A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A seguir você tem a sugestão de leituras e exercícios sobre a Grécia Antiga. Atenção:alguns exercícios já foram resolvidos em sala de aula! Bom trabalho!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A seguir você tem a sugestão de leituras e exercícios sobre a Grécia Antiga. Atenção:alguns exercícios já foram resolvidos em sala de aula! Bom trabalho!"— Transcrição da apresentação:

1 A seguir você tem a sugestão de leituras e exercícios sobre a Grécia Antiga. Atenção:alguns exercícios já foram resolvidos em sala de aula! Bom trabalho!

2 Faça as seguintes atividades: Atividade 1 p. 161 DOC 1 p. 163 Atividades 1 e 2 p. 163

3 Correção Atividade 1 p. 161 Resposta: Como foi na Ilha de Creta que surgiu a mais antiga civilização européia (minóica) podemos considerar que a história da Europa começou com tal civilização. DOC 1 p. 163 Resposta: As principais cidades são Micenas, Atenas, Cnossos, Mileto etc. A influência de Creta restringiu-se apenas à Creta. Já a área de influencia micênica era a Grécia, o litoral da Ásia menor e o sul da península Itálica. Atividade 1 p.163 Resposta: Micenas está localizada no território da atual Grécia,a norte de Creta e a oeste de Tróia. Para atingir Tróia, os micênicos navegaram pelo mar Egeu em direção leste. Atividades 2 p. 163 Resposta: umas das principais características dessa civilização, foram as guerras e pilhagens feitas contra outros povos para o acumulo de riquezas, também ficaram conhecidos pela meticulosidade nos registros de tais riquezas.

4 Leitura dos textos: Quem é cidadão em Atenas? p I. As experiências políticas de Atenas p II. A democracia ateniense p. 170.

5 Faça as seguintes atividades: DOC 1 p. 169 DOC Atividade 1 p. 169 DOC 1 p. 171 DOC 2 p. 171 Atividade 1 p. 171

6 Correção DOC 1 p.169 No séc. VI a.C., Atenas passava por uma transformação política. Depois da reforma de Sólon, a cidade foi governada pelos tiranos e, com a queda desses, chegou à democracia. Ser cidadão da polis significa poder participar das decisões políticas. DOC 2 p.169 Chama-se regime aristocrático aquele que é exercido por um grupo social privilegiado (os ricos) e que só beneficia esse grupo. Foi escrito antes da reforma de Sólon, pois menciona a existência de escravidão por dívida, prática que foi abolida por Sólon. Atividade 1 p.169 Monarquia, aristocracia, tirania e democracia. DOC 1 p. 171 A Eclésia era a assembléia mais importante da democracia ateniense. Os poderes executivo, legislativo e judiciário estavam a cargo, respectivamente, da Estratégia, da Bulé e da Helia. Os cidadãos correspondiam a 10% da população total (cerca de habitantes). A democracia ateniense não era um regime do povo para o povo mas um regime dos cidadãos para os cidadãos. Atenção: o número de escravos é de e não de como informa o livro

7 DOC 2 p. 171 Aqueles que estavam melhor preparados, isto é, sabiam "falar bem", tinham mais chance de convencer os demais. Atualmente, as leis não são feitas diretamente pelo cidadão comum, mas por seus representantes eleitos, os deputados. O regime democrático atual é indireto devido ao grande número da população. Atividade 1 p. 171 Cidadão é aquele que tem direitos políticos enquanto morador, é aquele que apenas reside na cidade (por exemplo, os escravos e as mulheres em Atenas). Todo cidadão é morador da cidade, mas nem todo morador é cidadão.

8 Correção dos exercícios Módulo III - Acrópole: o poder e a arte DOC 1 p.173 Se a acrópole caísse nas mãos do inimigo, significava que a cidade perdera sua proteção divina e, portanto, teria que aceitar a derrota. Os templos da acrópole de Atenas foram dedicados a Atena, a deusa que, segundo o mito, fora escolhida pêlos cidadãos para proteger a cidade. DOC 3 p.173 O imperialismo ateniense se estendia sobre cidades gregas do lado oriental, incluindo a faixa litorânea da Ásia Menor, e cidades do lado ocidental da Grécia, na costa mediterrânea. Era, basicamente, um império marítimo, em cujo centro estava o mar Egeu. Atenas exigia tributos e lealdade das cidades vizinhas. Módulo IV - Cidadãos e não-cidadãos Atividades p ) Não; os estrangeiros, por exemplo, eram livres, mas não eram cidadãos. Porém, todo cidadão era um homem livre. 2) Grande parte da vida econômica de Atenas estava baseada no trabalho dos não- cidadãos, especialmente dos estrangeiros, que se dedicavam ao comércio e ao artesanato. 3) A mulher era mantida submissa ao homem (marido ou pai). Sua função se limitava às tarefas domésticas. A situação da mulher era a mesma fosse ela estrangeira ou "cidadã".

9 Módulo V - Os grandes pensadores DOC 2 p.177 Os discípulos se reuniam ao ar livre. É um encontro para discutir a vida do homem em sociedade, temas políticos, éticos etc. Platão refletiu sobre a vida em sociedade e sobre o Estado ideal. Atividade 1 p. 177 A filosofia exige um pensamento livre. Por isso sua discussão só pode ocorrer na democracia.


Carregar ppt "A seguir você tem a sugestão de leituras e exercícios sobre a Grécia Antiga. Atenção:alguns exercícios já foram resolvidos em sala de aula! Bom trabalho!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google