting and care. J Geront Med Sci 2004;59(3):255-263 “Complexidade” como interação entre fragilidade, deficiência e comorbidade: - Comorbidade (enfermidades) - Deficiência (dependência funcional) - Fragilidade (condição de risco de complicações) Comorbidade + deficiência= consumo de recursos

24 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 24 Atenção Domiciliar à Complexidade PROGRAMAS PREVENTIVOS NA COMUNIDADE ATDOM PREVENTIVA PREVENÇÃO SECUNDARIA E TERCIÁRIA ATDOM RESIDENCIAL SUPORTE NO ÁMBITO RESIDENCIAL Gestão continuada especializada domiciliar em idosos deficientes com comorbidade Gestão continuada especializada residencial

25 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 25 EM DOMICÍLIO EM ALTAS PRECOCES PÓS-HOSPITALIZAÇÃO EM DOMICÍLIO PARA A PREVENÇÃO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR Hospital A. Primária Alternativa à hospitalização convencional PROGRAMAS DE AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO INTEGRAL REHABILITADORA EM DOMICÍLIO A. Primária Atenção Domiciliar à Complexidade

26 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 26 PACIENTE ONCOLÓGICO PACIENTE NÃO ONCOLÓGICO Atenção Especializada coordenada com Especialidades Médico cirúrgicas Atenção Especializada coordenada com Oncologia e Hematologia PROGRAMAS DE ATENÇÃO AO FINAL DA VIDA Inclui Cardiologia, Neurologia, Hepatologia, Medicina Interna,… Atenção Domiciliar à Complexidade

27 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 27 Alguns resultados de BSA Intervenção em fratura de fêmur: Situação de partida 2008 Hospital de agudos: permanência média destino CSS 19,22 dias permanência média destino domiciliar 18,1 dias A intervenção consiste na valoração de uma equipe multidisciplinar que avalia ao paciente nas 48 horas seguintes na IQ. Recomenda tratamento médico e recurso na alta. Situação atual (2011) Hospital de agudos: permanência média destino CSS 12,63 dias permanência média destino domicilio 13 dias

28 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 28 Outros resultados Intervenção em fratura de fêmur : (Consorci Sanitari Anoia) O paciente idoso com fratura de fêmur ingressa na UGA, o serviço de traumatologia intervém como consultor. 2011 Período pré-operatório médio de 2,11 dias: o 70,2% inferior a 48 horas PM: 6,85 (±2,9) dias Mortalidade intra-hospitalar do 1,5% Alta, retornam na procedência o 49,6% Internam no CSS 36,6% 2009 Período pré-operatório médio de 3 dias PM de 15,4 dias Mortalidade do 4,2% Internavam no CSS o 48% dos pacientes Dados facilitados por o Dr. E. Duaso (CSA) Consorci Sanitari de l’Anoia

29 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 29 Alguns resultados de BSA Intervenção equipe de geriatria no domicilio: (2009-2011) Pacientes procedentes do HA (alta precoce), procedentes da UGA e outras especialidades. Pacientes procedentes de AP (agudização), evitar ingresso hospitalar ou sócio-sanitário. Objetivos: melhorar o estado de saúde, recuperação funcional e seguimento domiciliar. Pacientes procedentes da AP nº pacientes: 97 permanência média: 48 dias melhora funcional: 77% reingresso: 20% Pacientes procedentes do HA nº pacientes: 204 permanência média: 40 dias melhora funcional: 76% reingresso: 24%

30 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 30 Outros resultados Atenção aos pacientes subagudos:

31 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 31 Conclusões O serviços sócio-sanitários:  Plenamente consolidados em suas quatro linhas de atividade:  Despregados em todo o território.  Com dispositivos em todos os níveis assistenciais.  Grande capacidade de adaptação.  Elemento chave para a atenção ao paciente crônico complexo.

32 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 32 Desafio Conseguir a integração das prestações sociais e os serviços de saúde. Intervenção simultânea dos dois âmbitos especialmente no nível domiciliário.

33 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 33

34 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 34

35 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 35

36 Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 36 MUITO OBRIGADO! jcunill@bsa.cat


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