A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente Formular três hipóteses correspondentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente Formular três hipóteses correspondentes."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente Formular três hipóteses correspondentes a três leis da natureza /científicas Disciplina: Monitoramento e Controle Ambiental Prof. Dr. Oscar Luiz Monteiro de Faria Aluno: Sérgio Thode Filho

2 1 – Lei Toxicológica ou da Toxicologia - A Ciência dos venenos. Esta lei é utilizada principlamente nas Ciências Biológicas e Químicas. Ela estuda os efeitos adversos de agentes químicos e físicos em organismos vivos. Estuda os efeitos de xenobióticos (x enobióticos do grego, xenos = estranho) são compostos químicos estranhos a um organismo ou sistema biológico. FUNDAMENTOS EM TOXICOLOGIA DL50 (dose letal 50): é aquela capaz de levar a óbito 50% da população a qual a dose foi admnistrada. CL50 (concentração letal 50): é aquela capaz de levar a óbito 50% da população exposta a tal concentração.

3 1.1 – Hipótese A CL50 para teste do sabão produzido com óleo vegetal residual, será a mesma do sabão industrializado. Estará entre 0,05g e 1g de massa de sabão Experimento Para o teste de toxicidade foi utilizada a espécie de peixe Brachydanio rerio (paulistinha), espécie de peixe exótica freqüentemente usada em testes de avaliação toxicológica de pesticidas e considerada como padrão internacional para a realização deste tipo de experimento (MURTY, 1988). Os recipientes utilizados foram béqueres de vidro, com 1000 mL de capacidade. Cada recipiente recebeu quatro peixes com peso individual variando entre 80 e 100 mg, respeitando-se a densidade máxima de 1,0 g.L-1, conforme descrito por Boock (2005). A água nos aquários foi constantemente aerada e mantida sob temperatura em torno de 20-25°C. Os animais foram alimentados diariamente com ração específica para peixes ornamentais, sendo observado o consumo da ração de maneira a evitar que restos se deteriorassem, comprometendo a qualidade da água (BOOCK & NETO, 2005).

4 O experimento é caracterizado como estático, pois não há substituição de água e nem retirada de detritos durante o período de exposição. O teste de exposição consistiu no procedimento de manter os peixes em contato, por 72 horas, com a massa de sabão produzido no Laboratório Multidisciplinar de Gerencimento de Resíduos e do sabão industrializado em diferentes concentrações. As concentrações utilizadas foram: 0,05g, 0,25g, 0,5g, 0,75g e 1g. Foram realizadas 10 análises, 5 concentrações diferentes para cada grupo. Para ambos, existia um grupo branco (grupo de controle).

5 2 – Lei de Proust ou Estequiometria O cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em mols, em massa, em volume, número de átomos e moléculas, realizado como conseqüência da lei de Proust, executado, em geral, com auxílio das equações químicas correlatas. A palavra estequiometria é de origem grega e significa medida de uma substância. Estéquio: do grego Stoikheion (elemento ou substância) Metria: do grego metron (medida) A estequiometria é de extrema importância no cotidiano, principalmente nas indústrias ou laboratórios, pois objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reação, prevendo a quantidade de produtos que será obtida em condições preestabelecidas. 2.1 – Hipótese A relação estequiométrica para saponificar uma determinada quantidade de óleo vegetal saturado é 1 : 2 : 6. (NaOH, H 2 O, Óleo Vegetal Residual)

6 2.2 - Experimento

7

8 3 – Lei de Plateau – Tensão superficial Tensão superficial é um efeito físico que ocorre na camada superficial de um líquido que leva a sua superfície a se comportar como uma membrana elástica. 3.1 – Hipótese O sabão produzido com óleo vegetal é tão eficiente quanto o industrializado neste aspecto Experimento Aguardando metodologia mai técnica.

9 BOOCK, M. V., MACHADO NETO, J. G. Estudos sobre a toxicidade aguda do oxicloreto de cobre para o peixe Poecilia reticulata. Boletim Instituto de Pesca, São Paulo, v.31, n.1, p.29-35, BOOCK, M. V., ZORZENON F. J., FARIAS A. A., SILVA, E. A., ALMEIDA, S. D. B. Toxicidade aguda do inseticida Metroprene para os peixes brachydanio rerio (paulistinha) e Poecilia reticulata (lebiste). Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo, v.71 (suplemento), n.307, p , CALVERT, J. R., (1990), Pressure Drop for Foam Flow Through Pipes, International Journal of Heat and Fluid Flow, Vol. 11, nº 3, pp FELTRE, Ricardo. Química, volume 2, físico-química, editora moderna, Cap. 6, p FORTUNA, Ismael, 2010, Dinâmica de Crescimento de Espumas Molhadas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, p. 15. Mais precisamente este link: MURTY, A. S. Toxicity of pesticide to fish. USA, CRC press, 1988, v.1, 192p. TANAKA, T. Reproductive and neurobehavioural toxicity study of erythrosine administered to mice in the diet. Food and Chemical Toxicology, v.39, p , White, Harvey E.. Modern College Physics. [S.l.]: van Nostrand, Referências Bibliográficas


Carregar ppt "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa de Pós-graduação Doutorado Multidisciplinar em Meio Ambiente Formular três hipóteses correspondentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google