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// OBJETOS INTERATIVOS

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Apresentação em tema: "// OBJETOS INTERATIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 // OBJETOS INTERATIVOS
{design e tecnologias da informação e comunicação}  Arq. Gabriela Carneiro Orientador: Prof. Assoc. Dr. Marcelo Tramontano Nomads.usp | Dez/2008

2 Nomads pesquisa espacialidadesconcretas espacialidadeshíbridas
processos.decomunicação processos.dedesign espacialidadesvirtuais espacialidadeshíbridas processos.decomunicação processos.dedesign espacialidadesconcretas processos.decomunicação espacialidadesvirtuais processos.dedesign espacialidadeshíbridas processos.decomunicação espacialidadesvirtuais processos.dedesign processos.dedesign espacialidadesvirtuais espacialidadeshíbridas processos.decomunicação espacialidadesconcretas espacialidadesconcretas espacialidadesvirtuais processos.dedesign

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4 D.O.S. designers on spot PIX | EOS | ZIP | Design_LAB

5 Percurso da pesquisa // 2006 Disciplinas e revisão bibliográfica
TREINAMENTO | SAP | ECA | DEPTO. CIÊNCIAS SOCIAIS // 2007 Interface culture department revisão bibliográfica Redação da qualificação LAMIME | CURSOS E WORKSHOPS | PROJETO AFFECTIVE TWINS | ARS ELECTRONICA | PALESTRAS // 2008 DOS Redação da dissertação Redação da qualificação PROJETO PIX | TREINAMENTO | FILE | P&D | CAPACITAÇÃO | SIGRADI

6 PUBLICAÇÕES::2008 CARNEIRO, Gabriela. Gêmeos Afetivos: explorando a interatividade através do mobiliário e do espaço. Resumo publicado no Catálogo do FILE São Paulo 2008: Festival Internacional de Linguagem Eletrônica: doismileoitomilhõesdepixels.    CARNEIRO, Gabriela; TRAMONTANO, Marcelo. Realidades híbridas: design e tecnologias da comunicação e informação. Artigo publicado nos anais do P&D Design 2008: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. CARNEIRO, Gabriela. Mobiliário interativo: tecnologias digitais como prática do design. Resumo publicado nos Anais do P&D Design 2008: 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. CARNEIRO, Gabriela; TRAMONTANO, Marcelo; PRATSCHKE, Anja. Processo criativo de projetos interativos: o exemplo do projeto PIX sob o olhar da cibernética de segunda ordem. Artigo aceito no XII Congreso Iberoamericano de Gráfica Digital SIGraDi Cuba 2008.

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10 //dissertação [OBJETOS INTERATIVOS] :: design e tecnologias da informação e comunicação

11 [OBJETOS INTERATIVOS]
:: design e tecnologias da informação e comunicação // introdução // capítulo 1 (design e comunicação) { 1.1 [design como ação de determinar relações] 1.2 [a interação com o meio digital] 1.3 [o computador pessoal] 1.4 [design do meio digital: HCI e interaction design] } // capítulo 2 (idéias e explorações) 2.1 [computação ubíqua e interfaces tangíveis] 2.2 [interatividade na escala do corpo] 2.3 [interatividade na escala do mobiliário] 2.4 [interatividade na escala do edifício] 2.5 [interatividade na escala da cidade] // capítulo 3 (experimentações:projetos interativos) 3.1 [affective twins e PIX] 3.2 [objeto, processo, interação] //conclusões //referências

12 ::conteúdo dos capítulos
[OBJETOS INTERATIVOS] :: design e tecnologias da informação e comunicação // introdução // capítulo 1 (design e comunicação) { 1.1 [design como ação de determinar relações] 1.2 [a interação com o meio digital] 1.3 [o computador pessoal] 1.4 [design do meio digital: HCI e interaction design] } // capítulo 2 (idéias e explorações) 2.1 [computação ubíqua e interfaces tangíveis] 2.2 [interatividade na escala do corpo] 2.3 [interatividade na escala do mobiliário] 2.4 [interatividade na escala do edifício] 2.5 [interatividade na escala da cidade] // capítulo 3 (experimentações:projetos interativos) 3.1 [affective twins e PIX] 3.2 [objeto, processo, interação] //conclusões //referências ::recorte da pesquisa ::metodologia ::conteúdo dos capítulos

13 [OBJETOS INTERATIVOS]
:: design e tecnologias da informação e comunicação // introdução // capítulo 1 (design e comunicação) { 1.1 [design como ação de determinar relações] 1.2 [a interação com o meio digital] 1.3 [o computador pessoal] 1.4 [design do meio digital: HCI e interaction design] } // capítulo 2 (idéias e explorações) 2.1 [computação ubíqua e interfaces tangíveis] 2.2 [interatividade na escala do corpo] 2.3 [interatividade na escala do mobiliário] 2.4 [interatividade na escala do edifício] 2.5 [interatividade na escala da cidade] // capítulo 3 (experimentações:projetos interativos) 3.1 [affective twins e PIX] 3.2 [objeto, processo, interação] //conclusões //referências

14 [OBJETOS INTERATIVOS]
:: design e tecnologias da informação e comunicação // introdução // capítulo 1 (design e comunicação) { 1.1 [design como ação de determinar relações] 1.2 [a interação com o meio digital] 1.3 [o computador pessoal] 1.4 [design do meio digital: HCI e interaction design] } // capítulo 2 (idéias e explorações) 2.1 [computação ubíqua e interfaces tangíveis] 2.2 [interatividade na escala do corpo] 2.3 [interatividade na escala do mobiliário] 2.4 [interatividade na escala do edifício] 2.5 [interatividade na escala da cidade] // capítulo 3 (experimentações:projetos interativos) 3.1 [affective twins e PIX] 3.2 [objeto, processo, interação] //conclusões //referências

15 [OBJETOS INTERATIVOS]
:: design e tecnologias da informação e comunicação // introdução // capítulo 1 (design e comunicação) { 1.1 [design como ação de determinar relações] 1.2 [a interação com o meio digital] 1.3 [o computador pessoal] 1.4 [design do meio digital: HCI e interaction design] } // capítulo 2 (idéias e explorações) 2.1 [computação ubíqua e interfaces tangíveis] 2.2 [interatividade na escala do corpo] 2.3 [interatividade na escala do mobiliário] 2.4 [interatividade na escala do edifício] 2.5 [interatividade na escala da cidade] // capítulo 3 (experimentações:projetos interativos) 3.1 [affective twins e PIX] 3.2 [objeto, processo, interação] //conclusões //referências

16 [OBJETOS INTERATIVOS]
:: design e tecnologias da informação e comunicação // introdução // capítulo 1 (design e comunicação) { 1.1 [design como ação de determinar relações] 1.2 [a interação com o meio digital] 1.3 [o computador pessoal] 1.4 [design do meio digital: HCI e interaction design] } // capítulo 2 (idéias e explorações) 2.1 [computação ubíqua e interfaces tangíveis] 2.2 [interatividade na escala do corpo] 2.3 [interatividade na escala do mobiliário] 2.4 [interatividade na escala do edifício] 2.5 [interatividade na escala da cidade] // capítulo 3 (experimentações:projetos interativos) 3.1 [affective twins e PIX] 3.2 [objeto, processo, interação] //conclusões //referências

17 conclusões sobre o processo de pesquisa
complexidade | teoria | prática | contexto

18 conclusões sobre o objeto de estudo
abertura | fundamentos | conhecimentos | equipe| interação entre as partes

19 perspectivas continuidade
conversação | escalas de intervenção multidisciplinaridade

20 // OBJETOS INTERATIVOS
{design e tecnologias da informação e comunicação}  [www.nomads.usp.br/site/objetos_interativos]


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