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HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

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Apresentação em tema: "HOSPITAL PSIQUIÁTRICO"— Transcrição da apresentação:

1 CARACTERIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO CARLOS E MICRO REGIÃO

2 HOSPITAL PSIQUIÁTRICO
TRANSTORNOS MENTAIS NIS VILA ISABEL NIS Cidade Aracy NIS SÃO JOSÉ NIS Santa Felícia CRISE AGUDA CAPS PRONTO ATENDIMENTO X HOSPITAL PSIQUIÁTRICO

3 IDENTIFICAÇÃO DOS USUÁRIOS

4 SEXO CIDADE ARACY (485) VILA ISABEL (627) SANTA FELÍCIA (955) REDENÇÃO (840) SÃO JOSÉ (443) FEMININO 313 – 64,6% 392 – 62,52% 613 – 64,2% 618 – 64,08% 346 – 71,7% MASCULINO 172 – 35,4% 235 – 37,48% 342 – 35,8% 222 – 35,92% 97 – 28,03%

5 CIDADE ARACY VILA ISABEL SANTA FELÍCIA REDENÇÃO SÃO JOSÉ ESTADO CIVIL
SOLTEIRO 129 179 237 124 CASADO 216 283 409 180 SEPARADO 22 38 60 23 DIVORCIADO 15 30 41 24 VIÚVO OUTROS 52 71

6 CIDADE ARACY VILA ISABEL SANTA FELÍCIA REDENÇÃO SÃO JOSÉ ESCOLARIDADE
SEM ESCOLARIDADE 11 21 1º GRAU INCOMPLETO 91 93 122 69 1º GRAU COMPLETO 09 97 52 15 2º GRAU INCOMPLETO 25 26 42 14 2º GRAU COMPLETO 22 53 SUPERIOR INCOMPLETO 05 SUPERIOR COMPLETO 01 12

7 CIDADE ARACY VILA ISABEL SANTA FELÍCIA REDENÇÃO SÃO JOSÉ FAIXA ETÁRIA
18 A 30 ANOS 133 120 171 9 31 A 40 ANOS 130 113 244 76 41 A 50 ANOS 104 148 264 121 51 A 60 ANOS 66 105 132 73 MAIS DE 61 ANOS 33 114 100

8 CIDADE ARACY VILA ISABEL SANTA FELÍCIA REDENÇÃO SÃO JOSÉ
CONDIÇÃO DE ATIVIDADE CIDADE ARACY VILA ISABEL SANTA FELÍCIA REDENÇÃO SÃO JOSÉ PENSIONISTA 08 ESTUDANTE 5 28 EMPREGADO 36 73 DO LAR 109 200 NÃO TRABALHA 14 20 NUNCA TRABALHOU SEM PROFISSÃO 1 INDEFINIDO

9 ORGANOGRAMA DO CAPS CAPS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ADM. ATENÇÃO HOSPITALAR CAPS COORDENAÇÃO ASSEMBLÉIA DOS USUÁRIOS REUNIÃO DE FAMÍLIA REUNIÃO DE EQUIPE

10 FLUXOGRAMA DO CAPS CAPS 45 62 111 NIS REGIÕES PRONTO ATENDIMENTO
PRONTO ATENDIMENTO NIS MUNICÍPIOS DA REGIÃO: BUSCA EXPONTÂNEA IBATÉ DOURADO RIBEIRÃO BONITO REGIÕES CAPS INTENSIVO: DIA TODO 45 ACOLHIMENTO 62 PTI SEMI INTENSIVO: MEIO PERÍODO 111 NÃO INTENSIVO REGIÕES

11 ATENDIMENTO DO CAPS HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: 08:00 AS 20:00H
LOCALIZAÇÃO: REGIÃO CENTRAL FONTES DE ENCAMINHAMENTO: NIS, BUSCA EXPONTÂNEA, CONSELHOS, UPAs E EGRÉSIOS DE HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS EQUIPE: 04 MÉDICOS PSIQUIATRAS, 02 TERAPÊUTA OCUPACIONAL, SENDO 01 COORDENADOR, 01 ENFERMEIRO, 01 ASSISTENTE SOCIAL, 02 PSICÓLOGOS, 04 AUXILIARES DE ENFEMAGEM, 04 ESCRITURÁRIOS, 02 SEGURANÇAS, 02 VIGIAS E 02 SERVIÇOS GERAIS

12 FINALIDADE DO CAPS: OFERECER UMA ASSISTÊNCIA INTEGRAL E HUMANIZADA EM DIFERENTES NÍVEIS DE ATENÇÃO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE DE CADA USUÁRIO. VISANDO A REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL, MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E CONSTRUÇÃO DE CIDADANIA.

13 CLIENTELA INDIVÍDUOS PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS AGUDOS E/OU SEVEROS OU PERSISTENTES E SEUS FAMILIARES. COMUNIDADE SUPERIOR A 18 ANOS PROCEDENTE DE SÃO CARLOS E MICRORREGIÃO: DOURADO, IBATÉ E RIBEIRÃO BONITO, COM POPULAÇÃO DE HABITANTES.

14 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

15 ASSEMBLÉIA DE USUÁRIOS FREQUÊNCIA SEMANAL
REUNIÕES: REUNIÃO DE EQUIPE REUNIÃO DE FAMÍLIA ASSEMBLÉIA DE USUÁRIOS FREQUÊNCIA SEMANAL PTI – PROJETO TERAPÊUTICO INDIVIDUAL PROFISSIONAL DE REFERÊNCIA

16 ATIVIDADES TERAPÊUTICAS
- Individuais: realizada por todos os membros da Equipe - Visita Domiciliar Atividades grupais: grupo de psicoterapia, grupo de Terapia Ocupacional, grupo operativo, grupo de final de semana, grupo de sexualidade, grupo de medicamento, grupo de família e grupo de amamentação Ambiência Oficinas Terapêuticas

17 OFICINAS TERAPÊUTICAS
SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA MANHÃ CICA PINTURA EXPRESSÃO CORPORAL FIOS CULINÁRIA BISCUI OF. DE JOGOS TARDE LITERATURA AUTOS CUIDADOS FESTA Atividades de suporte social: MOVA – Movimento de Alfabetização de Adultos, CICA – Centro Integrado da Criança e Adolescente, EJA – Educação de Jovens e Adultos, Cooperativas de trabalho, passeios culturais e Associação de Usuários e Familiares (em construção). 

18 PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO
UFSCar FADISC Escola Técnica Paulino Botelho PARCERIAS: INTERSECRETARIAS: (PROJETO MOVA E SMCTDS, SMEC, SMCAS E COOPERATIVA DE TRABALHO) INCLUSÃO DIGITAL( UFSCAR- SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO-MOVA )

19 ATIVIDADES DO MOVA A prof. deu uma estrela para cada aluno, foi colocado números de 1 até 5 em cada ponta. Cada aluno escolheu um(a) amigo(a) e escreveu o nome no centro da estrela. A prof. fez perguntas sobre a pessoa escolhida e cada um escreveu nos números designados. Dobrou-se as pontas e cada um entregou para o(a) amigo(a) que escolheu. Leu-se o que foi dedicado para sua pessoa e fizeram um texto coletivo.

20 TEXTOS TRABALHADOS Crescendo como pessoa
Conhecer-se é crescer e transformar-se Felicidade Dia Internacional da Mulher ( O Homem e a Mulher ) Mulheres Páscoa e Símbolos Dia do Índio Dia de Tiradentes Descobrimento do Brasil Dia das Mães ( Bolo da Mamãe, Para Você Mãezinha.... ) Amigos A água ( Projeto ) Amizade Sincera

21 EXERCÍCIOS TRABALHADOS 1
Questões trabalhadas dos textos mencionados acima, onde cada aluno respondeu pessoalmente. Usando sílabas para completar ingredientes de uma sopa ( houve vários comentários sobre os alimentos que mais gostam ) Caça-Palavras ( animais, masculinos e femininos, nome dos alunos ). Loteria ( usando M ( ontem ) ou ÃO ( amanhã ). Adivinhas Acróstico ( Mamãe ) Loteria de Conhecimentos Gerais. Organizando as sílabas e formando as palavras. Sinônimos e Antônimos. Coletivos Palavras relacionadas com o que lembram ( floresta, festa de aniversário, almoço, zoológico, futebol, barulho estranho, cor preferida, amigo(a) que mais gosta, cidades que já visitou e esportes.O que você colocaria ( dentro de um pote de vidro, debaixo da cama, dentro da gaveta e num elevador)). Ortografia.

22 EXERCÍCIOS TRABALHADOS 2
Descubra a mensagem usando a adição, subtração, multiplicação e divisão. Qual é o maior entre dois números. O que vem antes e depois. Par e ímpar. Coloque em ordem crescente e decrescente. Encontre o resultado certo entre os números. Pinte o resultado certo. Descubra o segredo da conta. Escreva por extenso. Caça-Resultados Resolva as contas de adição, subtração, divisão e multiplicação.

23 OPINIÕES DOS ALUNOS “Conversar com as pessoas, aprendendo a ler e escrever” ( Cirlene ) “Para mim eu acho que é para estudar e para aprender” ( Cleiton ) “A escola serve para aprender a ler e escrever e ensinar as pessoas como se deve comportar-se” ( Andre ) “Para mim descobri novamente quanto é bom, alegre, é uma satisfação relembrar os anos passados.Fora quando a prof. dá umas palavras como forca para alegrarmos no final da aula.Fico realizada porque achava que não precisaria mais vir na escola, então notei quanto foi maravilhoso vindo pessoalmente.Outra coisa muito importante para mim está sendo é: -- A prof. ainda de ter paciência é muito boa” ( Neide ) “A escola significa bastante estudo e para estudar, para ler e também escrever” ( Marto)

24 “Estudar resquefe amizade eu gosto da escola porque a escola é muito poa” ( Katýuscia )
“Isano importante pa gente bonita” ( José Aparecido ) “A prender leescrever e ler a mizade com os colega” ( Maria Franco) “A escola é boa” ( Maria Montanari ) “Para mim a escola é ótima a prof. ensina bem” ( Jurandir) “Gosto da minha prof. e da lição que ela dá” ( Osmar) “Desenhou a escola” ( Glauco ) “Eu gosto dá escola porque tem cafezinho e festas” ( Antonio) “Desenhou a escola” ( Claudia ) “Desenhou a escola” ( Lourdes) “Melhorei a escrever e ler” ( Natalino)

25 “Gosto da aula do computador” ( José Leandro)
“Fico contente quando estou na escola” ( Maria Luzia) “Estou lembrando do que aprendi” ( Maria Aparecida ) “Desenhou a escola” ( Elisete) “A prof. ensina bem” ( Josenilda) “A cola bem gostoza bem bota caula da pof.” ( Sebastiana ) “Sugar de estudar, eu gosto muito de vir na escola, eu gosto de estudar as matérias, matemática, português,” ( Marcelo) “Desenhou a escola” ( Leandro) Prof. Selma Cristina da Silveira MOVA /06/05


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