A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software
Método Agile Engenharia de Software

2 O que é Agile? Agile configura-se como uma das soluções para lidar com o problema do aumento de dificuldade no desenvolvimento de software.

3 Metodologia Agile Podemos definir a abordagem AGILE como um conjunto de praticas para desenvolver e ajudar outros a desenvolver software. é usada por muitas organizações, como Cisco, além de HP e IBM.

4 Objetivos Agile Satisfazer o cliente através de um processo de entregas rápidas e continuas de software Efetuar entregas de software funcional com freqüência, com intervalos de poucas semanas ou poucos meses, com preferência para a escala temporal mais curta.

5 Diferenças do Agile com processo convencional.
Agile possibilita uma integração contínua e freqüente, a fim de garantir que os desenvolvedores entendam os problemas que estão tentando resolver. Cada iteração é como um projeto de software em miniatura de seu próprio, e inclui todas as tarefas necessárias para implantar o mini-incremento da nova funcionalidade: -planejamento -análise de requisitos -projeto -codificação -teste -documentação.

6 Processo convencional, cada iteração não está necessariamente focada em adicionar um novo conjunto significativo de funcionalidades, um projeto de software ágil busca a capacidade de implantar uma nova versão do software ao fim de cada iteração, etapa a qual a equipe responsável reavalia as prioridades do projeto.

7 Os princípios do desenvolvimento ágil valorizam:
Garantir a satisfação do consumidor entregando rapidamente e continuamente softwares funcionais; Cooperação constante entre pessoas que entendem do 'negócio' e desenvolvedores; Simplicidade; Rápida adaptação às mudanças; Software funcional mais do que documentação extensa; Responder a mudanças mais do que seguir um plano.

8 Comparações com outros métodos
Desenvolvimento iterativo Métodos ágeis diferem dos métodos iterativos porque seus períodos de tempo são medidos em semanas, ao invés de meses, e a realização é efetuada de uma maneira altamente colaborativa.

9 Modelo em cascata O tamanho e dificuldade deste esforço de integração e teste é uma das causas das falhas do projeto em cascata. Métodos ágeis, pelo contrário, produzem um desenvolvimento completo e teste de aspectos (mas um pequeno subconjunto do todo) num período de poucas semanas ou meses.

10 Aplicabilidade dos métodos ágeis
A aplicabilidade dos métodos ágeis em geral pode ser examinada de múltiplas perspectivas, aperspectiva do produto, métodos ágeis são mais adequados quando os requisitos estão emergindo e mudando rapidamente, embora não exista um consenso completo neste ponto. De uma perspectiva organizacional, a aplicabilidade pode ser expressa examinando três dimensões chaves da organização: -cultura -pessoal -comunicação

11 Em relação a estas áreas inúmeros fatores chave do sucesso podem ser identificados:
A cultura da organização deve apoiar a negociação. As pessoas devem ser confiantes. Poucas pessoas, mas competentes. A organização deve promover as decisões que os desenvolvedores tomam. A Organização necessita ter um ambiente que facilite a rápida comunicação entre os membros. O fator mais importante é provavelmente o tamanho do projeto. Com o aumento do tamanho, a comunicação face a face se torna mais difícil. Portanto, métodos ágeis são mais adequados para projetos com pequenos times, com no máximo de 20 a 40 pessoas.

12 Flexibilidade do Agile
Um método deve ser bastante flexível para permitir ajustes durante a execução do projeto. Há três problemas chaves relacionados ao tópico de adaptação dos métodos ágeis: a aplicabilidade dos métodos ágeis (no geral e no particular), e finalmente, o suporte ao gerenciamento de projeto.

13 Aplicação Agile Então, qual é o verdadeiro problema com a adoção ágil nas organizações? Ele pode ser resumido nos seguintes pontos: Agile pressupõe que a empresa quer um esforço de longo prazo de desenvolvimento de software e não um projeto de curto prazo. Agile é muitas vezes assumida pela liderança da empresa de ser um processo de desenvolvimento sem impacto no orçamento. Este não é o caso. A equipe de desenvolvimento assumir a liderança compreende as implicações da adoção ágil ao nível orçamental.


Carregar ppt "Engenharia de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google