A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
MPE/AP Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior “Contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio, a disposição das aziendas, em seus aspectos estáticos e em suas variações para enunciar por meio de fórmulas racionalmente deduzidas, os efeitos da administração sobre a formação e a administração dos réditos”

2 MPE/AP AZIENDA O que é? Entidade que se caracteriza pela autonomia administrativa, financeira e contábil, que se movimenta aparentemente como entidade personalizada, sem, entretanto, constituir autarquia e não estar separada da entidade administrativa a que pertence.

3 MPE/AP RÉDITO O que é? Rendimento ou produto do capital ou do trabalho. Lucro

4 Contabilidade Aplicada a Administração Pública
MPE/AP Contabilidade Aplicada a Administração Pública

5 Conceito, Objeto e Objetivo da Contabilidade Pública
MPE/AP Conceito, Objeto e Objetivo da Contabilidade Pública É a aplicação das regras da Contabilidade, para registrar as receitas e despesas de uma administração patrimonial pública, segundo as normas de direito financeiro. Portanto, o objeto da contabilidade pública é o Patrimônio Público e suas variações. Ela serve-se das contas para os registros, os controles e as análises de fatos administrativos ocorridos na Administração Pública bem, como para resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações orçamentárias, financeiras e patrimoniais dessas entidades;

6 PATRIMÔNIO PÚBLICO O que é? MPE/AP
É o conjunto dos bens próprios de uma entidade pública, que os organiza e disciplina para atender à sua função e produzir utilidades públicas que satisfaçam as necessidades coletivas.

7 ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O que é?
MPE/AP ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O que é? Conjunto de poderes criados, distribuídos e dirigidos pelo governo, e cuja atividade na execução dos serviços públicos – empregados para atender às necessidades e interesses coletivos, e conveniência do Estado – determina a perfeita harmonia de suas funções, para atingir fins específicos.

8 Legislação Aplicável MPE/AP
A legislação aplicável à Contabilidade na esfera pública obedece a Constituição Federal, em especial o art 37 (que trata da administração pública) e os artigos 145 a 169 (destinados à tributação e orçamento), a Lei 4.320/64, Lei Complementar 101/2000 (LRF) e a Lei /93, que regulamenta o art.37 da constituição federal;

9 Campo de Atuação MPE/AP
É um dos ramos mais complexos da ciência contábil e atua especificamente no âmbito das entidades de direito público interno, utilizando-se de contas escrituradas nos seguintes sistemas:

10 ENTIDADE DE DIREITO PÚBLICO INTERNO
MPE/AP ENTIDADE DE DIREITO PÚBLICO INTERNO O que é? União, Estados, Distrito Federal, Territórios, Municípios, Autarquias e Entidades de caráter público criadas por lei.

11 MPE/AP a) Sistema Orçamentário: Evidencia o registro contábil da receita e da despesa, de acordo com o que determina a lei do orçamento;

12 MPE/AP b) Sistema Financeiro: Engloba todas as operações que resultem débitos e créditos de natureza financeira, apresentando no final do exercício o resultado financeiro apurado;

13 MPE/AP c) Sistema Patrimonial: Registra analiticamente todos os bens de caráter permanente, além de manter registro sintético dos bens móveis e imóveis. As alterações na situação líquida patrimonial serão apuradas anualmente assim como o resultado da gestão econômica;

14 MPE/AP d) Sistema de Compensação: Registra e movimenta as contas representativas de direitos e obrigações, em geral decorrentes de contratos, convênios ou ajustes. Embora independentes, seus resultados, obrigatoriamente, constarão no balanço do sistema patrimonial.

15 Regimes Contábeis MPE/AP
É o sistema de escrituração contábil que em geral é fruto do consenso profissional, de tal modo que seu uso seja constante e até obrigatório.

16 MPE/AP a)     Regime de Caixa – É aquele em que a receita é reconhecida no período em que é arrecadada e a despesa paga nesse mesmo período. Portanto, compreende, exclusivamente, todos os recebimentos e pagamentos efetuados no exercício, mesmo aqueles relativos a períodos contábeis anteriores Pelo regime de caixa a receita por arrecadar, ainda que lançada e as despesas empenhadas e as liquidadas, porém não pagas, devem ser transferidas para o orçamento do exercício financeiro seguinte, sem deixar resíduos ativos ou passivos;

17 EXERCÍCIO FINANCEIRO O que é? MPE/AP
Período de tempo compreendido entre duas épocas prefixadas para balanço de uma administração, ou entre dois orçamentos da receita e despesa pública.

18 MPE/AP b)     Regime de Competência – É aquele em que as receitas e as despesas são atribuídas aos exercícios de acordo com a real incorrência, isto é, de acordo com a data do fato gerador e não quando são recebidos ou pagos em dinheiro. Pelo regime de competência toda receita e toda despesa do exercício pertencem ao próprio exercício, embora já empenhadas; uma vez terminada a vigência do orçamento, passam para o exercício seguinte, a fim de serem arrecadas ou pagas, vinculadas, entretanto ao orçamento que lhes deu origem.

19 FATO GERADOR O que é? MPE/AP
É o ato, ou fato que dá origem ao tributo ou imposto. Pode ser Principal ou de Obrigação Acessória.

20 Princípios Básicos da Administração Pública
MPE/AP Princípios Básicos da Administração Pública A constituição de 1988 faz menção expressa a alguns princípios a que se submete a administração publica, que estão no caput do artigo 37, a saber:

21 MPE/AP Princípio da Legalidade – Ao agente público, só lhe é permitido agir naquilo que a lei permite; Princípio da Impessoalidade – A administração não pode agir para prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas; Princípio da Moralidade Administrativa – O conjunto de regras de conduta, éticas e morais que norteiam a administração pública; Princípio da Publicidade – Exige a ampla divulgação dos atos praticados pela administração pública, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas em lei.

22 Dúvidas? Contribuições? Críticas?


Carregar ppt "Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google