A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Design e cibernética investigando modos de pensar Mestranda Arq. Fernanda R. Borba Januário Orientadora Dra. Anja Pratschke Nomads.usp Abril, 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Design e cibernética investigando modos de pensar Mestranda Arq. Fernanda R. Borba Januário Orientadora Dra. Anja Pratschke Nomads.usp Abril, 2007."— Transcrição da apresentação:

1 design e cibernética investigando modos de pensar Mestranda Arq. Fernanda R. Borba Januário Orientadora Dra. Anja Pratschke Nomads.usp Abril, 2007

2 introdução Sistemas e Cibernética Cibernética de Primeira Ordem Cibernética de Segunda Ordem

3 idéia do arquiteto como designer de sistemas produto e processo: sistemas Teoria da Conversação introdução Gordon Pask AD, set. 1969: The architectural relevance of cybernetics

4 architecture of conversations _ gordon pask introdução

5 gordon pask, musicolour, 1955

6 introdução gordon pask + cedric price, fun palace, 1961

7 introdução gordon pask + cedric price, japnet, 1990 Price descreve a área como uma comunidade sem proximidade. O projeto se constitui de uma vasta malha de esferas [como receptoras multi-direcionais, armazenadoras e transmissoras de mídias mistas] que são espalhadas no sítio e dispostas em diversos niveis de troca compondo uma forma de informação avançada.

8 introdução A segunda ordem cibernética implica em uma evolução e ampliação das noções de comunicação e controle para linguagem e concordância, e de sistemas baseados em metas, orgânicos ou construídos para lingüística e sistemas baseados em metas, orgânicos ou construídos. Níveis de interação: sistemas de circuito único e sistemas de circuitos múltiplos

9 introdução usman haque + paul pangaro, paskian environments, Aplicação dos algoritmos de interação de projetos de Pask, em um ambiente dinâmico de larga escala. Será parte de instalação multimodal, parte desempenho orientado por eventos e parte construção ambiental interativa, abrangendo tanto espaços internos como externos.

10 objetivo da pesquisa Entender o papel das mídias digitais nas atuais formulações e aplicações da cibernética em processos de design, em relação às formulações iniciais da chamada Cibernética de Segunda Ordem, dos anos 1960.

11 etapas do trabalho Etapa 1: Revisão Bibliográficafinalizando, mas sujeita a novas entradas Etapa 2: Consulta a fontes primáriasem início de sistematização Etapa 3: Levantamento de estudos de casosem andamento Etapa 4: Organização do material coletadoem andamento, até junho de 2007 Etapa 5: Análises, avaliações e definição de critérios de análise junho e julho de 2007 Etapa 7: Qualificaçãoagosto de 2007 Etapa 8: Coleta e Análise de dados complementara partir de setembro de 2007 Etapa 9: Realização de experimentos e testesde setembro a dezembro de 2007 Etapa 10: Síntese e avaliação de resultadosaté fevereiro de 2008 Etapa 12: Dissertaçãomarço/abril de 2008 Etapa 13: Divulgação dos dadosabril de 2008

12 questões A relação entre cibernética de segunda ordem e arquitetura em dois momentos, na década de 1960 e na atualidade: quais as entradas ou contribuições, como delinear os modos de pensar? Processos de design e sistemas: onde entra o papel das mídias? De que maneira os arquitetos podem incorporar este modo de pensar em sua prática projetual? Em quais níveis?


Carregar ppt "Design e cibernética investigando modos de pensar Mestranda Arq. Fernanda R. Borba Januário Orientadora Dra. Anja Pratschke Nomads.usp Abril, 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google