A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Inclusão do Servidor Público na composição das equipes de PACS/PSF no Município do Rio de Janeiro Luciana Borges da Matta Vera Lúcia Pacheco Marcia Cristina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Inclusão do Servidor Público na composição das equipes de PACS/PSF no Município do Rio de Janeiro Luciana Borges da Matta Vera Lúcia Pacheco Marcia Cristina."— Transcrição da apresentação:

1 A Inclusão do Servidor Público na composição das equipes de PACS/PSF no Município do Rio de Janeiro Luciana Borges da Matta Vera Lúcia Pacheco Marcia Cristina Cid Araujo Rita de Cássia S. Moura Nina Lúcia Prates N. de Souza

2 HISTÓRICO Implantação das primeiras equipes em 1999 através de convênios Dificuldades Evasão de profissionais (fixação X vínculo) Descontinuidade da assistência

3 HISTÓRICO Expansão PACS/PSF Discussão de estratégias para expansão de 164 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 85 Equipes de Saúde Bucal (ESB). Grupo de macrofunção Oficina de trabalho envolvendo todos os parceiros (julho 2001)

4 Oficina de Trabalho Recursos Humanos Inclusão do Servidor Público nas equipes de PACS/PSF, promovendo a institucionalização do Programa. Recrutamento Interno (Remanejamento) Estabelecimento de critérios para o processo seletivo – Análise de currículo e entrevista. Criação de gratificação PSF com bases nos valores nacionais.

5 Processo Seletivo Objetivo.: Identificar profissionais com habilidades para trabalhar na perspectiva da integralidade, intersetorialidade e vigilância à saúde. Publicação do Ato do Secretário em 04/nov/2001 com o edital do processo seletivo (remanejamento) Análise de currículo Entrevistas

6 Processo Seletivo Análise Curricular Foram formadas 05 comissões que analisaram e pontuaram os currículos com integrantes das CAPs e SSC. Entrevistas Participação de profissionais das Coordenações de Programas (SSC) da Coordenação de Recursos Humanos, Coordenações de áreas e Unidades de Saúde. Docentes de instituições Públicas. Representantes da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério de Saúde. Foram entrevistados, 981 profissionais de todas as categorias e 552 foram habilitados ( 56,26%)

7 Tabela de Pontuação dos Currículos – Nível Superior

8

9

10 Tabela de Pontuação dos Currículos – Nível Médio

11 Instrumento de Entrevista

12 Percentual de Aprovação no Remanejamento

13 Reflexões Recrutamento Interno Vantagens Aproveitamento do potencial humano existente Oportunidade e motivação para o desenvolvimento profissional Possibilitar a integração da rede.

14 Reflexões Análise Curricular Valorização da experiência profissional Necessidade de adequação do instrumento para todas as categorias profissionais Entrevista: Análise mais fiel do perfil do profissional Grande parte dos entrevistados desconheciam os princípios do SUS. Faltou estratégia de aferição de comportamento/atitudes frente a novas situações.

15 Dificuldade na adesão dos médicos Remanejamento para médicos encontra-se aberto em caráter permanente Adesão para médicos e cirurgião dentista com 02 matrículas. Processo seletivo de médicos para contratação através do CIESZO. Descentralização do processo para as CAPs Supervisores Operacionais responsáveis pelas CAPs – (exceto 3.II) Grupo de Apoio Técnico (GAT) em processo de formação nas CAPs Enfermeiros / Médicos e Aux. de Enfermagem já em processo de lotação Foram realizados 05 treinamentos introdutórios ( 01 em andamento) Contratação e treinamento de aproximadamente 200 ACS. Previsão de implantação de aproximadamente 50 ESF e ESB até o final de Situação Atual


Carregar ppt "A Inclusão do Servidor Público na composição das equipes de PACS/PSF no Município do Rio de Janeiro Luciana Borges da Matta Vera Lúcia Pacheco Marcia Cristina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google