A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.: 264 - 270
VÍRUS – seres sem reino! Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:

2 Características: O nome vírus vem do latim e significa: veneno
São ACELULARES: NÃO possuem células. São vistos apenas com o microscópio eletrônico. São PARASITAS INTRACELULARES obrigatórios (vivem dentro de outra célula). Características:

3 Características: NÃO apresentam metabolismo próprio (são seres mortos fora de uma célula, encontrando-se cristalizados). Podem sofrer MUTAÇÕES. Ex.: Vírus da Gripe. São constituídos de ácidos nucléicos (DNA ou RNA – material genético), e por uma cápsula de PROTEÍNA (capsídeo).

4 Forma de Contágio Nosso corpo para se defender desses microorganismos possui um sistema imunológico, onde existem células como os glóbulos brancos, que fabricam substâncias chamadas anticorpos, que atacam os vírus os eliminando e memorizando para que não retornem mais para o mesmo corpo.

5 Reprodução dos Vírus Bacteriófago: Vírus que infecta bactérias.

6 PRÍONS

7 Contexto Histórico: Em Pacientes levavam tombos, sem coordenação motora, não falavam nem comiam. Autópsia: Neurônios mortos, cérebro com microburacos, poroso. Ingleses contaminados pela carne que consumiam. Desde 1986 os bois estavam sofrendo da mesma demência. O contágio era feito por uma proteína chamada Príon, que conseguia duplicar a sua estrutura provocando a doença.

8 Continuação As vacas haviam sido contaminadas pela ração que comiam pois, era feita de ossos e miúdos de ovelhas moídos. As ovelhas sofrem dessa demência mas, nelas é comum. Ao parar no corpo degenerou alguma célula por mutação e essa começou a parasitar as outras, dessa forma se reproduzindo!

9 Diferenças: Vacinas: São produzidas com microorganismos mortos ou enfraquecidos, (vírus ou bactérias), sendo aplicado nas pessoas ativando o sistema imunológico a produzir anticorpos. Soros: Da mesma forma que as vacinas porém primeiro é aplicado em animais como cavalos, e depois coleta-se o sangue do animal para retirar os anticorpos produzidos.

10 Doenças: Gripe Rubéola Sarampo Cachumba Hepatite (tipo A, B e C)
Poliomilite Herpes Febre Amarela Dengue Aids

11


Carregar ppt "Unidade VIII – Capítulo 3, livro texto Págs.:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google