A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Partes Interessadas 20 e 23 de Agosto 2004 Resultados da 1a. Oficina Participativa do Projeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Partes Interessadas 20 e 23 de Agosto 2004 Resultados da 1a. Oficina Participativa do Projeto."— Transcrição da apresentação:

1 Partes Interessadas 20 e 23 de Agosto 2004 Resultados da 1a. Oficina Participativa do Projeto

2 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 2 AGRUPAMENTOS PARA ANÁLISE INVARIANTES – 80 % dos grupos de participantes das oficinas apontaram como partes interessadas na questão da inclusão de alunos com deficiência na Unicamp. REFERÊNCIAS À UNICAMP INCLUSÃO STRICTO SENSU – idéia da inclusão da pessoa com deficiência, propriamente dita. INCLUSÃO LATO SENSU – idéias que não dizem respeito diretamente à pessoa com deficiência.

3 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 3 INVARIANTES A questão da inclusão de pessoas com deficiência na Unicamp foi abordada a partir de uma perspectiva mais complexa e não somente como um desafio que se limita ao indivíduo com deficiência. A abertura da universidade às diferenças é, além de uma convenção legal, um compromisso de todos.

4 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 4 REFERÊNCIAS À UNICAMP coordenação e direção da universidade - estabelecimento de ações e de políticas que podem viabilizar ou dificultar a inclusão. setores de atendimento e prestação de serviços aos alunos - capacitação para o atendimento de pessoas com deficiência. os demais alunos da universidade - inclusão: uma preocupação que envolve todas as pessoas. acesso de pessoas com deficiência à Universidade - no momento do ingresso.

5 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 5 acessibilidade física – grupos da própria Unicamp - estudo arquitetônico dos espaços da Unicamp; projetos de mobiliário, de paisagismo; estudos e projetos de linguagem visual e de sinalização interna e externa. condições de prosseguimento dos estudos - acesso à informação - reconhecimento da necessidade de favorecer um apoio didático voltado às especificidades de cada aluno. funcionários com deficiência da Unicamp - ideal de universidade aberta às diferenças de todos. contribuições da Unicamp à Educação Básica - Faculdade de Educação da Unicamp é considerada como um pólo difusor de idéias sobre a questão da inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Regular.

6 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 6 INCLUSÃO STRICTO SENSU investimento em pesquisas (desenvolvimento de recursos, materiais, tecnologias) e em profissionais habilitados em Braille e Libras = política voltada a um trabalho inclusivo dentro da universidade. o desenvolvimento de recursos capazes de facilitar a atuação do aluno com deficiência também pode contribuir com outras instituições e ambientes educacionais. diferentes comissões e programas externos à Unicamp poderiam estar em estreita relação com o trabalho oferecido na universidade.

7 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 7 acesso físico - locomoção e mobilidade - transporte interno da Unicamp deveria ser adaptado, bem como poderiam ser adquiridas cadeiras de rodas motorizadas, que também promoveriam acessibilidade aos idosos, obesos, pessoas com deficiências temporárias. necessidade de convivermos com mais pessoas com deficiência na universidade – idéia que revela o entendimento de que é necessário o contato direto com os mais diferentes sujeitos dentro da universidade, mas apenas a presença de pessoas com deficiência não garante um convívio eminentemente democrático, pautado em atitudes desprovidas de preconceitos.

8 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 8 INCLUSÃO LATO SENSU mercado de trabalho excludente / necessidade de cursinhos pré vestibulares oferecendo o apoio necessário para que todos os alunos prepararem-se para o vestibular. verbas necessárias às pesquisas e à implantação de políticas que garantam melhores condições de trabalho e estudos dentro das universidades. mídias – interna e externa - TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação – veiculação de idéias mais esclarecedoras, capazes de contribuir com a formação de opiniões não preconceituosas. currículos do ensino superior - apresentam concepções e paradigmas específicos, legitimando determinados conhecimentos e outros não.

9 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 9 Papel do poder legislativo e executivo, os órgãos reguladores internacionais, o MEC-Ministério da Educação e Cultura - responsáveis pela definição de ações e de políticas públicas, em nível nacional, que garantem ou não um ensino superior de qualidade, aberto às diferenças. A regulação para o acesso ao ensino superior de minorias desfavorecidas, como é o caso das pessoas com deficiência, deve ser feita por estes órgãos, mas é necessária também a definição e a implementação de POLÍTICAS LOCAIS para a garantia da permanência e do prosseguimento dos estudos, com qualidade, para este alunos. Educação Básica - de qualidade, inclusiva.

10 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 10 Equipe Amanda Meincke Melo Deise Tallarico Pupo Fabiana Fator Gouvêa Bonilha Flávia Bonilha Alvarenga Janaina Speglich de A.Carrico Jean Braz da Costa Joyciane Melgaço Neves Samer Eberlin Sílvia Cristina de Matos Soares Sílvia Helena Rodrigues de Carvalho Sofia Perez Ferres Susie de Araújo Campos Alcoba Coordenação Profa. Dra. M. Teresa Eglér Mantoan (LEPED/FE/Unicamp) Profa. Dra. M. Cecília C. Baranausakas (IC/Unicamp) Colaboradores Gustavo Tomazi Maria Isabel Sampaio Dias Baptista Colaboraram também na oficina Aldebaran Lourenço do Prado Jr. Profa. Dra. Maria Elisabete R. Freire Gasparetto Lília Barreto Isis Maria de Almeida Ramos Regina Cezarino Govoni

11 Workshop TODOS NÓS – Unicamp Acessível 14 de dezembro de 2005, Biblioteca Central 11 Acesso, Permanência e Prosseguimento da Escolaridade de Nível Superior de Pessoas com Deficiência: Ambientes Inclusivos


Carregar ppt "Partes Interessadas 20 e 23 de Agosto 2004 Resultados da 1a. Oficina Participativa do Projeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google