A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SERVIDÃO E LIBERDADE Martin Luther King (1929-1968)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SERVIDÃO E LIBERDADE Martin Luther King (1929-1968)"— Transcrição da apresentação:

1 SERVIDÃO E LIBERDADE Martin Luther King ( )

2 São dois temas que nos acompanham de perto. Hoje, nenhum de nós aceita ser servo, ou escravo, de alguém ou de alguma coisa. Todos prezamos a liberdade de querer, gostar, decidir e realizar coisas com independência, sem nenhum tipo de pressão.

3 SERVIDÃO No dicionário Estado do servo, do escravo. Escravidão. Privação da independência ou da liberdade. Cativeiro, sujeição, dependência. Encargo imposto a uma propriedade para proveito ou serviço de outra, como passagem, tirada de água etc.

4 Tipos de servidão O dinheiro que temos é o instrumento da liberdade; aquele de que andamos atrás é o da servidão. (Jean Jacques Rousseau)

5 Onde se deve procurar a liberdade é nos sentimentos. Esses é que são a essência viva da alma. (Johan Goethe)

6 E os filósofos, o que dizem? No mundo antigo, Aristóteles considera a escravidão como uma das divisões naturais da sociedade. Na Idade Média, Tomás de Aquino: Ele disse que um escravo enquanto escravo não possui poder de decisão e sim outro decide por ele, mas o escravo enquanto homem, sim, tem o direito e poder de decidir. Exemplo: o operário de uma empresa não pode decidir por si só não trabalhar, ele deve ordens ao seu chefe. Mas, um operário enquanto homem (pai de família e etc) possui seus direitos. No mundo moderno, foram os filósofos da época do iluminismo que consideraram a escravidão como algo absurdo e repugnante. Revolução Francesa, em 1784, o qual retratava o seguinte: Liberdade: os homens nascem e permanecem livres e iguais nos direitos. A liberdade é considerada um direito natural; Igualdade: a lei é a mesma para todos, profissões e funções públicas são acessíveis a todos, sem distinção por nascimento. Os cidadãos são iguais perante a lei, o que significa que privilégios são condenados; Fraternidade: auxiliar os povos da Europa a se tornarem Estados livres como o francês.

7 Liberdade, possibilidade e capacidade

8 Maratona Preparo físico inadequado Sem dinheiro para viajar para participar da maratona Evento importante no trabalho Impedimentos ou obrigações Obrigação se opõe a liberdade? O que fazemos por obrigação é por circunstâncias exteriores a nós mesmos. Vir para escola é algo imposto pelos pais, ou é um ato de liberdade obrigatório?


Carregar ppt "SERVIDÃO E LIBERDADE Martin Luther King (1929-1968)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google