A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –"— Transcrição da apresentação:

1 O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos – dalilacs@bol.com.br

2 M ÍDIAS SOCIAIS O conceito de mídias sociais ( social media ) precede a Internet e as ferramentas tecnológicas - ainda que o termo não fosse utilizado. Trata-se da produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grande grupos. Significa a produção de muitos para muitos.

3 A S MÍDIAS SOCIAIS E A INTERNET Andreas Kaplan e Michael Haenlein definem mídias sociais como "um grupo de aplicações para Internet construídas com base nos fundamentos ideológicos e tecnológicos da Web 2.0, e que permitem a criação e troca de conteúdo.

4 A S MÍDIAS SOCIAIS As "ferramentas de mídias sociais" são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Eles possibilitaram a publicação de conteúdos por qualquer pessoa, baixando a praticamente zero o custo de produção e distribuição.

5 M ÍDIAS S OCIAIS Web 2.0 é um termo criado para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a Web como plataforma e envolvendo aplicativos baseados em redes sociais e Tecnologia da Informação.

6 M ÍDIAS S OCIAIS Web 2.0 é um entendimento das regras para obter sucesso na plataforma da Internet. A regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores, quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva“ ( Tim O'Reilly )

7 M ÍDIAS S OCIAIS Inteligência coletiva é um conceito surgido a partir dos debates promovidos por Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência, caracterizado por um novo tipo pensamento sustentado por conexões sociais que são viáveis através da utilização das redes abertas de computação da Internet.

8 M ÍDIAS S OCIAIS Mídias sociais podem ter diferentes formatos como blogs, compartilhamento de fotos, videologs, scrapbooks, e-mail, mensagens instantâneas, compartilhamento de músicas, entre outros.

9 EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL Blogs (publicações editoriais independentes); Google Groups (referências, redes sociais); Wikipedia (referência); Facebook (rede social); Last.fm (rede social e compartilhamento de música);

10 EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DE MÍDIA SOCIAL YouTube (rede social e compartilhamento de vídeo); Myspace (rede social); Second Life (realidade virtual); Flickr (rede social e compartilhamento de fotos); Twitter (rede social).

11

12 D IFERENÇAS Dependem da interação entre as pessoas (discussão, integração e compartilhamento); Infinita (tempo, quantidade de informação); Relação com outras mídias; Otimização do tempo ( a qualquer hora, em qualquer lugar). Você faz o seu tempo; Relação entre emissor e receptor.

13 O PODER DAS MÍDIAS SOCIAIS Grande mudança na estrutura de poder social; Influência nas pessoas e em suas decisões; Liberdade de comunicação interativa; Facilidade de uso das ferramentas.

14 M ÍDIAS S OCIAIS Qual o papel do jornalismo nas mídias sociais? Qual o papel dos jornalistas nas mídias sociais?


Carregar ppt "O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google